Conecte-se conosco

Saúde Mental

A arte de conquistar a si mesmo

Avatar

Publicado

em

Muitos se menosprezam dizendo que o carro do outro é bem melhor, que a mulher do outro é mais bonita, que o trabalho do outro é melhor, que o outro é bem mais alto, que o seu “bilau” não é adequado e por aí vai. A ideia de comparação é um jogo que ninguém consegue ganhar, pois sempre existirá alguém mais alto, mais bonito, com mais dinheiro, mais feliz e com menos (ou mais) problemas.

O grande segredo da SATISFAÇÃO é desenvolver o que você pode controlar e ACEITAR o que você não pode ter ou ser. A autoaceitação é algo que está melhorando em você. Só se consegue parar com a preguiça, por exemplo, se você aceitar que isso lhe causa mal. Existem duas coisas que precisam ser feitas com urgência. São elas:

LIVRAR-SE DA CULPA – Saia do sedentarismo, não faça parte da síndrome do metabolismo lento, largue o refrigerante, largue as coisas açucaradas, sanduíches e etc.

CONGRUÊNCIA – Nossas palavras precisam estar ligadas às nossas ações. Se você diz que vai à academia, você deve ir; se diz que vai ler um livro, então leia um. Então, finalmente, você diz: “Hoje estou bonito” ou “Hoje serei uma pessoa melhor“.

Se você já começou a fazer isso, então você está se reconquistando. Procure se amar mais. Sua reputação está em jogo e isso só diz respeito a você mesmo e a mais ninguém.

O título acima me lembrou Kant, quando ele fala da “ética do esclarecimento”. O homem, para tomar suas decisões por si, precisa se conhecer e apreender o mundo. Também lembrou Sócrates, para quem aquele que se conhece de si, teria o mundo para investigar, livre de doxa. Concordo, pois, quando aprendemos a nos conhecer, sabemos nossos pontos fortes e fracos.

Uma das tarefas mais difíceis é conhecer a si mesmo em um mundo onde você sempre está fazendo escolhas. Uma das máximas de Delfos: “Conhece a ti mesmo“, soa como um convite para o homem se examinar, contemplar e nunca esquecer que estamos sempre em busca de algo. Como bem disse Platão: “Tudo que sei é que nada sei“.

Outra frase de um homem que já havia vivido muito, já de idade avançada e que havia tido a experiência de estar com Deus, especificamente no Salmo 90.12 (não escrito por Davi, mas por Moisés, já velho e sempre em busca de aprendizado), diz assim:

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios“. Parafraseando, mostra-nos como rever nossos conceitos e valores para que tenhamos conhecimento, a fim de não cometermos os mesmos erros.

As pessoas costumam dizer que ainda não se encontraram. Mas o seu ‘eu’ não é algo que você encontra, e sim algo que você cria.” (Thomas Szasz)

CONQUISTE A SI MESMO! CONQUISTAR OS OUTROS SÓ DEPENDE DO QUE JÁ CONQUISTOU CONSIGO MESMO!

*Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

Continue lendo
Propaganda
1 Comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    Maria anita Amorim da silva

    21/05/2019 a 16:45

    Parabéns pela matéria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

Ego

Avatar

Publicado

em

Por

POR ELIAS MOURA

Para Freud, o ego é parte da personalidade que media as demandas do id superego. O ego nos impede de agir em nossos impulsos básicos (criados pelo ID), mas também trabalha para alcançar um equilíbrio com os nossos padrões morais e idealistas (criados pelo superego).

Em se falando do EGO, o ser humano está vivendo umas das suas piores fases desde a fundação do mundo, o que é mais interessante que não podemos deixar de citar a Bíblia Sagrada. Ela Está se concretizando quando em Timóteo capítulo 2 Tm 3.3-5 diz?

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

Deixo você tirar suas próprias conclusões, sem tentar lhe induzir num metanoia direta. O ser humano está doente, do corpo e da alma, do espírito não, porque ele é forte (Mt 26.51).
O homem não está apenas destruindo a si mesmo, mas também a natureza, e isso acontece há milênios. E daqui a um tempo estaremos chegando ao 3º milênio e como estará a vida daqueles que alcançarem?

Certa vez eu li uma frase em inglês que dizia:

E eu a traduzi assim:

“EGO uma palavra de 3 letras, mas que pode destruir uma palavra de 14  letras, chamada RELACIONAMENTO”.

 E pode ter certeza que famílias estão se dissipando por causa do EGOISMO e NARCISISMO e eles andam juntos e ainda de mãos dadas!

As pessoas estão preocupadas com elas mesmas que acabam se tornando “…amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus…”

Espero que depois de ler este pequeno artigo, fique pensativo sobre você mesmo. Estamos vivendo a era do SELF que do inglês significa EU MESMO. Pare de viver para você mesmo, não seja EGOISTA com os outros, compartilhe um pouco de você para com os outros. Para compreender e avaliar a natureza do homem, Freud parte do comportamento mental e suas perturbações ocasionadas pelo impulso instintivo que pode, segundo ele, originar o caráter de sintoma normal ou patológico. Para explicar a vida mental e as causas do mal-estar do indivíduo, Freud analisa a evolução da cultura, religião e dos fenômenos sociais. Por agora, tencionamos estudar sobre o conceito moral do amar o próximo como a si mesmo, para desvelar qual a relação entre amar a si mesmo e amar o outro na mesma intensidade, considerando que o amor é instintivo e remonta à origem da vida, um processo de evolução que molda a personalidade individual.

Zygmunt Bauman fala do AMOR LÍQUIDO devido ao EGOISMO,  mas vou trazer um outro artigo falando sobre esse tipo de amor, aguarde.

Deixo para sua meditação um frase de Jesus que disse uma palavra chave, e é valido como mandamento para todo ser humano de fé cristã: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos.” João 13.34,35

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo

Continue lendo

Saúde Mental

Envelheça no tempo certo, mas com saúde

Avatar

Publicado

em

Por

Uma das principais preocupações de muitas pessoas, principalmente das mulheres, diz respeito à idade. É muito comum bater aquele receio ao imaginar como estará a aparência daqui a alguns anos, mesmo quando ainda não chegou a 3ª idade. Mas a preocupação não precisa tomar conta, já que existem algumas formas de enfrentar os novos ciclos da vida sem medo.

Segundo especialista da saúde, informam que envelhecemos a cada 5 anos, mas isso pode ser retardado evitando o estresse, o sol sem proteção. Mas um dos grande vilões do envelhecimento precoce, seria problemas psicossomáticos. Uma saúde Mental ajuda a retardar o envelhecimento, você precisa se livrar dessa tal ansiedade.

Uma das principais maneiras de envelhecer com saúde está na alimentação. E algumas substâncias prometem auxiliar esse caminho de uma forma pouco turbulenta. A médica especialista em medicina estética Cristiane Braga Ferreira sugere 6 substâncias que não podem faltar no seu cardápio, já que têm ações anti-envelhecimento. Cristiane explica que os radicais livres provenientes de situações de estresse físico e emocional têm alguns efeitos ruins para o corpo e algumas substâncias são importantes para neutralizá-los.

Veja quais são as 6 substâncias que auxiliam no combate do envelhecimento:
1 – Vitamina C : auxilia o funcionamento de algumas enzimas na síntese de colágeno, o que melhora a flacidez. Impede a formação de substâncias carcinogênicas, que podem estimular o desenvolvimento de células cancerosas. Onde encontrar: frutas cítricas – laranja, limão, acerola – nas folhas verdes, cruas e no tomate.

2 – Betacaroteno: é um carotenóide, isto é, corante natural presente nos vegetais, que tem ação preventiva no envelhecimento cutâneo. Onde encontrar: cenoura, mamão, maçã, brócolis e gema de ovo.

3 – Vitamina E: combate o envelhecimento cutâneo, além de prevenir também algumas doenças degenerativas e impedir reações pelos radicais livres. Onde encontrar: soja, margarinas, gérmen de trigo e amêndoas.

4 – Zinco: é essencial para a integridade e funcionalidade das nossas células. Estabiliza o metabolismo energético e favorece a renovação celular, principalmente nas situações de estresse. Onde encontrar: carnes, vegetais de folhas, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas) e moluscos.

5 – Selênio: evita a formação dos radicais livres e ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento – o envelhecimento da pele causado pelo sol. Onde encontrar: nozes, frutos do mar, grãos, aves e miúdos.

6 – Flavonóides: são os antioxidantes mais ativos e capazes de “seqüestrar” radicais livres. Existem vários tipos deles como a quercetina, a luteolina, o ácido elágico. Onde encontrar: vegetais, uva, abacaxi, morangos, nozes, chás (verde e preto) e vinho tinto. “Uma boa dica é a ingestão do vinho tinto. Mas o efeito só é conseguido se a pessoa ingerir uma taça (150ml) duas vezes ao dia, acompanhado de alimentos ”, conclui a médica.

Uma Saúde Mental te levará a ter uma vida saudável. Se cuide agora para não sofrer na sua velhice! Viva a vida a cada dia, que seja intensamente.

Nos escreva para o email: [email protected]
no whatsapp: 991672558

Colunista: Elias moura
#saudemental
#psicanálise

Continue lendo

Saúde Mental

PERSONA– A máscara que todos usam

Avatar

Publicado

em

A persona é um arquétipo, que possui como função básica a adaptação do individuo com o mundo externo. É uma função psíquica que ajuda na adaptação social, nos relacionamentos e nos intercâmbios entre as pessoas
Seu nome é inspirado pelo termo romano para designar máscara. A máscara que os atores utilizavam no antigo teatro greco-romano.
Portanto, ela simboliza o rosto que usamos para o encontro com o mundo que nos cerca.

Jung (2008) define persona como:
“A palavra persona é realmente uma expressão muito apropriada, porquanto designava originalmente a máscara usada pelo ator, significando o papel que ia desempenhar. Como seu nome revela, ela é uma simples máscara da psique coletiva, máscara que aparenta uma individualidade, procurando convencer aos outros e a si mesma que é uma individualidade, quando, na realidade, não passa de um papel, no qual fala a psique coletiva.”

Mas espera aí, todo mundo usa isso?

Sim, em casa, na escola, na igreja, na política etc. Não necessariamente persona seja algo falso, mas às vezes uma necessidade para evitar certos transtornos na vida.

Quando vejo pessoas tentando esconder suas máscaras, percebo um grande conflito de algo recalcado. Vale relembrar que recalque não é “beijinho no ombro” ou apenas passar os dedos no ombro. Recalque sao atos reprimidos quando criança ou até mesmo já na fase adulta.

O recalque é um rechaço das emoções, da memória que vem à tona para o consciente, trazendo assim suas dores, sua inflexões, suas mágoas uma sabida é outras não.

Me conte sua história, me escreva para o email: [email protected]
What’s – 991672558

Elias Moura
#saudemental
#psicanálise

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas