Destaque
Adolescente desaparece ao sair de casa Colônia Antônio Aleixo, em Manaus

Manaus (AM) – Adria Isabelly de Souza Barreto, de 15 anos, está desaparecida desde a tarde de domingo (5), por volta das 13h, quando saiu de sua residência, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção a Crianças e Adolescentes (Depca), solicita a colaboração da população na divulgação da imagem da adolescente.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), registrado na 28° Distrito Integrado de Polícia (DIP), e, posteriormente transferido para Depca, Ivani Cardoso de Souza, 35, informou que o paradeiro de sua filha é incerto desde a data mencionada. Na ocasião, relatou ela, Adria saiu de casa com destino à residência da tia, situada no mesmo bairro, porém não chegou ao local.
Ainda segundo o BO, a comunicante acrescenta que a adolescente teria levado roupas em uma mochila e o aparelho celular. A mãe de Adria ressalta que tentou ligar diversas vezes para o número do telefone, mas não conseguiu atendimento.
A delegada Joyce Coelho, titular da Depca, solicita a quem tiver informações sobre a localização de Adria que entre em contato com a Depca, por meio do número (92) 99486-4027, ou pelo 100, Disque Direitos Humanos.
A Depca está localizada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
*Com informações da assessoria
Fonte: Em Tempo
Destaque
Começa julgamento de acusado de matar adolescente de 17 anos, no Centro de Manaus, em 2019

O julgamento de Michael Saboia de Souza Xavier, acusado de matar Heloísa Medeiros da Silva, de 17 anos, no Centro de Manaus, começou nesta quinta-feira (18). O assassinato ocorreu em dezembro de 2019. O réu responde pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus começou o julgamento às 10h desta quinta. O número do processo é 0671090-67.2019.8.04.0001.
O julgamento, que está sendo presidido pela juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, integra a programação da Semana Justiça pela Paz em Casa.
A promotora de justiça Clarissa Moraes Brito está representando o Ministério Público, com assistência da defensora pública Aline de Azevedo. O advogado Fabiano Cortez de Negreiros está atuando na defesa do réu.
Conforme o TJAM, foram convocadas oito testemunhas, entre acusação e defesa. A primeira testemunha é a delegada de polícia Cristiane Raquel Perimazze, plantonista da Delegacia de Homicídio no dia do crime e que atendeu a ocorrência.
O crime
De acordo com os autos, Heloísa Medeiros da Silva foi encontrada morta no dia 15 de dezembro de 2019, mas a perícia apontou que a morte dela ocorreu entre os dias 13 e 14.
As investigações mostraram que a vítima e o acusado se encontraram no dia 12 daquele mês, em um bar. Depois, eles seguiram para a residência da avó dele, situada na Rua Miranda Leão, no Centro de Manaus, local onde o corpo de Heloísa foi encontrado.
Segundo a perícia, a morte de Heloísa foi provocada por asfixia decorrente de ação contundente que gerou trauma na região raquimedular.
Suspeito do crime, Michel chegou a passar um período foragido, até ser preso, no Estado do Maranhão. Mas foi capturado e transferido para Manaus.
Nesta quinta, o TJAM listou os crimes pelos quais o homem responde. “O réu foi pronunciado pela Justiça como incurso nas sanções do art. 121 (matar alguém), parágrafo 2.º, incisos III (por asfixia) e VI (crime contra a mulher por razões da condição de sexo feminino), combinado com o parágrafo 2.º-A, inciso II (menosprezo ou discriminação à condição de mulher) e art. 211 (ocultação de cadáver), todos do Código Penal Brasileiro”, informou o tribunal.
Com informações: G1 Amazonas
Cultura e Entretenimento
UniNorte promove a Sensibilização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O maior centro universitário do Norte (UniNorte) promoverá a Sensibilização da Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla no período de 22 a 26 de agosto na unidade Djalma Batista.
O evento tem como objetivo, falar sobre a deficiência, os direitos, a saúde, a inclusão social e as possibilidades nas esferas das artes plásticas, dança e esporte.
A exposição Fotográfica: “ O olhar de quem não é visto”, com a curadoria de Claudia Higuchi estará sendo exposta no evento.
A mostra é baseada em 20 imagens que demonstram o olhar de 10 alunos deficientes que participaram da Oficina de Fotografia exclusivamente para deficientes, um projeto contemplado pelo Prêmio Amazonas Criativo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas.
Todas as atividades serão gratuitas e abertas a comunidade.
Local: UniNorte – Unidade Djalma Batista
Av Djalma Batista, 122
Cronograma
22/08 | Palestra: Superando Barreiras. Conhecer para incluir | Socorro Gil e Paulo Lamego |
23/08 | Palestra: Os desafios da Inclusão e os direitos das pessoas com deficiência | Polyana Milena Barros Navegante |
24/08 | Palestra: Incluindo e ampliando os cuidados odontológicos nas pessoas com deficiência: a realidade da UEA.
Palestra: APADAM ( Associação de Pais e Amigos do Down do Amazonas) |
Eliane Aranha
Omar Maia
|
25/08 | Palestra: Inclusão e Acessibilidade – Uma reflexão: Temos e sabemos?
Palestra: Conhecer para Incluir: reflexão sobre a responsabilidade social universitária |
Ana Emília Guedes
Gilmara Araujo |
26/08 | Palestra e Apresentação: Balé inclusivo
Palestra e Apresentação: Parajiujitsu desportivo Palestra e Apresentação: Dança Folclórica (Grupo AFULA) |
Luana Lopes
Jonathas Machado Dante Ferreira |
22 a 26/08 | Exposição Fotográfica: “O Olhar de quem não é visto” | Curadoria de Claudia Higuchi |
22 a 26/08 | Exposição das obras de Henrique Figueira | Artista Plástico Autista
|
Exposição das obras de Wupi Dias | Artista Plástico |
Cidades
Defesa Civil aponta que incêndio criminoso não compromete Mercado Adolpho Lisboa

As estruturas do Mercado Municipal Adolpho Lisboa não foram comprometidas após o incêndio criminoso causado pelo venezuelano Luis Domingo Siso, de 60 anos, em uma lotérica, na parte externa do local, na rua dos Barés, nesta terça-feira (16). Esta afirmação é da Defesa Civil Municipal.
O órgão fiscalizou o local na manhã desta quarta-feira (17). A equipe informou também que aguarda a presença de representantes da Caixa Econômica Federal para averiguar os prejuízos materiais da lotérica.
“Já foi feito um trabalho prévio do Corpo de Bombeiros, com a ajuda de permissionários. E, no relato preliminar, não há necessidade de intervenção no mercado e ele continua em suas funções normais. A única parte interditada é na loteria, que funciona como um banco e representantes da Caixa. Agora, nenhum dano na estrutura compromete o Adolpho Lisboa. Estamos aguardando esta comissão”, disse o Cel. Fernando Júnior.
Por se tratar de prédio histórico da cidade, a Defesa Civil Municial também informa que a Prefeitura de Manaus vai trabalhar o mais rápido possível na restauração, mas também precisará e um laudo do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan/AM).
“O Mercado existe desde 1906 é faz parte do nosso patrimônio cultural e artístico. Uma perícia do Iphan/AM é mais que necessária, em respeito a legislação e a este patrimônio. Feito isto, vamos deixar o marcado novinho. É preocupação da gestão municipal resolver a questão o mais rápido possível para a população”, garantiu Fernando Junior.
Estado de Saúde
Enquanto isso, vítimas identificadas como Estefany do Nascimento Lima, de 23 anos; Wenisson Diego da Silva, de 33 anos; Adrielle mota de Assis, de 35 anos e Carlos Henrique da Silva Pontes de 50 anos, continuam em estado grave após o ataque criminoso.
Segundo uma nota da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as vítimas seguem internadas no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e Luis Domingos Siso, no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona Leste da capital.
Edição Web: Bruna Oliveira
Com informações: Em Tempo
-
Polícia3 dias atrás
Homem discute por causa de celular, leva três facadas e morre, no Centro de Manaus
-
Cidades2 dias atrás
Incêndio Adolpho Lisboa: quatro vítimas estão em estado grave no 28 de Agosto
-
Brasil3 dias atrás
Jardineiro ilhado em praia do Rio comeu carvão e limão para sobreviver
-
Cidades3 dias atrás
Incêndio destrói marcenaria e causa prejuízo de aproximadamente R$20 mil
-
Brasil3 dias atrás
Dono de bar na Asa Norte é acusado de estupro por ao menos 12 mulheres, no DF
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar