A Bíblia relata que o gigante filisteu Golias apareceu para zombar dos israelitas, e fez isso a cada manhã e […]

Aos ‘Golias’ que zombam dos amazonenses há décadas, eis que se levanta um valente David para lutar pelo seu povo

A Bíblia relata que o gigante filisteu Golias apareceu para zombar dos israelitas, e fez isso a cada manhã e a cada tarde, por 40 dias. Ele clamou: – “Escolham um homem para lutar comigo! Se ele vencer e me matar, seremos seus escravos. Mas, se eu vencer e o matar, vocês serão nossos escravos. Desafio vocês a escolherem alguém para lutar comigo!”

O escolhido nós já sabemos quem foi, certo?

No Amazonas, uma mesma oligarquia comanda o Estado há, no mínimo, três décadas. Seus membros se revezam no poder como se fosse uma eterna dança das cadeiras. Uma hora deputados, em outras prefeitos, e em outras governadores ou senadores.

Fora do período eleitoral, “brigam” entre si, acusam-se e travam verdadeiras batalhas por cada palmo de prestígio que lhes renderão votos importantes. Em tempos de eleição, vestem-se de feirantes, pescadores, de crentes entusiasmados e impregnados de repentina fé, de pedreiros e até de operários do Distrito Industrial, tudo para parecer “do povo”. Quando é conveniente, esquecem as brigas e injúrias mútuas do passado, e se abraçam para fazer do segundo turno um período permanente de dominação e poder.

São como leões que ficam à espreita de suas presas, esperando o momento certo para “dar o bote”. O prato preferido desses predadores é o povo humilde, desinformado, sofrido e sem perspectiva. Abusa-se o máximo possível da carência popular por educação, habitação, saúde, emprego de qualidade, além de condições básicas que são suas por direito.

Eles tramam, abusam, riem do povo. São como o filisteu Golias, que zombava do povo israelita porque acreditava que, dentre aqueles pequeninos, não houvesse ninguém capaz de enfrentá-los e vencê-los… um baita erro!

Quando o povo se levanta e recupera a esperança roubada, nada e ninguém é capaz de derrotá-lo.

O nosso Amazonas continua lutando contra seus opressores e, certamente, irá vencer a cada um. Acreditamos que novos “Davis” se levantarão contra os tiranos, e com a força do povo, derrotarão todos estes que agem como ervas daninhas, que se alimentam dos recursos do povo e prejudicam seu desenvolvimento.

Em analogia à passagem bíblica, um certo Davi(d) pode perguntar aos soldados amazonenses: – ”O que ganhará o homem que matar estes gigantes e livrar o Amazonas da vergonha?”

E os combatentes, que dessa vez não serão de Israel, mas do Amazonas, responderão: – “Repeito, lealdade, confiança e gratidão!”

E ele, com serenidade e compromisso, responderá: – “E eu garanto a vocês a liberdade, a dignidade, a esperança e a renovação!”

Vejam, novos tempos para o Amazonas se aproximam, pois é chegada a hora do pequeno – mas valente Davi(d) – derrotar os gigantes que zombam da nossa gente.

Deixe um comentário