Conecte-se conosco

Cidades

Após três anos fechada para reforma, Praça da Matriz é reinaugurada em Manaus

Avatar

Publicado

em

A Praça XV de Novembro, também conhecida como Praça da Matriz, foi reinaugurada nesta quarta-feira (15), após três anos de reforma e revitalização. O evento atraiu cerca de 15 mil pessoas, segundo informações cedidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A festa de reinauguração teve início por volta das 16h e contou com a apresentação de cantores amazonenses – Lucilene Castro, Zezinho Correa e Nunes Filho – seguida da apresentação do coral da Escola Municipal Don Jacson Damasceno.

Ainda teve a celebração de uma missa no local, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que abençoou a revitalizada Praça da Matriz. A reinaugurada praça, também abrigará a primeira árvore de Natal da cidade, instalada próxima ao chafariz.

”A  proposta com a revitalização da Praça da Matriz é restaurar a beleza e a história dos patrimônios de Manaus, fortalecendo os nossos principais cartões postais para favorecer a cultura e o povo amazonense”, ressaltou o prefeito da capital amazonense, Arthur Neto, que também celebrava seu 72º aniversário.

Reforma e revitalização

Fechada em 2014 para o acesso público, as obras de revitalização só tiveram início a partir de setembro de 2015, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

A nova estrutura conta com granito paralelepípedo encontrado nas escavações da obra. Ele integra o pavimento do local onde será realizado o tráfego de veículos em velocidade reduzida.

Para a recuperação do antigo cenário, também foi introduzida a Palmeira Leque da China, que fazia parte da estrutura nos anos de 1920 a 1930. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 5 milhões.

Foto: Divulgação

História

A Praça da Matriz é conhecida, tradicionalmente, como ponto de encontro do povo manauara. A época áurea do local que sempre reuniu inúmeras histórias do presente e do passado, teve sua memória relembrada. Atores vestidos com roupas que remetem ao início do século passado, fizeram uma espécie de homenagem à primeira praça de Manaus, reproduzindo a Belle Époque baré, resgatando a memória do tempo em que a capital era reconhecida como a Paris dos Trópicos, devido ao luxo e riqueza oriundos do ciclo da borracha, visivelmente reproduzidos em suas construções arquitetônicas – inspiradas nas grandes cidades europeias, onde a França ditava as tendências.

Relógio da Matriz – Foto: Divulgação

*Com informações da fonte: Portal Em Tempo

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Determinado restrição de veículos pesados na Br-319

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Uma portaria Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), publicada no Diário Oficial, nesta terça-feira (26), determina uma série de restrições na circulação de veículos de cargas e de passageiros na BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho. A estrada é conhecida pelas péssimas condições (leia mais abaixo).

Entre os meses de junho e novembro, a circulação de veículos de carga e de passageiros com peso acima de 23 toneladas fica proibida. Já entre os meses de dezembro e maio, a restrição é para veículos com capacidade de peso acima de 17 toneladas.

O objetivo é manter a circulação segura entre os municípios situados à margem da rodovia, especialmente no trecho entre Careiro da Várzea (AM) (altura do km 13) e o entroncamento com a BR-230, no sentido Humaitá (AM) (altura do km 679).

Fonte: G1

Continue lendo

Amazonas

Governadores acertam cota extra da vacina para o Amazonas

Avatar

Publicado

em

Por

Governadores de pelo menos 22 estados acertaram na noite da quinta-feira (21) o repasse para o Amazonas de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou da reunião de um grupo de trabalho que discute o colapso do sistema de saúde em Manaus e defendeu junto aos governadores, por meio do grupo no WhatsApp, que o Amazonas receba uma parte maior dessas novas doses, devido à “transmissibilidade alta” de casos e à gravidade da situação.

A proposta, segundo Dias explicou ao blog, é que o Amazonas fique com 5% do total de novas doses e os demais estados façam o rateio proporcional do restante.

Fonte: G1

Continue lendo

Amazonas

Grupo de torcedores é preso após descumprir toque de recolher em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Sessenta e três pessoas foram presas pela polícia por estarem assistindo jogo do campeonato brasileiro em cinco bares que estavam funcionando clandestinamente no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus (AM), na noite desta quinta-feira (21).

As prisões ocorreram porque o grupo estava descumprindo o decreto do governo do Amazonas que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas, entre o período das 19h e 6h até o próximo dia 31, para conter a pandemia do novo coronavírus no estado.

Entre os presos, estão pelo menos cinco proprietários dos estabelecimentos comerciais. Os estabelecimentos estavam passando na televisão o jogo entre o Flamengo e o Palmeiras. A partida terminou com o placar de 2×0.

O grupo foi preso em uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar do Amazonas. As forças de segurança receberam uma denúncia anônima informando que os cinco bares estavam funcionando com as portas fechadas para driblar a fiscalização.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus