Conecte-se conosco

Cidades

Atendimento para tratamento de fumantes será retomado em Manaus

Avatar

Publicado

em

Foto: Banco Mundial / ONU

A partir desta sexta-feira (28), os atendimentos em ambulatórios destinados a tratamento de fumantes serão retomados em Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os atendimentos serão realizados em seis ambulatórios gradativamente. A ação faz parte da segunda fase da campanha de conscientização acerca dos riscos do tabagismo, que teve início nesta segunda-feira (24). A campanha faz um alerta sobre o excesso do consumo do tabaco durante a pandemia do novo coronavírus.

Conforme informações Semsa, a ação “Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar” faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29, e faz parte da campanha nacional “Tabagismo e Coronavírus”.

Em Manaus, além da retomada gradual das atividades de seis ambulatórios de tratamento de fumantes da rede municipal, haverá a inauguração do ambulatório na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A gerente de Promoção da Saúde (GPros) da Semsa, Francinara da Silva Lima, explica que a campanha busca alertar a população sobre como o uso de produtos fumígenos pode ser um dos fatores de risco para transmissão e desenvolvimento de formas mais graves do vírus, principalmente no momento de retorno gradual das atividades cotidianas.

“O fumante se torna mais vulnerável a desenvolver complicações graves caso seja infectado pelo vírus, devido a capacidade do tabaco de provocar diferentes tipos de inflamação e prejudicar os mecanismos de defesa do organismo”, disse.

Com a inauguração do novo ambulatório a equipe profissional irá procurar fumantes da localidade que desejam parar de fumar, para que eles comecem o tratamento nos ambulatórios especializados.

A gerente destacou, ainda, que apenas 3% dos fumantes conseguem abandonar o uso do tabaco sem ajuda profissional, enquanto os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes em Manaus atingem um índice médio de 50% de interrupção do uso do tabaco entre os participantes.

Ainda de acordo com a Semsa, quando o fumante que deseja parar de fumar, procura ajuda profissional, o índice de abandono do tabaco é de 20% a 30%, pois dentro dos ambulatórios ele recebe uma abordagem cognitiva comportamental.

“A abordagem permite que ele entenda como funciona cada passo do tratamento e mecanismos de como lidar com cada um deles”, acrescenta.

*Fonte: G1 Amazonas

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motorista morre em colisão de carro contra poste em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Um motorista morreu ao colidir um carro contra um poste de iluminação na manhã desta segunda-feira (7) na Avenida Mário Ipiranga, zona Centro-Sul de Manaus. Duas pessoas estavam no veículo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo subiu na calçada da pista, colidiu com o poste e pegou fogo.

O acidente ocorreu por volta das 7 horas. O carro de passeio seguia, de acordo com os Bombeiros, em alta velocidade.

O impacto da batida foi tão violento que as peças do automóvel foram arremessadas há cerca de 20 metros de distância do local do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista ainda chegou a ser atendido por médicos que passavam pelo local, mas não resistiu.

Fonte: G1 Amazonas

Continue lendo

Amazonas

Setembro Amarelo: ações de combate ao suicídio crescem no AM

Avatar

Publicado

em

Por

Ação marca início da campanha no AM - Foto: Raine Luiz/Sejusc

Nessa sexta-feira (4), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou a campanha “Deixe a Vida Florescer”, que será marcada por ações de conscientização a serem realizadas na conhecida ponte Rio Negro. (mais…)

Continue lendo

Cidades

Projeto ‘Cinema no Bairro’ retorna neste sábado com exibição de filmes gratuita; confira

Avatar

Publicado

em

Por

Projeto visa proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus - Foto: © Divulgação

Com o objetivo de proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus, o projeto sociocultural Cinema no Bairro estará retornando neste sábado (5), em prol do feriado local que comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província, para integrar toda a comunidade. O evento é gratuito e, neste fim de semana, acontecerá na Praça do Leme, que fica localizada na rua da Estanave, bairro Compensa 3, zona oeste da capital. (mais…)

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus