Conecte-se conosco

Amazonas

Avião que transportava fiscais do ENEM cai no interior do AM

Publicado

em

Um avião bimotor, que transportava cinco passageiros, saiu da pista de decolagem após sofrer uma pane mecânica. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (2), no município de Canutama (distante 650 quilômetros em linha reta de Manaus).

De acordo com policiais militares do Grupamento de Polícia Militar (GPM), os passageiros seriam supervisores e fiscais que atuariam na aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorrerá neste domingo (5).

Ainda conforme a polícia, o avião tinha como destino o município de Tapauá, localizado a 760 quilômetros da capital amazonense. Na ocasião, um dos pneus do bimotor havia estourado durante a decolagem, obrigando o piloto a ‘abortar voo’ e levando a aeronave para uma área isolada de mata.

Dois passageiros – que não tiveram seus nomes divulgados – ficaram feridos no acidente. Felizmente, todos sobreviveram.

Por equipe do Portal do Minuto

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Vazante dos rios coloca nove municípios em situação de alerta no Amazonas

Publicado

em

Por

O processo de vazante dos rios fez com que 9 municípios entrassem em situação de alerta no Amazonas, já que em alguns pontos há previsão de estiagem severa. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil estadual, nesta segunda-feira (13).

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) apontou que, atualmente, é observado que a faixa Sudoeste do estado experimentou o reflexo da escassez de chuvas promovidos pelo período de estiagem.

Isso pode levar a impactos de forma pontual, sobretudo nas áreas que compreendem as calhas do Alto e Médio Juruá, Alto Purus e Alto Solimões.

Os municípios em Alerta são:

  1. Guajará;
  2. Ipixuna;
  3. Itamarati;
  4. Eirunepé;
  5. Envira;
  6. Carauari;
  7. Boca do Acre;
  8. Pauini; e
  9. Canutama.

Em situação de atenção, são 13 cidades: Humaitá, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça e Tonantins.

Conforme a Defesa Civil, o cenário futuro indica o retorno das chuvas, tendo em vista que o período seco já se encerra no mês de setembro. Em outubro, já deve ocorrer a transição entre a estação seca para chuvosa, em que se espera retorno das chuvas.

Veja a matéria completa: G1 Amazonas http://encurtador.com.br/degtv

Continue lendo

Amazonas

Setembro Amarelo: Vereador Capitão Carpê realizou a 3ª edição da campanha “Ainda não é sua última viagem”

Publicado

em

Por

Fotos: Messias Sena

A campanha “Ainda não é a sua última viagem” busca conscientizar e prevenir o suicídio. Dados da OMS indicam que 90% dos casos poderiam ser evitados.

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) realizou, na tarde desta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a 3º edição da campanha “Ainda não é sua última viagem”, em alusão ao Setembro Amarelo.

A campanha foi realizada na cabeceira da Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida como ponte Rio Negro, Zona Oeste da cidade. O local ficou marcado por casos de suicídio.

A ação visa sensibilizar e comunicar que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser evitado com intervenções por parte do poder público junto com a população.

O vereador iniciou a campanha em 2019, quando ainda atuava como comandante da 8ª Cicom, companhia que atende ao bairro Compensa, onde está localizada a ponte Rio Negro. Após atender a várias ocorrências de tentativa de suicídio no local, o policial decidiu encabeçar uma ação preventiva com as vítimas.

O objetivo inicial era alertar a sociedade para essas ocorrências cada vez mais frequentes. Carpê logo mobilizou um batalhão de voluntários, formado por seus amigos, familiares e seguidores das redes sociais que se prontificaram em ajudar.

A caminhada com entrega de folhetos contendo endereços das unidades de saúde e telefones úteis, que a população pode entrar em contato de forma gratuita para receber atendimento por profissionais da saúde voluntários.

Representando quase nove mil pessoas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar falou da importância de intensificar a campanha e como ajudar na conscientização sobre o tema.

“Quem comete suicídio, não quer morrer, eles querem se livrar do que os afligem. Amigos e familiares devem se dispor a ajudar essas pessoas, quem sofre com depressão não quer falar, é preciso está atento aos sinais e, se não se sentir capaz de lidar com a situação, buscar ajuda. Não podemos fechar nossos olhos para o problema do próximo. Estou fazendo 1% junto com minha equipe, familiares, amigos e voluntários, mas devemos fazer muito mais. Se cada um fizer um pouco, podemos mudar essa triste estatística. É necessário falar sobre esse assunto, agir e salvar vidas”, afirmou o capitão.

A ação será encerrada no sábado (11), ás 17hs, com caminhada sobre a ponte e soltura de balões em conscientização ao suicídio.

Em nove meses de trabalho o vereador apresentou Projetos de Lei direcionados a pessoas com sintomas ou em tratamento contra a depressão. Entre eles, foi apresentado o Projeto de Lei nº 314/2021, sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Também foi proposto pelo parlamentar a criação da primeira Base de Valorização à Vida, na ponte sobre o Rio Negro, oferecendo acolhimento psicossocial, rondas diárias com apoio da Polícia Militar e entrega de cartilhas com informativos necessários como telefones de contato gratuitos.

informações assessoria de comunicação
Fotos: Messias Sena

Continue lendo

Amazonas

Com surto de rabdomiólise, governo determina restrições no consumo de peixes em Itacoatiara

Publicado

em

Por

A Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-RCP) publicou, na noite desta quarta-feira (1º), um comunicado com orientações quanto às restrições do consumo de pescado extrativo (oriundo de lagos e rios) no município de Itacoatiara (AM)pelos próximos 15 dias.

A medida visa conter a proliferação da rabdomiólise na região, síndrome associada à Doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Até a noite desta quarta-feira, 52 casos já haviam sido confirmados em todo o Amazonas.

O comunicado informa que, devido às evidências de casos de rabdomiólise relacionados a ingestão de pescados, a FVS orienta a população de Itacoatiara a restrição temporária do consumo dos peixes Pirapitinga, Pacu e Tambaqui, de origem de pesca em rios e lagos, sendo essas as espécies que podem estar associadas ao aumento de casos.

O documento esclarece, ainda, que o pescado com origem de criadores em tanques de piscicultura não está associado aos casos da doença, além de outras espécies de peixes encontrados nas bacias de rios e lagos da região.

A recomendação para os demais municípios é de alertar a rede de saúde para a identificação de possíveis novos casos e orientar a população quanto aos sinais e sintomas da doença.

Segundo o documento, até esta quarta, foram notificados 52 casos de rabdomiólise, sendo 36 casos em Itacoatiara, 2 em Manaus, 1 em Autazes, 1 em Caapiranga, 4 em Silves, 3 em Parintins, 4 em Borba e 1 em Maués, além de 1 óbito de uma pessoa residente no município de Itacoatiara.

O Governo do Estado, por meio da FVS-RCP, montou uma comitiva com especialistas que atuam em diferentes órgãos do estado para se deslocar até o município de Itacoatiara, nesta quinta-feira (2), com o objetivo de investigar mais a fundo as possíveis causas e formas de combater o surto de rabdomiólise, detectado recentemente no estado.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus