Na manhã desta quinta-feira (16), aos três meses de vida, Helena Vitória Pascoal da Silva morreu no Hospital Francisca Mendes, […]

Bebê morre em hospital um dia após leitos de UTI pediátrica serem interditados, no AM

Na manhã desta quinta-feira (16), aos três meses de vida, Helena Vitória Pascoal da Silva morreu no Hospital Francisca Mendes, em Manaus. Ela deveria ter passado por um cirurgia na noite anterior, quarta-feira, mas não foi submetida ao procedimento por falta de estrutura hospitalar, segundo a equipe médica e familiares. A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) afirmou que a criança morreu após cirurgia, mas em seguida corrigiu informação.

O bebê aguardava uma cirurgia que nunca foi feita. Na última semana, o procedimento foi suspenso por conta de uma infecção urinária. Remarcada para esta quarta-feira (15), a cirurgia não aconteceu porque o Hospital Francisca Mendes não tem leitos disponíveis na UTI pediátrica. Três deles, no momento, estão interditados devido a um vazamento do telhado do centro médico.

O óbito foi registrado oficialmente às 9h15 desta quinta. Como causa da morte, consta choque cardiogênico – quando o coração não é mais capaz de bombear sangue. As outras condições especificadas foram previamente detectadas pela equipe médica do hospital.

Em nota inicialmente divulgada à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) afirmou que a criança passou por cirurgia “mas não resistiu ao pós-operatório”. Pais, avós e tios de Helena, além da equipe médica, contradisseram o órgão.

Veja a matéria completa em: G1 Amazonas encurtador.com.br/yDS06

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário