Conecte-se conosco

Cultura e Entretenimento

Bosque da Ciência tem programação de Dia dos Pais

Publicado

em

Inpa
Inpa

Visitantes do Bosque contam com dia especial para os pais

Para a tarde deste domingo (12), Dia dos Pais, o Inpa/MCTIC (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) preparou uma programação especial que vai aguçar ainda mais o desejo de “exploração científica” por parte de muitos filhos e pais. Em uma oficina o projeto americano Foldscope vai ensinar os participantes a montarem um microscópio de papel que amplia até 1.500 vezes o tamanho real e depois cada um poderá “ir a campo” para observar pequenos organismos presentes no Bosque da Ciência.

O microscópio de papel de baixo custo é portátil, durável e fornece uma qualidade ótica semelhante aos microscópios de laboratórios de pesquisa convencionais. Bactérias vivas, gotinha d’água, grãos de pólen, bactérias vivas, pequenos insetos e fragmentos de folhas podem ser vistos com o instrumento. Compatível com smartphones, o microscópio vem com um ímã para ser acoplado na lente da câmera do celular, permitindo que a imagem observada seja vista ampliada no aparelho móvel. A reprodução facilita mais de uma pessoa compartilhar da experiência ao mesmo tempo.

Criado em 2014, o projeto Foldscope produz ferramentas científicas de baixo custo e acessíveis, expandindo o acesso à ciência por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. No Inpa, a atividade será direcionada a pessoas a partir de dez anos de idade. Será realizada das 14h às 18h, no Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do instituto, localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona sul de Manaus.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa, Rita Mesquita, ela conheceu o foldscope durante o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Florianópolis (SC), quando os inventores apresentaram o instrumento aos participantes. Nesta semana, o projeto e suas aplicações são apresentados no Instituto Mamirauá, em Tefé (AM). Ambos recebem apoio da Gordon and Betty Moore Foundation.

“Vendo o potencial que isso tinha de despertar o interesse e a curiosidade dos jovens e das crianças pela ciência, fiz o convite para que eles tivessem essa experiência no bosque”, contou Mesquita. “Com vinda para a região já agendada, eles aceitaram o convite e ficaram muito felizes”, completou Mesquita.

Na oficina serão sorteados aos participantes alguns kits do microscópio de papel impermeável, que possui ainda aplicações para pesquisa e saúde pública, como diagnóstico de doenças por ter a mesma capacidade de ampliação de um microscópio científico. “Muitas comunidades em áreas remotas da Amazônia precisam aguardar dias para ter um diagnóstico de malária ou de doenças parasitárias. Com um parelho desse, as pessoas poderão ter um diagnóstico imediato na própria comunidade”, disse Mesquita.

O microscópio de papel possui duas versões dos kits: o kit individual e o kit de sala de aula, indicado para educadores e grupos. O microscópio na versão econômica custa um dólar e meio e os interessados podem adquirir por meio do site do Foldscope, no endereço https://www.foldscope.com .

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura e Entretenimento

Exposição “Memórias que Falam de Amor” celebra O Dia Internacional de Sensibilização e Conscientização da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

Publicado

em

Por

Está em exibição desde a última quarta-feira (13), a Exposição Memórias que Falam de Amor”, na CMM (Câmara Municipal de Manaus) localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero, 850 – Santo Antônio – Zona Oeste de Manaus.

Dia 15 de Outubro é o dia Internacional de Sensibilização e Conscientização da perda gestacional, neonatal e infantil. A exposição “Memórias que falam de amor” é uma mostra fotográfica em que 4 fotógrafas, realizam os registos de muita sensibilidade, 10 mães e famílias retratadas que enfrentaram o luto parental nas perdas gestacionais, neonatais e infantis e seguem amando com um céu de distância, pensando e criando memórias de quem jamais será esquecido.

As imagens são remetidas a existência dos “bebês anjos” honrando a memória, reforçando a importância que continuam tendo para suas famílias, mesmo não estando mais aqui fisicamente.
Em Manaus, no dia 29 de Setembro de 2021 foi instituída a lei 2.789 como Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização sobre a Perda Gestacional, Neonatal e Infantil no calendário da Cidade de Manaus.


Esta mostra foi produzida pelo Instituto Amor Nosso e a Clínica Menthal Saúde, com a curadoria de Caroline Loureiro e Claudia Higuchi, com a participação das fotografas Andrea Mesquita, Caroline Moraes, Paula Moraes, Rafaella Moraes.

A abertura da Mostra foi realizada no dia 13 de outubro na Câmara Municipal de Manaus e se estenderá até o dia 15 de outubro.
No período de 18 a 26 de outubro, a Mostra estará disponível para visitação no Centro Cultural Povos da Amazônia que funciona de terça a sábado de 9:00 as 15:00 horas.

Continue lendo

Cultura e Entretenimento

Exposição Virtual C(r)omo(s) somos 21 é exibida no Anfiteatro Gabriel Gentil, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Publicado

em

Por

Nesta última quarta-feira (06), cerca de 25 pessoas, incluindo professores, pais e assistidos pela APAE Manaus, realizaram uma visita no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, que fica localizado na Av. Silves, 2222- Bairro Crespo, Zona Sul da cidade.

Durante a visita, o grupo pode prestigiar o Museu Homem do Norte, inaugurado em 13 de março de 1985, funcionando em um prédio da Av. Sete de Setembro, no centro de Manaus, o Museu do Norte foi administrado pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio do seu Instituto de Estudos da Amazônia até 2006 quando cessaram as atividades da FUNDAJ na região norte. Assim, em 29 de setembro de 2011, o Museu do Homem do Norte reabriu suas portas ao público, em nova fase, com nova curadoria, e adequadas instalações realizando, inclusive, uma aspiração do seu projeto original: de possuir espaços expositivos ao ar livre, o que foi possível graças a atual localização, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia que dispõe de ampla área externa.

Os visitantes também puderam assistir a um filme no Cine Silvino Santos e no Salão Rio Amazonas, e puderam contemplar o último dia da exposição Mãe Amor revelado.

No anfiteatro Gabriel Gentil foi exibida a Exposição Virtual C(r)omo(s)somos 21 , contemplada no Prêmio Conteúdo Virtual da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado do Amazonas em 2021.
A mostra narra a influência da arte no desenvolvimento psicossocial em 21 pessoas com Síndrome de Down que participaram do XI Festival Estadual Nossa Arte do Amazonas.

 

“Possibilitar aos assistidos da APAE Manaus “se verem” no Telão , como no cinema, pela primeira vez é algo indescritível pois é concretizar e reconhece-lo como um artista.” Como afirma a fotógrafa e curadora da Exposição virtual Claudia Higuchi .

Esta ação foi realizada em parceria com a Federação da APAES do Estado do Amazonas, APAE Manaus e a Gerencias dos Museus que compõe o Centro Cultural Povos da Amazônia.
A mostra contemplada pelo prêmio conteúdo virtual esta disponível no https://www.youtube.com/watch?v=yuHIuKitsmIou no instagram @claudia_higuchi.

Continue lendo

Cultura e Entretenimento

Equipe de Liziane vai processar Borel por comparação com Coringa

Publicado

em

Por

A equipe de Liziane Gutierrez confirmou que vai processar Nego do Borel, nesta terça-feira (21), após o cantor imitar a participante. Durante uma conversa com outros peões em A Fazenda 13, hoje mais cedo, ele a chamou de “Coringa”, personagem de um filme. A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria da modelo.

De acordo com Irinaldo Oliver, o jurídico já foi notificado e vai entrar com uma ação na Justiça. “Foi muito antiético da parte dele, um comentário desnecessário e infeliz. Ele que pede tanto respeito ao próximo, desrespeitar uma pessoa dessa maneira”, disse.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do cantor afirmou que só vai se pronunciar sobre o assunto após ser notificada formalmente.

Ataques contra aparência física da modelo

Na semana passada, a equipe de Liziane divulgou um comunicado oficial repudiando os ataques contra a modelo nas redes sociais. A participante de A Fazenda 13 vem recebendo mensagens e publicações criticando a aparência dela por conta de algumas cirurgias plásticas malsucedidas.

Veja a matéria completa: D24 https://bityli.com/SlBkxy

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus