Conecte-se conosco

Cidades

Caminhoneiros realizam protesto na zona oeste de Manaus

Avatar

Publicado

em

Caminhoneiros de Manaus iniciaram na tarde deste domingo (27) na capital mais um protesto contra o aumento nos preços dos combustíveis. Desta vez, eles fizeram uma carreata percorrendo vias da zona oeste da cidade, o ato contou com o apoio e participação de motoristas de aplicativo e mototaxistas. Os manifestantes fizeram “buzinaço” e “apitaço” para chamar atenção e pediram a saída do presidente Michel Temer.

Conforme Edmilson Aguiar, representante dos caminhoneiros da Região Norte, mais de 200 pessoas participaram da manifestação. “Estamos com mais de 200 pessoas e afirmo mais uma vez que o nosso movimento não vai parar. Saímos da refinaria, mas continuamos na rua, na nossa casa e em todo o lugar. O que a gente não pode é ser culpado por esses aumentos abusivos. Não é a nossa culpa”, disse.

O ponto de partida foi o Complexo Turístico da Ponta Negra. Depois, eles seguiram para a avenida Coronel Teixeira, pararam cerca de dez minutos em frente à sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, Compensa, e seguiriam para a sede da Prefeitura de Manaus, também na av. Brasil. Questionado se o grupo pretende fazer outras manifestações durante a semana, Edmilson foi enfático. “Não vamos parar. Isso que posso lhe dizer”, completou.

Após acatarem a orde judicial, os caminhoneiros liberaram a via de acesso à refinaria de Manaus, a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Distrito Industrial, e o trecho da rodovia federal BR-174 que estavam interditados desde quinta-feira (24). A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar do Amazonas e o Exército participaram das negociações.

Entretanto, mesmo após saírem dos dois pontos de interdição, os caminhoneiros prometeram que continuariam com mais protestos pela cidade, inclusive, podendo parar o Porto do Chibatão, no Centro, um dos principais portos da cidade, conforme disse um dos líderes do movimento grevista dos caminhoneiros da Região Norte, Edmilson Aguiar.

Apoio da população 

A paralisação dos caminhoneiro chega ao seu 8º dia e com ela, manifestações que ganharam corpo por todo país. O sentimento que fica é que, os manifestantes contam com o apoio da população. Para a estudante de Engenharia Florestal, Izis Aniê, de 24 anos, que esteve presente na manifestação deste domingo na capital amazonense, o ato traz à tona a força da soberania popular e destacou a capacidade da categoria de paralisar o país.

”O movimento trás a tona mais uma vez, o quanto o povo é soberano quando se organiza, além de deixar claro a importância de uma categoria tão desvalorizada, mas que tem o poder de paralisar o funcionamento de um país”, disse a estudante.

Aniê ressalta o apoio da população e aponta uma resposta para essa união. ”A população se identifica e se junta a causa por também se sentir injustiçada. Ontem foi muito bonita uma cena em que um caminhoneiro, de dentro do seu caminhão, agradecia pelo apoio, com uma voz cansada, mas feliz”, alegou. (Veja o vídeo baixo)

Caminhoneiros

Foto: Izis Aniê

Caminhoneiros seguem protestando em ao menos 25 estados e no Distrito Federal, mesmo após decisão do Presidente Michel Temer de reduzir o diesel por 60 dias e atender outras reivindicações da categoria.

Caminhoneiro agradece o apoio da população:

 

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Durante a madrugada, Governo do Estado recebe oxigênio para hospitais de Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou, na madrugada desta sexta-feira (15), 6 mil litros de oxigênio líquido da empresa White Martins, fornecedora do Governo do Estado. A carga, que veio de São Paulo, veio em 6 isotanques de mil litros e vai ser distribuída nos hospitais da rede estadual pela manhã.

Os insumos estão sendo transportados ao longo da semana da cidade de Guarulhos (SP) e chegarão a 22 mil metros cúbicos de oxigênio.

Uma força tarefa do Executivo Estadual e do Ministério da Saúde atua desde a semana passada em uma operação conjunta para viabilizar a chegada de oxigênio da White Martins de outros lugares. O plano mantém uma ponte aérea entre São Paulo e Manaus enquanto houver necessidade de abastecimento da rede.

Além da quantidade desta madrugada, outros 200 cilindros chegaram na terça-feira (12) e uma remessa de 150 cilindros foi entregue na última quarta-feira (13/01). Outros 25 mil metros cúbicos em isotanques também estão na programação de voos desta semana da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos.

Desde a última sexta-feira (08/01), a força-tarefa sob o comando da Defesa Civil do Amazonas atua no transporte de oxigênio de Belém, Brasília e Guarulhos.

Apreensões e solidariedade

Também na quinta-feira, duas operações das Forças de Segurança do Estado apreenderam cilindros de oxigênio que foram distribuídos às unidades.

Em uma delas foram apreendidos 26 cilindros carregados de oxigênio e sete vazios. As cápsulas foram distribuídas para quatro unidades de saúde da rede estadual – Hospital Beneficente Português, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), SPA do São Raimundo e SPA do Coroado.

Numa segunda operação, à noite, foram apreendidos 45 cilindros, 28 deles carregados e 17 vazios. O material estava em uma embarcação no Porto de São Raimundo. As cápsulas foram distribuídas em sete unidades.

Solidariedade

Uma ação solidária de um grupo de amigos voluntários que adquiriram cilindros de oxigênio também ajudou a garantir o insumo em algumas unidades durante a noite.

 

*Com informações de assessoria

Continue lendo

Cidades

Enfermaria de campanha começa a ser montada no hospital Delphina Aziz

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Carlos Soares / SSP-AM

O Amazonas recebeu na quinta-feira (14/01) mais de 20 toneladas de material para instalação de uma enfermaria de campanha, que funcionará na área externa do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. O trabalho é uma ação integrada entre o Governo do Estado, Governo Federal e Forças Armadas.

Os primeiros contêineres descarregados na quinta-feira continham tendas, leitos, macas, equipamentos hospitalares e instrumentos para montagem de uma miniusina de oxigênio para atender a nova estrutura.

Quando finalizada, a enfermaria de campanha contará com 60 leitos clínicos. Equipes do Exército realizam a montagem da estrutura desde a tarde de quinta-feira, com previsão de entrega no início da próxima semana.

Com a nova estrutura, o objetivo é aumentar a oferta de atendimentos na unidade de saúde, devido ao crescimento no número de internações no estado. Os leitos serão instalados em módulos de hospitais de campanha do Exército e Aeronáutica.

A estrutura dos leitos de enfermaria será disponibilizada e montada pelo Governo Federal, e a gestão dos profissionais será feita pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde. O titular da SES-AM, Marcellus Campêlo, ressaltou o apoio do Governo Federal nas ações para reforçar os atendimentos na pandemia, classificando como fundamental.

“Essa força que estamos tendo do Ministério da Saúde, Sírio-Libanês, da Força Nacional, com as nossas equipes de saúde, vai tornar a nossa rede mais preparada, inclusive, para quando terminar esse período mais crítico da pandemia, conseguirmos ter uma rede coesa, forte e também conectada com o município de Manaus”, ressaltou Campêlo.

 

*Com informações de assessoria 

Continue lendo

Cidades

Em fim de semana, vereador Wanderley Monteiro visita comunidades que sofrem com bueiros entupidos

Avatar

Publicado

em

Por

O vereador tem aceitado convites da população para visitar as comunidades quem têm sofrido com as alagações devido à obstrução de bueiros - Foto: Divulgação

Há dez dias cumprindo seu mandato, o vereador Wanderley Monteiro (Avante) têm aceitado convites da população que o procura, por meio de suas redes sociais, para visitar as comunidades quem tem sofrido com as alagações devido à obstrução de bueiros. As demandas tem aumentado por causa das fortes chuvas desse período. (mais…)

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus