Conecte-se conosco

Destaque

Campanha Outubro Rosa vai intensificar ações de educação à saúde da mulher em Manaus

Avatar

Publicado

em

Foto – Ingrid Anne / Semcom

Para assegurar as medidas de prevenção à Covid-19 e iniciar as ações da campanha Outubro Rosa, que conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Manaus vai focar o movimento na educação e a promoção da saúde, evitando, assim, mutirões de coleta de preventivo, tendo em vista a necessidade de evitar aglomerações, devido a pandemia do novo coronavírus.

“Vamos fortalecer a educação em saúde, orientando rodas de conversa com, no máximo, cinco pessoas nas unidades e a distribuição de informativos. Distribuímos documento para todas as nossas unidades de saúde baseados nas instruções do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, e do nosso Departamento de Atenção Primária. Se a mulher estiver com algum sintoma suspeito de Covid-19, orientamos que ela fique em casa e, posteriormente, faça o preventivo. Saúde é prioridade da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e o cuidado não pode parar”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Conforme Magaldi, o enfoque da educação nesse período de pandemia será o uso de preservativos, para diminuir a transmissão do HPV, a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, a coleta do preventivo e o encaminhamento correto para o serviço de referência do câncer, que em Manaus possui duas unidades municipais: as policlínicas Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e Doutor Antônio Comte Telles, no São José Operário, zona Leste.

Em números

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em nível de ocorrências. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o Estado, no ano de 2020, são de 700 casos novos de câncer do colo do útero, com 580 casos apenas no município de Manaus. Em relação ao câncer de mama, a estimativa é de 380 novos casos para o mesmo período.

Para fazer frente a essas doenças, no ano de 2019, as unidades de saúde da Semsa realizaram 87.631 exames preventivos para câncer do colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, e 95.303 mamografias, na faixa etária de 50 a 69 anos.

Em 2020, por ocasião da pandemia da Covid-19, que impõe a necessidade de distanciamento social, o Instituto Nacional de Câncer orientou a suspensão, desde março, das ações de rastreio organizado. Entretanto, o município de Manaus mantém apenas o rastreio oportuno, ou seja, os exames são oferecidos à mulher que comparece à UBS para outros tipos de atendimento e, caso se encaixe nos critérios para realização do exame, o mesmo é realizado ou agendado de acordo com a disponibilidade da usuária.

Webconferência

Nesta quarta-feira (30), uma webconferência abordou os cânceres de mama e de colo uterino – os dois tipos da doença que mais atingem as mulheres brasileiras. O evento virtual contou com a participação das enfermeiras Francisca Sonja Ale Girão, gerente da Rede Cegonha, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e Lúcia Marques de Freitas, da Coordenação de Saúde da Mulher.

A enfermeira Lúcia Marques de Freitas, da Coordenação de Saúde da Mulher do Departamento de Atenção Primária (DAP/Semsa), destaca os direcionamentos em relação ao exame preventivo do câncer do colo do útero. “É importante avaliar como está a situação do preventivo dela. Se ela fez nos últimos dois anos e estiver tudo ok, então este ano ela não vai fazer. Se ela fez só um, e agora está buscando mais uma atualização, aí ela precisa fazer. E a atenção precisa ser redobrada em relação à mulher que nunca fez o preventivo”, explica.

Na ocasião, foi apresentada a situação atual do combate ao câncer de mama e do colo uterino em Manaus. O evento on-line também contou com a participação da médica Ione Brum, diretora da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que abordou sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças abordadas.

 

*Com informações de assessoria/Semsa

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Capitão Carpê concede sua primeira entrevista após ter sido eleito vereador

Avatar

Publicado

em

Após ter sido eleito vereador de Manaus, o capitão da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Carpegiane Andrade (Republicanos), falou pela primeira vez com a imprensa na tarde desta terça-feira (24). Durante a entrevista concedida para o Jornal do Comércio, Carpê ressaltou que o compromisso dele como vereador não será com a prefeitura, e sim com a população.

“É preciso valorizar o voto de confiança da população, e isso é algo muito importante. Conseguimos fazer com que quase 9 mil pessoas acreditassem no nosso projeto. Meu compromisso não será com prefeito A, B ou C, mas com a população que acreditou em mim”, declarou o parlamentar.

No decorrer da conversa, o capitão da PM também falou sobre o seu compromisso com a Segurança Pública, e disse que vai brigar para criar uma comissão a fim de discutir essa temática. “Fui o único policial militar eleito, portanto, irei lutar para criar uma comissão de Segurança Pública Municipal para que tenhamos mais voz e autonomia para trabalhar em cima desse tema”, afirmou Carpê.

Foto: Divulgação

O vereador eleito comentou, ainda, sobre os motivos que o levaram a buscar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ele também elencou a falta de representatividade como o principal.

“Há 25 anos, desde quando cheguei em Manaus, moro no bairro da Compensa e sei da realidade daquele povo e de vários outros bairros da nossa cidade. Sei da falta de estrutura, de educação de qualidade, de saneamento básico, de segurança pública, de investimento no esporte e na cultura. Por todos esses motivos, nunca me senti representado. E como vereador, poderei ser a voz que dará representatividade à população que necessita do olhar do poder público”, salientou Carpê.

Vereador eleito

O capitão da Polícia Militar, Carpê Andrade, foi eleito o 4º vereador mais votado em Manaus nas eleições municipais realizadas no dia 15 de novembro.

Após 11 anos servindo a população como policial militar, Carpê ingressa a partir de 1º de janeiro de 2021 na Câmara Municipal, carregando consigo a confiança de quase 9 mil eleitores que acreditaram na sua proposta de renovação.

Capitão Carpê e a equipe do Jornal do Comércio. (Foto: Divulgação)

 

*Edição e revisão: Narel Desiree

*Com informações de assessoria de imprensa

Continue lendo

Destaque

Morre aos 69 anos o jornalista e apresentador Fernando Vannucci

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). Vannucci deixa quatro filhos.

Segundo Fernandinho Vannucci, filho do apresentador, na manhã desta terça, ele passou mal em casa e foi levado para o hospital.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Barueri, Vannucci foi levado ao Pronto-Socorro central da cidade, onde morreu.

No ano passado, Vannucci sofreu um infarto e ficou internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde passou por uma angioplastia coronária. Ele chegou a colocar um marcapasso.

Nascido em Uberaba, Vannucci começou a trabalhar em rádio ainda adolescente. Na década de 70, entrou na TV Globo, em Minas Gerais, e depois foi transferido para a Globo do Rio de Janeiro. Na emissora, apresentou jornais como o Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Gols do Fantástico, entre outros.

Na passagem pela Globo, Fernando Vannucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998 e ficou marcado pela criação do bordão “Alô, você!”.

Ele também trabalhou em TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV. Desde 2014, ele atuava como editor de esportes na Rede Brasil de Televisão.

Continue lendo

Destaque

David reafirma compromisso de fazer administração inclusiva

Avatar

Publicado

em

Por

Depois de manifestar, mais uma vez, o seu repúdio aos ataques que vem sofrendo por meio das fakes news e lembrar que o governador Wilson Lima (PSC/AM) foi uma criação de Amazonino Mendes (Podemos), o líder das pesquisas no segundo da corrida pela Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), reafirmou, na manhã desta terça-feira (24), o compromisso de ser o prefeito de todos e de realizar, com o seu vice, Marcos Rotta (DEM), uma administração inclusiva, sem distinção de raça, credo ou religião.

“Quero ser o prefeito de quem votou em mim e de quem não votou. Quero ser o prefeito de todas as crenças, raças e religiões. Quero ser o prefeito da cultura, do esporte, do lazer, das ações sociais, do trato e da atenção especial para com as pessoas. O nosso compromisso é com o povo, é com a promoção da melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou.

Otimista e confiante diante dos resultados das pesquisas sobre intenção de votos nesse segundo turno, David Almeida fez questão de destacar que “a geração de caciques vai ficar para a história. “A população cansou de ser usada, anseia por mudanças e quer uma Manaus melhor para seus filhos e netos. Os caciques estão desesperados diante da derrota. As mesmas mentiras usadas em 2018 contra mim, eles querem usar agora, mas a população abriu os olhos e já não acredita nessas manobras colocadas em prática por pessoas sem escrúpulos”, disse ele.

O candidato da coligação “Avante Manaus” também fez questão de ressaltar que a gestão David Almeida e Marcos Rotta vai trabalhar priorizando ações na área social, porque um dos seus compromissos é cuidar das pessoas e colocar em prática ações e programas destinados a assegurar a quem mais precisa segurança alimentar, o acesso à saúde, à educação, ao saneamento básico, à habitação, a um transporte coletivo digno e mais segurança.

“A população está cansada de promessas não cumpridas e já condenou aqueles candidatos que insistem em utilizar mentiras para confundir, para iludir, para tirar proveito em causa própria. A mentira não é mais forte que a verdade, e o que nós estamos vendo nessas eleições é o bem vencendo o mal, as velhas práticas usadas pelos caciques”, afirmou David Almeida.

David disse, ainda, que a partir de janeiro de 2021 vai começar a colocar em prática todos os compromissos assumidos ao longo da campanha política, “olhar para frente”, buscando as melhores soluções para os problemas existentes e discutir com a população as principais prioridades da nova gestão. “O nosso compromisso é com a população, e nós vamos buscar as parcerias que se fizerem necessárias com os governos federal e estadual, para viabilizar a execução de projetos prioritários, destinados a garantir melhor qualidade de vida a todos”, disse ele.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus