Conecte-se conosco

Cidades

Capitão Carpê Andrade reúne a sociedade em mobilização contra o suicídio, em Manaus

Avatar

Publicado

em

Manaus – Na tarde de ontem (17), deu-se início a mobilização social Ainda Não É Sua Última Viagem, organizada pelo Capitão Carpê Andrade, e que continuará na tarde de hoje (18) e se encerrará amanhã (19), no início da Ponte Jornalista Phelippe Daou, na Av. Cel. Cyrillo Neves, bairro Compensa – zona oeste da cidade.

Contando com a colaboração da sua equipe e ajuda de familiares e amigos, o Capitão Carpê Andrade busca alertar a sociedade para o alto índice de tentativas de suicídio e mesmo suicídios que vêm acontecendo no trajeto da ponte, que infelizmente deixou de ser apenas mais um lugar para caminhadas e passeios, e passou a ser um local visado por aqueles que sofrem com problemas relacionados à depressão, e tentam tirar a própria vida se atirando da mesma.

Equipe do Cap Carpê Andrade fazendo abordagem e panfletando na Av. Cel. Cyrillo NevesManaus – AM . (Foto: Ítalo Sena)

A mobilização também conta com o apoio da 8ª Cicom, que estará presente durante os três dias de evento, contribuindo para que essa mensagem possa ser compartilhada com toda a sociedade amazonense.

“Os guerreiros da 8ª Cicom vêm atendendo ocorrências praticamente todos os dias relacionadas à tentativas de suicídio, e infelizmente tivemos recentemente o caso do jovem que parou seu carro no meio da ponte e se jogou da mesma, sendo que até agora seu corpo não foi encontrado, então, a gente espera que a sociedade em geral tenha um pouco mais de sensibilidade, e possam tentar identificar àquela pessoa que está passando por esse tipo de problema, que muitas vezes está ao nosso lado e não percebemos” Enfatiza o Capitão Carpê.

Guerreiros da 8º Cicom dando apoio ao evento. (Foto: Ricardo Balby)

Durante os três dias de ação, serão feitas abordagens e panfletagens em torno da ponte, com objetivo de transmitir a mensagem principal e tema da ação, ou seja, “Ainda não é sua última viagem”. Também serão feitas abordagens no percurso da ponte, com equipes divididas dos dois lados da ponte em pontos estratégicos, com o objetivo de tentar identificar algum transeunte que possa estar passando por dificuldades ou mesmo esteja precisando de ajuda naquele momento.

Além das abordagens e panfletagens em torno da ponte, ação também contará com palestras realizadas por profissionais da área de saúde, Psicólogos, Pastores, Padres e testemunhos de pessoas que já enfrentaram esse drama.

Segundo o Psicanalista e Teólogo Elias Moura Ferreira “Muitas vezes existe aquele famoso julgamento de que a depressão é frescura, ou de que quem quer fazer um ato contra sim próprio, vai lá e faz, não precisa de aviso! E não é bem assim, uma pessoa que sofre de depressão precisa acima de tudo ser ouvida, elas precisam desabafar e se expressar, pois vivem como se tivessem um grito preso no silêncio, por isso, procure ouvir e dar atenção, muitas vezes é apenas disso que uma pessoa passando por depressão precisa, ou seja, ser ouvida.”

O Capitão Carpê Andrade pretende realizar novas mobilizações voltadas para esse tema, pois essa primeira mobilização social de apenas três dias é apenas o começo, mas o seu trabalho junto com os guerreiros da 8º Cicom continuará todos os dias, e ele encerra dizendo:

“O objetivo principal da campanha é chamar a atenção da população e da comunidade para esse problema, acima de tudo para que as autoridades tomem providências em relação a isso, pois não é um problema de segurança pública, é um problema do Estado, e a gente espera que se coloque uma base de apoio psicológico aqui, para que possa ser feito um acompanhamento e atendimento às pessoas, e que esse quadro mude o quanto antes!”

Cap. Carpê Andrade alertando sobre a prevenção contra o suicídio para os usuários do transporte coletivo que atravessam a ponte todos os dias para os seus municípios. (Foto: Ricardo Balby)

O Capitão também aproveita para convidar toda a sociedade a participar desse movimento social que continua hoje e vai até o dia de amanhã.

Programação

Dia 17: Abertura da Mobilização com o tema: Mobilizar é Preciso,  onde foram feitas palestras, abordagens e panfletagens nas adjacências e comunidade em torno da ponte sobre o Rio Negro, com início às 17:30hrs até às 19:30hs.

Dia 18: Abordagem e panfletagem no decorrer da ponte, com equipes divididas para o corpo a corpo, com início às 17:30hs, sem horário para o término.

Dia 19: Abordagem e panfletagem no decorrer da ponte com equipes divididas para o corpo a corpo, com início às 17:30hs, sem o horário para o término.

Foto: Ítalo Sena

Faça parte você também, participe!

Continue lendo
Propaganda
1 Comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    Yan Mesquita

    21/05/2019 a 15:16

    Muito Bom o projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motorista morre em colisão de carro contra poste em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Um motorista morreu ao colidir um carro contra um poste de iluminação na manhã desta segunda-feira (7) na Avenida Mário Ipiranga, zona Centro-Sul de Manaus. Duas pessoas estavam no veículo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo subiu na calçada da pista, colidiu com o poste e pegou fogo.

O acidente ocorreu por volta das 7 horas. O carro de passeio seguia, de acordo com os Bombeiros, em alta velocidade.

O impacto da batida foi tão violento que as peças do automóvel foram arremessadas há cerca de 20 metros de distância do local do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista ainda chegou a ser atendido por médicos que passavam pelo local, mas não resistiu.

Fonte: G1 Amazonas

Continue lendo

Amazonas

Setembro Amarelo: ações de combate ao suicídio crescem no AM

Avatar

Publicado

em

Por

Ação marca início da campanha no AM - Foto: Raine Luiz/Sejusc

Nessa sexta-feira (4), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou a campanha “Deixe a Vida Florescer”, que será marcada por ações de conscientização a serem realizadas na conhecida ponte Rio Negro. (mais…)

Continue lendo

Cidades

Projeto ‘Cinema no Bairro’ retorna neste sábado com exibição de filmes gratuita; confira

Avatar

Publicado

em

Por

Projeto visa proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus - Foto: © Divulgação

Com o objetivo de proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus, o projeto sociocultural Cinema no Bairro estará retornando neste sábado (5), em prol do feriado local que comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província, para integrar toda a comunidade. O evento é gratuito e, neste fim de semana, acontecerá na Praça do Leme, que fica localizada na rua da Estanave, bairro Compensa 3, zona oeste da capital. (mais…)

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus