Conecte-se conosco

Destaque

Caso Silvanilde: perito vê indícios de que assassino supostamente conhecia vítima

Publicado

em

Silvanilde Ferreira Veiga conhecia a pessoa que acabou a assassinando a golpes de faca em condomínio residencial de luxo no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Isso é o que presume o perito criminal Ricardo Grana, do Instituto de Criminalista do Amazonas, sendo ele o primeiro perito a chegar no local do crime ainda na madruga de domingo. Em entrevista ao programa Alerta Amazonas, com o apresentador Sikêra Jr, da TV A CRÍTICA, ele afirma que a cena do crime, bem como os demais indícios do crime, leva a crer que a vítima e o criminoso – ainda desconhecido – se conheciam.

“Pode-se presumir que sim [que Silvanilde conhecia o assassino]. A investigação que ainda vai determinar isso daí, mas pela ausência de arrombamento e luta, presumimos que seja alguém conhecido”, afirma o perito.

De acordo com o profissional, além de não haver sinais de furto, arrombamento, nem de luta corporal, toda a ação ocorreu apenas em um cômodo da casa.

“A dinâmica das manchas de crime não nos permite dizer que ela se deslocou. Foi tudo no mesmo local, talvez ela tenha tentado fugir antes, mas realmente não dá para dizer. Só podemos dizer que não houve uma luta”, ressalta.

“Por se tratar de um golpe de arma branca, no pescoço, onde acaba tendo muito sangue o que nos faz esperar que tenha muito sangue pela casa e não foi o caso. Procuramos bastante por manchas de sangue e marcas de luta do local, mas só tinha ali próximo da vítima. Procuramos também identificar o deslocamento do assassino, principalmente para sair do local, mas nós não conseguimos observar isso. Foi ação rápida e ele logo se evadiu do local”, relata o profissional.

De acordo com o perito, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Amazonas (TRT-AM) foi atingida com 12 golpes de faca na parte da lateral direita do pescoço, além de tido atingida por outra facada na parte da frente do pescoço. Perto dela, foram encontradas duas facas: uma parecida com um punhal e outra serrilhada.

Ainda segundo Ricardo Grana, a equipe de perícia não teve acesso as mensagens enviadas pela servidora para a filha, mas ele acredita que tais mensagens devem ter sido enviadas pouco antes do crime.

“Se houve [o envio da mensagem] foi logo antes dela receber os golpes, porque não tem condição dela ter recebido os golpes e ainda ter pedido socorro”, enfatiza o perito criminal.

Com informações: A Crítica

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Amazonas

Candidato a deputado estadual, Capitão Carpê é o vereador mais produtivo de Manaus

Publicado

em

Por

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) é o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o maior número de proposições apresentadas na atual legislatura. Até esta quinta-feira (18), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – site que registra as ações dos parlamentares – havia registrado 3.131 ações do mandato do capitão da PM, contra 2.913 do segundo colocado e 2.753 do terceiro.

As ações compreendem projetos de lei, requerimentos, indicações, moções, emendas, projetos de lei complementar e projeto de decreto legislativo.

Desde o início do seu mandato, Capitão Carpê realiza atendimentos por meio do seu gabinete externo localizado na Vila Marinho (Compensa), onde são recebidas demandas de manutenção e denúncias da cidade. A criação de um gabinete externo foi uma das formas, segundo o vereador, de manter o contato com a população.

“Assim que me tornei vereador assumi um compromisso com a população de estar sempre próximo ouvindo as necessidades do povo. Esse marco é apenas um reconhecimento de todo o trabalho que estamos fazendo por Manaus” comentou.

Candidatura

Ao falar de seu mandato, Carpê também enfatizou que ter alcançado essa posição nada tem a ver com sua candidatura, mas com o compromisso de trabalhar e honrar os votos recebidos para vereador em 2020.

O vereador atualmente concorre ao cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Sua candidatura se apresenta sobretudo para representar pautas que são criticas para a sociedade amazonense, destacando: segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento regional, social e de desporto.

Continue lendo

Destaque

Começa julgamento de acusado de matar adolescente de 17 anos, no Centro de Manaus, em 2019

Publicado

em

Por

O julgamento de Michael Saboia de Souza Xavier, acusado de matar Heloísa Medeiros da Silva, de 17 anos, no Centro de Manaus, começou nesta quinta-feira (18). O assassinato ocorreu em dezembro de 2019. O réu responde pelos crimes de feminicídio ocultação de cadáver.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus começou o julgamento às 10h desta quinta. O número do processo é 0671090-67.2019.8.04.0001.

O julgamento, que está sendo presidido pela juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, integra a programação da Semana Justiça pela Paz em Casa.

A promotora de justiça Clarissa Moraes Brito está representando o Ministério Público, com assistência da defensora pública Aline de Azevedo. O advogado Fabiano Cortez de Negreiros está atuando na defesa do réu.

Conforme o TJAM, foram convocadas oito testemunhas, entre acusação e defesa. A primeira testemunha é a delegada de polícia Cristiane Raquel Perimazze, plantonista da Delegacia de Homicídio no dia do crime e que atendeu a ocorrência.

O crime

De acordo com os autos, Heloísa Medeiros da Silva foi encontrada morta no dia 15 de dezembro de 2019, mas a perícia apontou que a morte dela ocorreu entre os dias 13 e 14.

As investigações mostraram que a vítima e o acusado se encontraram no dia 12 daquele mês, em um bar. Depois, eles seguiram para a residência da avó dele, situada na Rua Miranda Leão, no Centro de Manaus, local onde o corpo de Heloísa foi encontrado.

Segundo a perícia, a morte de Heloísa foi provocada por asfixia decorrente de ação contundente que gerou trauma na região raquimedular.

Suspeito do crime, Michel chegou a passar um período foragido, até ser preso, no Estado do Maranhão. Mas foi capturado e transferido para Manaus.

Nesta quinta, o TJAM listou os crimes pelos quais o homem responde. “O réu foi pronunciado pela Justiça como incurso nas sanções do art. 121 (matar alguém), parágrafo 2.º, incisos III (por asfixia) e VI (crime contra a mulher por razões da condição de sexo feminino), combinado com o parágrafo 2.º-A, inciso II (menosprezo ou discriminação à condição de mulher) e art. 211 (ocultação de cadáver), todos do Código Penal Brasileiro”, informou o tribunal.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Cultura e Entretenimento

UniNorte promove a Sensibilização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Publicado

em

Por

O maior centro universitário do Norte (UniNorte) promoverá a Sensibilização da Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla no período de 22 a 26 de agosto na unidade Djalma Batista.

O evento tem como objetivo, falar sobre a deficiência, os direitos, a saúde, a inclusão social e as possibilidades nas esferas das artes plásticas, dança e esporte.

A exposição Fotográfica: “ O olhar de quem não é visto”, com a curadoria de Claudia Higuchi estará sendo exposta no evento.

A mostra é baseada em 20 imagens que demonstram o olhar de 10 alunos deficientes que participaram da Oficina de Fotografia exclusivamente para deficientes, um projeto contemplado pelo Prêmio Amazonas Criativo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas a comunidade.

Local: UniNorte – Unidade Djalma Batista
Av Djalma Batista, 122

 

Cronograma

22/08 Palestra: Superando Barreiras. Conhecer para incluir Socorro Gil e Paulo Lamego
23/08 Palestra: Os desafios da Inclusão e os direitos das pessoas com deficiência Polyana Milena Barros Navegante
24/08 Palestra: Incluindo e ampliando os cuidados odontológicos nas pessoas com deficiência: a realidade da UEA.

Palestra: APADAM ( Associação de Pais e Amigos do Down do Amazonas)

Eliane Aranha

 

 

 

Omar Maia

 

25/08 Palestra: Inclusão e Acessibilidade – Uma reflexão: Temos e sabemos?

 

Palestra: Conhecer para Incluir: reflexão sobre a responsabilidade social universitária

 Ana Emília Guedes

 

 

Gilmara Araujo

26/08 Palestra e Apresentação: Balé inclusivo

Palestra e Apresentação: Parajiujitsu desportivo

Palestra e Apresentação: Dança Folclórica (Grupo AFULA)

Luana Lopes

Jonathas Machado

Dante Ferreira

 
22 a 26/08 Exposição Fotográfica: “O Olhar de quem não é visto” Curadoria de Claudia Higuchi
22 a 26/08 Exposição das obras de Henrique Figueira Artista Plástico Autista

 

  Exposição das obras de Wupi Dias Artista Plástico

 

 

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2022 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus