Conecte-se conosco

Artigos

Comprei na Internet, e me arrependi

Avatar

Publicado

em

Ao adquirir algum produto fora do estabelecimento comercial ( por telefone, internet, em domicilio etc.) o consumidor tem o prazo de 7 dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou da assinatura do contrato para a desistência.

A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto.

A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

O artigo 49 do Código de defesa do Consumidor dispõe que:

“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

Para exigir o direito de arrependimento, o consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor. Pode ser: uma carta com  aviso de recebimento,  através de e-mail, e se for por telefone, guardar o numero do  protocolo de atendimento.

 

HELENA MARIA VITAL DE MELO é Advogada, OAB/AM No 14.031 e Membro da Comissão do Direito do Consumidor

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

Ego

Avatar

Publicado

em

Por

POR ELIAS MOURA

Para Freud, o ego é parte da personalidade que media as demandas do id superego. O ego nos impede de agir em nossos impulsos básicos (criados pelo ID), mas também trabalha para alcançar um equilíbrio com os nossos padrões morais e idealistas (criados pelo superego).

Em se falando do EGO, o ser humano está vivendo umas das suas piores fases desde a fundação do mundo, o que é mais interessante que não podemos deixar de citar a Bíblia Sagrada. Ela Está se concretizando quando em Timóteo capítulo 2 Tm 3.3-5 diz?

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

Deixo você tirar suas próprias conclusões, sem tentar lhe induzir num metanoia direta. O ser humano está doente, do corpo e da alma, do espírito não, porque ele é forte (Mt 26.51).
O homem não está apenas destruindo a si mesmo, mas também a natureza, e isso acontece há milênios. E daqui a um tempo estaremos chegando ao 3º milênio e como estará a vida daqueles que alcançarem?

Certa vez eu li uma frase em inglês que dizia:

E eu a traduzi assim:

“EGO uma palavra de 3 letras, mas que pode destruir uma palavra de 14  letras, chamada RELACIONAMENTO”.

 E pode ter certeza que famílias estão se dissipando por causa do EGOISMO e NARCISISMO e eles andam juntos e ainda de mãos dadas!

As pessoas estão preocupadas com elas mesmas que acabam se tornando “…amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus…”

Espero que depois de ler este pequeno artigo, fique pensativo sobre você mesmo. Estamos vivendo a era do SELF que do inglês significa EU MESMO. Pare de viver para você mesmo, não seja EGOISTA com os outros, compartilhe um pouco de você para com os outros. Para compreender e avaliar a natureza do homem, Freud parte do comportamento mental e suas perturbações ocasionadas pelo impulso instintivo que pode, segundo ele, originar o caráter de sintoma normal ou patológico. Para explicar a vida mental e as causas do mal-estar do indivíduo, Freud analisa a evolução da cultura, religião e dos fenômenos sociais. Por agora, tencionamos estudar sobre o conceito moral do amar o próximo como a si mesmo, para desvelar qual a relação entre amar a si mesmo e amar o outro na mesma intensidade, considerando que o amor é instintivo e remonta à origem da vida, um processo de evolução que molda a personalidade individual.

Zygmunt Bauman fala do AMOR LÍQUIDO devido ao EGOISMO,  mas vou trazer um outro artigo falando sobre esse tipo de amor, aguarde.

Deixo para sua meditação um frase de Jesus que disse uma palavra chave, e é valido como mandamento para todo ser humano de fé cristã: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos.” João 13.34,35

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo

Continue lendo

Artigos

Unidos pelo mesmo ideal, separados por ideologias

Avatar

Publicado

em

Como é do conhecimento de todos, novamente tive mais um perfil derrubado no Instagram, que me fará recomeçar do zero novamente, da mesma forma que foi com minha antiga página. O mais engraçado é que as violações que sofro nas postagens, são sempre denúncias de pessoas que se sentem ofendidas pelo simples fato de eu falar o que a maioria pensa e queria expor, mas que não podem bater de frente, como eu posso! Mesmo pagando um preço alto.

Começar do zero já é algo natural para mim desde cedo, superar as adversidades que já enfrentei na vida só me tornaram cada vez mais forte, por isso, qualquer queda ou ataque contra mim, já não me causa dor, muito pelo contrário, só me deixa mais forte e convicto daquilo que eu quero.

Quando digo que somos unidos pelo mesmo ideal, e separados por ideologias, muitos podem dizer que é contraditório, mas pensem comigo:

Ideal: Algo ou metas de projetos no qual as pessoas procuram alcançar e realizar.

Ideologia: é a ciência que trata da formação das ideias e da sua origem; conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica; sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.

Eu tenho minhas METAS! E acima de tudo tenho vários amigos seguidores que compartilham dos meus projetos, e entendem minhas lutas, assim como também existem muitos “produtos” criados  em sistemas de ideais fechadas, e que por mais que você tente mostrar a luz no final do túnel, esses “produtos” sempre vão dizer que a luz vai entrar pelo túnel a qualquer momento, basta esperar…Muitas vezes o medo de se encontrar, faz a pessoa morrer sem se conhecer!

Esses últimos dias foram tensos demais, passei pela cirurgia que vai me deixar um bom tempo de molho, com dificuldades de alimentação e outros cuidados, mas EU quis enfrentar tudo isso, então tenho que esperar, agora quanto a esses ataques constantes nas minhas redes sociais, tá tranquilo! Eu gosto de deixar o inimigo sempre por perto, e aproveitando que estou com mais tempo para mim mesmo, aproveito para colocar a leitura em dia, e lendo novamente a “Arte da Guerra” de Sun Tzu, gravo um trecho que representa todo esse ataque constante, que é o seguinte:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Então vamos lá recomeçar do zero mais uma vez…

Carpê Andrade é Capitão da Policia Militar do Amazonas

Continue lendo

Artigos

De volta ao lar, missão cumprida!

Avatar

Publicado

em

É muito bom comemorar o aniversário de Manaus estando de volta, após ter passado 2 meses em Humaitá-AM, cidade linda que me acolheu super bem, e onde fiz e construí grandes amizades e aprendi muita coisa. Principalmente sobre a solidão…Pois pela primeira vez na vida havia passado tanto tempo longe da minha família, longe dos meus amigos e dos meus filhos…Foi difícil, vocês não imaginam o quanto foi difícil!

MISSÃO DADA, É MISSÃO CUMPRIDA!

Procurei enfrentar esse novo desafio da mesma maneira que sempre enfrentei todos os desafios da minha vida, foi assim que busquei ocupar a mente, batalhando diariamente ao lado dos meus novos irmãos de farda, conhecendo novas pessoas, aprendendo a conviver com um novo estilo de vida bem diferente da capital. Encontrei uma paz que realmente estava me fazendo falta, deu tempo de refletir sobre muitas outras coisas, e no final, até agradeci por ter tido essa experiência, pois serviu como uma grande lição de vida e aprendizado profissional, muito obrigado Humaitá por ter me proporcionado essa PAZ!

Deus nunca nos dá um fardo maior do que podemos suportar, eu sempre acreditei nisso, e por isso, segui em frente fazendo meu trabalho da melhor maneira possível, pensando unicamente em cumprir mais uma missão na vida, como todas as outras missões e desafios que venho enfrentando desde que cheguei à Manaus.

Agradeço todo carinho do povo de Humaitá, que tanto bem me fez, na verdade eu estava realmente precisando de um tempo para refletir, Deus sabia disso e me deu essa missão, que no começo confesso que achei injusto, mas tudo é no tempo de Deus e não no nosso, e se foi de sua vontade que eu partisse, logicamente foi da sua vontade que eu retornasse, pois só ele tem o melhor para cada um de nós!

Retorno à Manaus, e chego em uma semana marcada por um final de semana sangrento de guerras entre fações, acidentes graves, polêmicas e crimes envolvendo nomes de políticos, e na minha maior luta, ou seja, contra a depressão e o suicídio de pessoas se atirando da ponte, chego já sabendo de nove tentativas e uma vítima. É triste ver como minha cidade está perdendo o controle, mas tenho certeza que eu posso ajudar a recuperar esse controle, pois Segurança Pública é minha vida, lidar com a bandidagem é minha profissão, cobrar das autoridades competentes é meu estilo, e salvar pessoas é minha MISSÃO!

Hoje minha querida cidade está completando 350 anos, e tenho toda a certeza que posso fazer a diferença nessa bela cidade, juntamente com todos os meus companheiros de farda, pois tudo que fazemos é pelo bem da nossa cidade!

Aproveito para agradecer minha querida Humaitá, Princesa do Madeira e Berço Intelectual do Amazonas, pode acreditar que voltarei sempre para visitar, passear e quem sabe um dia passar mais tempo, pois tudo é no tempo de Deus!

Carpegiane Andrade é Capitão da Policia Militar do Amazonas.

 

 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas