Conecte-se conosco

Contos e Lendas Urbanas

Contos e Lendas Urbanas: A menina sem nome

Avatar

Publicado

em

Essa lenda é relacionada a uma criança, que foi estuprada e morta em uma praia do Recife. Segundo a história, a menina foi encontrada por um pescador, mas a sua identidade nunca foi descoberta.

Apesar da mídia divulgar o caso, nenhum familiar da garota apareceu para reconhecer o corpo. A menina foi sepultada como indigente, numa cova comum em 22 de Julho de 1970. Uma funerária se sensibilizou com o caso e patrocinou o enterro da criança.

Dois anos após o caso, a menina foi desenterrada e o corpo encontrava-se intacto, o que fez a garotinha ser considerada uma santa católica popular (que não é considerada santa pela igreja). Muitos populares iam até o túmulo e consideram o local de devoção.

Na capital de Pernambuco, ela já é considerada realmente uma santa. A lenda ainda cita muitos pedidos que foram atendidos, mas toda a lenda tem um lado cabuloso. Milagres à parte, dizem que a menina sem nome vive assombrando quem anda de carro à noite em Recife. Ela passa no meio da rua e os carros acabam sofrendo acidentes tentando desviar da criança.

Fonte: Gazeta On Line

 

 

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contos e Lendas Urbanas

Lançamento Penalux: Mês do Halloween – a hora e a vez dos contos de assombro

Avatar

Publicado

em

Por

Reza a lenda que, na noite de 31 outubro, uma porta entre os mundos dos vivos e dos mortos se abre para os que flertam com o desconhecido.

Você acredita nisso?

Pelo menos era essa a crença difundida séculos atrás  pela tradição celta, de onde surgiu o famoso dia do Halloween, que hoje é celebrado nos quatros cantos do planeta.

Sendo, portanto, uma data de abertura para o sobrenatural, esse dia – e por que não todo o mês de outubro? – é marcado pela atmosfera de terror.

Embarcando nesse clima arrepiante, a Editora Penalux acaba de lançar sua mais recente tradução, o livro “Quinteto de assombros: cinco histórias de fantasmas”, com a excelente tradução do escritor Chico Lopes.

A obra reúne contos de um quinteto clássico de autores que são referências quando o assunto é terror. São eles: Algernon Blackwood, Amelia B. Edwards, Edgar Allan Poe, E. F. Benson e Washington Irving.

Com apresentação assinada pelo ator e crítico Rodrigo Emanoel Fernandes – ensaio esclarecedor sobre o fascínio exercido pelas histórias de fantasmas – o livro também conta com texto de orelha do escritor Luiz Roberto Guedes e revisão do contista e ensaísta Marcos Vinícius Almeida.

Os leitores que gostam de contos assombrosos – e mesmo aqueles que simplesmente apreciam uma boa literatura – vão encontrar neste livro uma ótima leitura para preencher a temática macabra deste mês do Dia das Bruxas.

Abaixo, conheça um pouco sobre cada história do livro.

Mantendo a promessa, Algernon Blackwood: Marriot, um jovem estudante, empenhado em passar em um exame, recebe uma inesperada e misteriosa visita, no meio de uma noite chuvosa. A medida que o conto avança, Marriot começa a desconfiar de que há algo estranho, e talvez sobrenatural, na curiosa figura que adentrou seu quarto. Entre a alucinação e o assombro, o jovem reencontra seu passado.

A carruagem fantasmaAmelia B. Edwards: Em A carruagem fantasma, um caçador relata uma história real, que lhe ocorreu vinte anos atrás. Depois de se perder na neve, e passar por uma inóspita cabana isolada, com estranhos moradores, esse caçador perdido, que deseja apenas voltar para casa e reencontrar sua amada esposa, terá um encontro inesperado com horror.

Os fatos sobre o caso do Sr. ValdemarEdgar Allan Poe: Nesse típico Poe, um cientista relata um estranho experimento de hipnose em homem à beira da morte. O contraste entre o tom objetivo do relato, e os fatos assustadores que se seguem, criam um efeito surpreendente, e terrivelmente assustador.

A confissão de Charles LinkworthE. F. Benson: Dr. Teesdale, médico estudioso de fenômenos paranormais, depois de presenciar a execução de um criminoso que assassinara a própria mãe, começa a sentir uma estranha presença na prisão onde trabalha. A medida que a história avança, essa presença atormentada tenta fazer contato e se libertar de sua agonia.

A aventura do estudante alemãoWashington Irving: Durante a Revolução Francesa, um jovem e solitário estudante alemão se apaixona por uma bela mulher e a leva para casa. Ao amanhecer, uma grande surpresa o aguarda.

SERVIÇOS: “Quinteto de assombros: cinco de histórias de fantasmas”, coletânea de contos de autores clássicos (Trad.: Chico Lopes) – 108 pág (Editora Penalux, 2019) – R$ 38,00.

Disponível em:

https://www.editorapenalux.com.br/loja/quinteto-de-assombros-cinco-historias-de-fantasmas

Continue lendo

Contos e Lendas Urbanas

O interior e suas criaturas bizarras: a lenda de Matinta Perera

Avatar

Publicado

em

Por

Matinta Perera

A Matinta Pereira, também conhecida como Mati-Taperê, é uma personagem do folclore da região norte do Brasil. É representada por uma mulher idosa e assustadora que veste uma roupa escura e velha. A lenda conta que Matinta passa as noites e madrugadas pelas ruas assoviando de forma estridente, amedrontando as pessoas. (mais…)

Continue lendo

Contos e Lendas Urbanas

Mapinguari: a famosa lenda do ‘Monstro da Amazônia’

Avatar

Publicado

em

Por

Mapinguari

O folclore na região amazônica é cheio de histórias sobre encontros com o Mapinguari e, quase em todas as tribos indígenas da Amazônia, há uma palavra para designá-lo. Segundo povos nativos, o Mapinguari seria uma criatura coberta de um longo pelo vermelho que, quando percebe a presença humana, fica de pé e alcança facilmente dois metros de altura. Seus pés são virados ao contrário, suas mãos possuem longas garras e a criatura evita a água, tendo uma pele semelhante a de um jacaré. (mais…)

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus