Conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Covid-19: 10 vacinas estão sendo testadas em humanos; veja a mais adiantada

Avatar

Publicado

em

A parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac representa mais uma etapa da corrida pela vacina contra a Covid-19 no mundo. Entre as 136 candidatas em estudo atualmente, 10 estão em fase clínica, com testes em humanos, e apenas uma já se encontra na fase 3, o momento de testagem maciça. Mesmo com o ritmo acelerado das pesquisas, especialistas preveem que campanhas de vacinação devem ficar para o ano que vem.

Atualmente, três pesquisas – do Reino Unido, da China e dos Estados Unidos – lideram a corrida. Segundo cientistas, uma vacina é considerada mais promissora ou adiantada quando se mostra eficaz em mais etapas dos testes pré-clínicos (animais) e clínicos (humanos). Mas não significa necessariamente que ela seja a mais próxima de ser bem-sucedida.

“Quanto mais vacinas em estágios avançados, melhor. Ela vai ser necessária no mundo todo. Existe muita pressa, mas tudo tem de ser feito de acordo com os protocolos de pesquisa”, afirma a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.

A vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido, está na fase mais avançada das testagens. Ela vai aferir a eficácia em pelo menos 10 mil pessoas a partir do fim deste mês. É o momento decisivo de teste da eficácia.

Matéria completa: Metrópoles https://bit.ly/2MUZoL8
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

1.122 novos casos da Covid-19 são registrados no AM, e total de contaminados passa de 55 mil

Avatar

Publicado

em

Por

O Amazonas diagnosticou mais1.122 casos de Covid-19 nesta última sexta-feira (12). Com o novo boletim, o total de pessoas contaminadas chega a 55.111 no estado, segundo boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Ao todo, 44.447 pessoas já e recuperaram da doença.

Segundo o governo, foram confirmados mais 29 óbitos pela doença, desses 12 ocorridos nas últimas 24 horas e 17 em investigação que tiveram confirmação diagnóstica nesta sexta, elevando para 2.429 o total de mortes.

O boletim aponta, ainda, que 8.235 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas e se encontram internados ou em isolamento domiciliar. São casos confirmados nos últimos 14 dias.

Entre os casos confirmados, há 365 pacientes internados, sendo 221 em leitos clínicos e 144 em UTI.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2YzQbgs

Continue lendo

Amazonas

Pesquisa aponta que Tefé, no AM, tem mais de 40 mil infectados pela Covid-19

Avatar

Publicado

em

Por

Um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas estima que 19,6% da população total de Tefé, no interior do Amazonas, tenha anticorpos para o coronavírus, ou seja, 41 mil dos 210 mil habitantes do município estão ou já estiveram com o novo coronavírus. O estudo é um dos maiores do mundo sobre a extensão da pandemia da Covid-19. De acordo com o Governo do Amazonas, Tefé tem 1.322 casos da doença, mais de 39 mil a menos do que foi levantado durante a pesquisa.

Na pesquisa, Tefé fica atrás somente da cidade de Breves (PA). Lá, a proporção da população que tem ou já teve coronavírus foi estimada em 24,8%, ou seja, cerca de 25 mil dos 103 mil habitantes da cidade estão ou já estiveram infectados.

Financiada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa possui três fases e foi iniciada no dia 14 de maio e realizada em 133 cidades do país, onde pessoas foram entrevistadas e testadas, com a ajuda do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Oficialmente, de acordo com os mais recentes dados do governo, o Amazonas tem mais de 30 mil contaminados, com mais de 1,7 mil mortes pela doença.

De acordo com o levantamento feito no estudo, entre as 133 cidades do país, o segundo resultado mais alto foi observado em no município de Tefé, onde estima-se que 41 mil dos 210 mil habitantes do município estão ou já estiveram com o novo coronavírus. A estimativa é de que 19,6% da população tenha anticorpos para o coronavírus.

Ainda de acordo com o estudo, entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências, três são do Amazonas. Depois de Tefé, Manaus aparece em quinto lugar, com 12,5%, além de Parintins, como o décimo maior índice, com a estimativa de que 5,0% da população já tenha sido contaminada.

Três cidades do AM entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências da Covid-19

  • Tefé – 19,6%
  • Manaus – 12,5%
  • Parintins 5%

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2ZEaXh6

Continue lendo

Amazonas

Mais de 180 detentos do grupo de risco são liberados como medida de prevenção ao Covid-19 no AM

Avatar

Publicado

em

Por

Mais de 180 detentos do sistema prisional do Amazonas foram liberados devido a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como forma de prevenção ao novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os presos liberados são idosos, hipertensos, diabéticos e soropositivos, além de portarem outras comorbidades.

São 122 detentos da capital e 62 do interior. Segundo a SSP, a maioria responde por crimes como tráfico de drogas e roubo.

A recomendação foi tomada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ, no dia 17 de março de 2020. Conforme a SSP-AM, as liberações dos presos acontecem conforme determinações judiciais. Até a sexta-feira (22), 184 detentos do Sistema Prisional do Amazonas foram liberados por determinação da Justiça.

ao todo, 71 detentos tiveram progressão de regime. Como “O semiaberto foi desativado em 2018 por determinação judicial, todos são monitorados com tornozeleira eletrônica”, explica a Seap.

Entre os presos liberados em decorrência à recomendação do CNJ, 54 tiveram liberação mediante alvará de soltura. Até o momento, nenhum interno terá pena extinta apesar das liberações, de acordo com a SSP-AM. A decisão sobre o retorno à prisão após a pandemia cabe à Justiça.

Outros 59 detentos tiveram prisão domiciliar decretada. O uso de tornozeleira eletrônica depende de decisão judicial, segundo a SSP-AM. O monitoramento é feito via satélite e, em caso de descumprimento da medida, o sistema de monitoramento é acionado e serão tomadas as medidas cabíveis.

Com informações: G1 Amazonas https://glo.bo/2ZCUsSE

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus