Musicista multiinstrumentista, compositora, cantora e pesquisadora de música popular. Kely Guimarães vem ganhando notoriedade no cenário local trabalhando suas composições […]

Extremo Norte: Kely Guimarães, a multiinstrumentista dos versos ásperos

Musicista multiinstrumentista, compositora, cantora e pesquisadora de música popular. Kely Guimarães vem ganhando notoriedade no cenário local trabalhando suas composições autorais, profissionalizando sua arte em todos os sentidos, não permitindo que sua obra caia no amadorismo, como infelizmente vem acontecendo com os trabalhos de muitos artistas locais, seja por falta de direcionamento e conhecimento, ou seja por descaso artístico.

Kely Guimarães escreve letras de músicas desde os 11 anos de idade e teve suas primeiras lições musicais aos 16 anos. Integrou as bandas: Allforria (2006/2007) e Bquadro (2008/2013) pela qual lançou em 2012, o Álbum “O tom desta trilha”, participou da 2ª e 3ª edição do Festival Amazonas de Música – FAM no Teatro Amazonas e apresentou-se no Ciclo de debates para o Rio + 20 na cidade do Rio de Janeiro em 2012.

O trabalho da artista é bem eclético, mesmo com forte influência do Rock, do Pop e um leve passeio pela MPB, suas letras batem como um protesto poético pesado,  indo do lírico à fúria, com rimas ásperas sempre dando a sensação de que aquela música está diretamente falando com você, mexendo em feridas que há tempos pareciam sanadas, e esse é o grande diferencial da artista em suas letras, sem contar o seu grande talento como instrumentista, criando harmonias que casam perfeitamente com a mensagem de suas letras, com sua interpretação centrada em um vocal suave, mas que em certos pontos despertam uma agressividade cortante ao extremo.

Vale muito a pena conferir  o trabalho dessa artista nortista, que não tem medo de enfrentar um cenário infelizmente ainda dominado por culturas de outros estados, panelinhas de grupos artísticos, e principalmente pelo escasso público que realmente valoriza os artistas autorais.

A artista já se apresentou em vários festivais importantes na região como: 

Festival SomAS (Parada musical de mulheres) Manaus – AM. Fevereiro de 2018.

Brazilian Fusion – SOMOS – Seul, Coreia do Sul, dez 2016;

9ª Edição do Grito Rock, fev 2016, AM;

10ª edição da Mostra de Música Até o Tucupi 2015 “Respeite as Maninhas”, AM;

9ª edição da Mostra CANÇÃO DA MATA do SESC, 2015, AM;

Mostra Não Competitiva do 4º Festival Amazonas de Música FAM, com o show solo;

“ESSÊNCIA”, 2013, Parintins – AM;

27ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara FECANI onde interpretou “Meu jardim é meu amor próprio”, composição sua com co-autoria de Wallax Costa que levou o prêmio Melhor Música por Voto Popular 2011.

OBRAS

EP Virtual – 2019;

Álbum Crescente 2016;

EP Essência – 2013.

VIDEOCLIPES

Em 2019 lançou o videoclipe de “Cheiro da Natureza Morta”.
Em 2017 lançou o videoclipe de “Um brinde”, filmado em Seoul, Coreia do sul.
Em 2014 lançou o seu primeiro videoclipe “Carnaval não é o ano inteiro!”.
Em 2015 lançou seu segundo videoclipe “Essência”.
Ouça o trabalho de Kely Guimarães:

Deixe um comentário