Home Destaques David Almeida segue líder na oitava pesquisa da iMarketing

David Almeida segue líder na oitava pesquisa da iMarketing

0
0

A oitava pesquisa eleitoral do instituto iMarketing divulgada, nesta segunda-feira (15), mantém o presidente do partido Avante, David Almeida, na liderança na corrida para a Prefeitura de Manaus. Este estudo realizado de 12 a 14 julho, que mostra 15 prováveis nomes para a disputa de 2020, está mantido o cenário aproximado dos últimos levantamentos realizados pela equipe do marketeiro Durango Duarte.

David Almeida chega hidratado nesta pesquisa, com 16,2% da preferência dos eleitores manauaras. Desta vez, sem o nome do senador Eduardo Braga (MDB), o deputado federal do PT, José Ricardo, voltou para o segundo lugar nas intenções de votos, com 14,5% – na anterior Braga apareceu em segundo com 15,6%. O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), também voltou para o terceiro lugar, com 10,5%.

Pela primeira vez na pesquisa da iMarketing estimulada – quando o pesquisador sugere nomes aos entrevistados -, o deputado federal Marcelo Ramos (PL), aparece nesta pesquisa com 9,9% dos votos. Marcelo aparece na frente de Rebecca Garcia (6,8%), Conceição Sampaio (6,7%), Alberto Neto (5,8%) e Luiz Castro (4,9%).

A lista da iMarketing segue com Chico Preto (2,1%), Marcelo Serafim (1,9%), Delegado Plabo (1,8%), Wilker Barreto (1,4%), Felipe Souza (0,9%), Eron Bezerra (0,8%) e Alessandra Campelo (0,8%). Os entrevistados que não votariam em nenhum deles somaram 10,1% e os que não sabiam dizer em quem votariam ficou com 4,9%.

Segundo turno
Nos quatro cenários de segundo turno que a iMarketing construiu, nesta oitava rodada eleitoral, David Almeida também vence os quatro adversários, sempre a cima dos 55 pontos percentuais. No primeiro cenário, contra José Ricardo, David vence com 56,4% da preferência dos votos dos manauaras, contra 43,6% do petista.

No cenário 2, com 55,7% das intenções de voto, David vence Marcos Rotta que aparece com 44,4%. No terceiro cenário, com 40,7% dos votos, Marcelo Ramos perde para David que apresenta o seu maior volume percentual, com 59,3%. Já no quarto, com 58,5% David supera Rebecca Garcia, que no segundo turno somaria 41,5% das intenções de voto, em Manaus.

Percepção
Na avaliação de Durango Duarte sobre a sua última pesquisa, ele aponta que, em razão do atual cenário político local e nacional, o desejo de mudança por nomes novos caiu mais de 20 pontos percentuais, em quatro meses. Saiu de 50,1% para 29,9%. Para ele, essa tendência ajudará os nomes mais conhecidos do cenário.

De acordo com Durango, os desempenhos dos atuais nomes da sua pesquisa estimulada estão associados ao recall que eles herdaram da última eleição. David Almeida, por exemplo, obteve 212 mil votos em Manaus, no primeiro turno das eleições de 2018. David que é ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e foi governador interino do Amazonas em 2017, tem mantido uma agenda movimentada, em Manaus.

Outra avaliação considerada importante por Durango é o fato de que a série história das oito pesquisas da iMarketing mantém as rejeições superiores a 25% para nomes como o do ex-governador Amazonino Mendes, do senador Eduardo Braga, do ex-deputado federal Alfredo Nascimento e do deputado estadual Serafim Corrêa. Ele observa que todos os quatro são ex-prefeitos de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Prefeitura de Tapauá inaugura UBS Fluvial e presta serviços Sociassistênciais em comunidades ribeirinhas

A Prefeitura do município de Tapauá (Distante 565 Km de Manaus), sobre a gestão do prefeit…