Conecte-se conosco

Cidades

Descaso: Distrito de Cacau Pirêra sofre com o abandono do poder público

Publicado

em

Situado a 10 km da capital amazonense, o Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (distante 27 km de Manaus), encontra-se em verdadeiro estado de abandono por parte do poder público. A falta de planejamento urbano tem comprometido a vida dos moradores da localidade. Ruas esburacadas e esgotos a céu aberto, são somente alguns dos diversos problemas enfrentados pela população local.

Em uma das vias, o carro coletor de lixo atolou e por pouco não tomba em cima de uma residência (Foto: Izis Aniê)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, o Cacau Pirêra contava com uma população de cerca de 11 mil habitantes e, desde a época, moradores denunciam o descaso por parte do poder público, que com o tempo, viram os problemas se agravarem. Além do Cacau, outros bairros também convivem com situações semelhantes. Em bairros como o Nova Veneza e Cidade Nova, existem ruas que nem asfaltamento possuem.

A principal rua do Distrito também sofre com os problemas do descaso. Nos períodos de chuva, assim como a maioria das vias do local, fica difícil trafegar, sendo que a pista cheia de buracos aumenta significativamente a ocorrência de acidentes de trânsito. Moradores alegam que em algumas partes da via, os carros só circulam por um lado.

Em uma das ruas, o descaso compromete o tráfego de veículos, especialmente em dias de chuva (Foto: Izis Aniê)

Os residentes reclamam também das condições da feira do Cacau Pirêra, segundo relatos, a área está cheio de lixo e sem a mínima condição de comercializar alimentos.

Moradora há quase dois anos, Izis Aniê, 24, lamentou o atual estado de abandono do Cacau Pirêra e ressaltou ainda que, mesmo quando não residia no Distrito, já ouvia rumores sobre a precariedade do lugar relacionados à infraestrutura.

”As ruas com buraco e lama são só alguns dos clamores, aqui falta o mais básico que qualquer população tem direito. Não há infraestrutura, saneamento básico, iluminação e nenhuma opção de lazer. E como consequência disso, aumenta a marginalidade, prostituição e até a evasão escolar, pois em tempo de chuva, como agora, fica difícil as crianças irem para a escola em ruas intransitáveis”, contou.

Izis lamentou ainda as condições da feira do Cacau e alegou ter comprado peixe estragado no local. ”A única coisa que temos é uma feira em deterioração, onde os trabalhadores expõem suas vendas com total falta de estrutura e higiene, com uma atenção especial ao que é alimento, como o peixe, que é vendido em carrinhos de mão ou bancadas improvisadas, próximo ao lixo que rodeia toda a feira. Inclusive, há poucos dias compramos peixe e um deles estava estragado”, disse.

Prefeitura

De acordo com o secretário da Casa Civil do Município, George Gomes, a prefeitura, por meio de convênio, conseguiu junto ao Governo Federal a liberação de aproximadamente R$1 milhão. que será utilizado na pavimentação das ruas do Cacau Pirêra e Nova Veneza. Ainda conforme o secretário, a verba será liberada em março, e logo após a liberação, as obras terão início.

”Esse convênio está em fase de conclusão e, com a certeza da liberação dos recursos, possivelmente esses recursos já devem estar nas contas da prefeitura em março”, afirmou.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Corpo de homem é achado em igarapé em Manaus

Publicado

em

Por

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde dessa segunda-feira (30), em um igarapé no bairro Presidente Vargas, na Zona Sul de Manaus.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi achado por volta de 16h por funcionários da limpeza pública da Prefeitura de Manaus perto da ponte do Bariri.

As mãos e os pés do homem estavam amarrados com um fio de nylon e, segundo os agentes, o corpo já estava em avançado estado de decomposição.

Ele foi levado para o Pelotão Fluvial e de lá foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou pelo exame necroscópico.

Como há suspeitas de que o homem foi executado, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve investigar o caso.

Com informações: G1 Amazonas
Continue lendo

Cidades

Dez bares são fechados em Manaus por descumpriam decreto de prevenção à Covid-19

Publicado

em

Por

Equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) fecharam dez estabelecimentos que descumpriam o decreto governamental com medidas de prevenção da Covid-19. As fiscalizações ocorreram entre a sexta e sábado. Ainda durante as fiscalizações, cinco foram autuados. Ao todo, 16 estabelecimentos foram vistoriados em todas as zonas de Manaus.

Na avenida Parintins, bairro Cachoeirinha, um foi autuado pelos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) por promover aglomeração e por funcionar com pista de dança. E o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) notificou o estabelecimento por não apresentar equipamentos de proteção contra incêndio.

A delegada responsável pela CIF de sexta-feira, Deborah Souza, explicou que todos os seis estabelecimentos vistoriados na noite de sexta-feira não estavam cumprindo o decreto.

“Esses locais não estavam respeitando o decreto, todos estavam com aglomeração de pessoas, não tinha distanciamento social e sem uso de máscara, eles foram autuados e receberam multas”, explicou.

No centro, um outro ponto recebeu autuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por obstrução de fiscalização e, também, porque não havia os documentos obrigatórios como bar e restaurante.

Na zona leste, um boteco foi autuado pela Semmas e no local havia grande aglomeração de pessoas. Outros dois estabelecimentos tiveram suas atividades encerradas com a chegada da CIF.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Cidades

Dois motoristas ficam feridos em acidente em Manaus

Publicado

em

Por

Dois motoristas ficaram feridos em um acidente envolvendo micro-ônibus no Conjunto Oswaldo Frota, no bairro Cidade Nova, na manhã desta sexta-feira (13), em Manaus. Os condutores estavam sozinhos nos veículos.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, os motoristas estavam a serviço de uma empresa e foram atendidos conscientes. Não há outros feridos. Eles foram socorridos pelo Samu para hospitais da região. Um dos motoristas precisou ser retirado das ferragens com ajuda do Corpo de Bombeiros, pois estava com a perna presa.

A polícia técnico-científica esteve no local. O caso foi atendido por policiais da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que ajudaram a desviar o trânsito.

Representantes da empresa informaram que vão prestar toda a assistência aos motoristas e ajudar nas investigações da causa do acidente.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus