Conecte-se conosco

Cidades

Descaso: Distrito de Cacau Pirêra sofre com o abandono do poder público

Avatar

Publicado

em

Situado a 10 km da capital amazonense, o Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (distante 27 km de Manaus), encontra-se em verdadeiro estado de abandono por parte do poder público. A falta de planejamento urbano tem comprometido a vida dos moradores da localidade. Ruas esburacadas e esgotos a céu aberto, são somente alguns dos diversos problemas enfrentados pela população local.

Em uma das vias, o carro coletor de lixo atolou e por pouco não tomba em cima de uma residência (Foto: Izis Aniê)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, o Cacau Pirêra contava com uma população de cerca de 11 mil habitantes e, desde a época, moradores denunciam o descaso por parte do poder público, que com o tempo, viram os problemas se agravarem. Além do Cacau, outros bairros também convivem com situações semelhantes. Em bairros como o Nova Veneza e Cidade Nova, existem ruas que nem asfaltamento possuem.

A principal rua do Distrito também sofre com os problemas do descaso. Nos períodos de chuva, assim como a maioria das vias do local, fica difícil trafegar, sendo que a pista cheia de buracos aumenta significativamente a ocorrência de acidentes de trânsito. Moradores alegam que em algumas partes da via, os carros só circulam por um lado.

Em uma das ruas, o descaso compromete o tráfego de veículos, especialmente em dias de chuva (Foto: Izis Aniê)

Os residentes reclamam também das condições da feira do Cacau Pirêra, segundo relatos, a área está cheio de lixo e sem a mínima condição de comercializar alimentos.

Moradora há quase dois anos, Izis Aniê, 24, lamentou o atual estado de abandono do Cacau Pirêra e ressaltou ainda que, mesmo quando não residia no Distrito, já ouvia rumores sobre a precariedade do lugar relacionados à infraestrutura.

”As ruas com buraco e lama são só alguns dos clamores, aqui falta o mais básico que qualquer população tem direito. Não há infraestrutura, saneamento básico, iluminação e nenhuma opção de lazer. E como consequência disso, aumenta a marginalidade, prostituição e até a evasão escolar, pois em tempo de chuva, como agora, fica difícil as crianças irem para a escola em ruas intransitáveis”, contou.

Izis lamentou ainda as condições da feira do Cacau e alegou ter comprado peixe estragado no local. ”A única coisa que temos é uma feira em deterioração, onde os trabalhadores expõem suas vendas com total falta de estrutura e higiene, com uma atenção especial ao que é alimento, como o peixe, que é vendido em carrinhos de mão ou bancadas improvisadas, próximo ao lixo que rodeia toda a feira. Inclusive, há poucos dias compramos peixe e um deles estava estragado”, disse.

Prefeitura

De acordo com o secretário da Casa Civil do Município, George Gomes, a prefeitura, por meio de convênio, conseguiu junto ao Governo Federal a liberação de aproximadamente R$1 milhão. que será utilizado na pavimentação das ruas do Cacau Pirêra e Nova Veneza. Ainda conforme o secretário, a verba será liberada em março, e logo após a liberação, as obras terão início.

”Esse convênio está em fase de conclusão e, com a certeza da liberação dos recursos, possivelmente esses recursos já devem estar nas contas da prefeitura em março”, afirmou.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Governadores acertam cota extra da vacina para o Amazonas

Avatar

Publicado

em

Por

Governadores de pelo menos 22 estados acertaram na noite da quinta-feira (21) o repasse para o Amazonas de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou da reunião de um grupo de trabalho que discute o colapso do sistema de saúde em Manaus e defendeu junto aos governadores, por meio do grupo no WhatsApp, que o Amazonas receba uma parte maior dessas novas doses, devido à “transmissibilidade alta” de casos e à gravidade da situação.

A proposta, segundo Dias explicou ao blog, é que o Amazonas fique com 5% do total de novas doses e os demais estados façam o rateio proporcional do restante.

Fonte: G1

Continue lendo

Amazonas

Grupo de torcedores é preso após descumprir toque de recolher em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Sessenta e três pessoas foram presas pela polícia por estarem assistindo jogo do campeonato brasileiro em cinco bares que estavam funcionando clandestinamente no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus (AM), na noite desta quinta-feira (21).

As prisões ocorreram porque o grupo estava descumprindo o decreto do governo do Amazonas que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas, entre o período das 19h e 6h até o próximo dia 31, para conter a pandemia do novo coronavírus no estado.

Entre os presos, estão pelo menos cinco proprietários dos estabelecimentos comerciais. Os estabelecimentos estavam passando na televisão o jogo entre o Flamengo e o Palmeiras. A partida terminou com o placar de 2×0.

O grupo foi preso em uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar do Amazonas. As forças de segurança receberam uma denúncia anônima informando que os cinco bares estavam funcionando com as portas fechadas para driblar a fiscalização.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Manaus acata pedido do vereador Capitão Carpê e aumenta frota do transporte coletivo municipal

Avatar

Publicado

em

Por

Na recomendação, o vereador exigiu que mecanismos mais eficazes, segundo os especialistas, fossem cumpridos, como a utilização do distanciamento social evitando aglomerações


Diante das inúmeras denúncias constantes de aglomerações e demora do transporte público municipal, levou o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) a solicitar através de um ofício, adoção de medida de urgência ao Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), devido o aumento no número de casos confirmados e mortes em decorrência da COVID-19 afim que seja diminuído o número de passageiros nos coletivos e evitar a propagação do vírus.

O pedido do parlamentar foi aceito nesta quinta-feira (21), e como forma de prevenção o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) reforçou a fiscalização dos ônibus e aumentou a frota de veículos. Segundo a Prefeitura, o trabalho será realizado diariamente, em horários diferentes, com o objetivo de evitar aglomerações de passageiros.

“Estou feliz com vitória, sou representante do povo, a voz da comunidade e vou continuar cobrando e fiscalizando nosso Prefeito. Diante da grave crise sanitária que estamos enfrentando, a vida dos usuários e dos trabalhadores do transporte público municipal precisa ser preservada”, disse vereador.

Informações assessoria

Fotos Ítalo Sena

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus