Conecte-se conosco

Destaque

Dom Sérgio Castriani envia carta à CMM e pede para que vereadores não aumentem salários

Avatar

Publicado

em

mensagem a vereadores

Ciente do momento que vive a capital do Amazonas, devido à pandemia de Covid-19, Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus e Membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, enviou, nesta segunda-feira (20), uma carta à Câmara Municipal de Manaus (CMM), pedindo aos vereadores para que não aumentem os salários dos secretários, prefeito e vice, e dos próprios parlamentares. Dom Sérgio entende que neste momento difícil é necessária a colaboração da CMM no combate à crise econômica que atinge a população, especialmente os mais pobres.

“Não me parece justo que a sociedade venha ser onerada por possíveis perdas salariais dos senhores e das senhoras. Politicamente perante à população, ficaria mais bonito não votar qualquer aumento”, afirmou Dom Sérgio Castriani.

Ainda na mensagem, o arcebispo emérito fez um apelo aos parlamentares do município em defesa dos mais pobres. “Apelo aos seus sentimentos cristãos e ao respeito que vocês têm pela população mais pobre que não recebe, ou se recebe é o mínimo, nenhuma ajuda do Poder Público”, afirmou Castriani.

Salário e outros benefícios

O teto salarial do cargo de vereador é R$ 18.991,68, mas esse valor pode oscilar de acordo com o município. O salário do vereador pode variar entre 20% a 75% da remuneração de um deputado estadual. Em Manaus cada vereador recebe cerca de R$ 15.031,76.

Além do salário, os parlamentares  recebem auxílios para gastos com gabinete e verba indenizatória. Eles ainda têm direito a gratificações que podem chegar a 80% do salário.

 

*Com informações de assessoria de imprensa

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Na Câmara, Rotta diz que Prefeitura vai trabalhar com o Legislativo por Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

  • Vice-prefeito representou o prefeito eleito, David Almeida, em primeira visita dos eleitos aos vereadores de Manaus

Em visita à Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta quarta-feira (2), o vice-prefeito eleito, Marcos Rotta (Democratas), afirmou que a Prefeitura e o Poder Legislativo trabalharão juntos, respeitando os poderes, em prol do avanço da capital. Ele representou o prefeito eleito, David almeida (Avante), que ainda não cumpre agendas oficiais em função do luto pelo falecimento de sua mãe.

Em seu discurso para os vereadores, Rotta, acompanhado por membros da Comissão de Transição de David, defendeu a independência e harmonia entre os poderes, além de uma gestão entre Prefeitura e CMM. “Vim prestigiar a Casa e reafirmar a independência entre os poderes, mas também colocar a Prefeitura à disposição para que os vereadores eleitos e reeleitos possam nos ajudar a garantir as melhorias de que Manaus Precisa”, afirmou.

Rotta reforçou o respeito que ele e David têm com os legisladores do município, uma vez que ambos são egressos do Poder Legislativo do Estado. “Nós fomos parlamentares na Assembleia juntos, então sabemos bem da dificuldade de não haver entendimento com o Executivo. Isso não vai acontecer conosco na Prefeitura, pois queremos ter um relacionamento muito próximo e respeitoso com todos”, garantiu o vice-prefeito eleito.

LOA

Após receber uma cópia da Lei Orçamentária Anual (LOA) das mãos do presidente da CMM, vereador Joelson Silva, Rotta garantiu que a equipe de transição está preparada para começar a atuar. Com o documento em mãos, a primeira reunião com a comissão formada pela atual gestão será realizada até quinta-feira (3).

Segundo o coordenador de David, o procurador do Estado Tadeu de Souza Silva, o objetivo dos trabalhos da equipe do prefeito eleito será a elaboração do relatório com toda a parte financeira e contábil da execução de todas as pastas da atual administração.

“Nossa equipe vai se debruçar com a equipe econômica e equipe de transição para focar nos problemas e desafios. Estamos conscientes e sabedores que teremos um ano difícil, mas vamos bater à porta de todos os poderes, para que nos ajudem. Precisamos esquecer a eleição e pensar no futuro da cidade de Manaus”, frisou.

Legislativo municipal

O presidente da CMM, Joelson Silva, elogiou a iniciativa dos novos prefeito e vice eleitos, de abrirem o diálogo com os vereadores de maneira precoce. Reeleito, assim como os demais membros da Casa, ele se colocou à disposição para contribuir com a nova administração de David e Rotta, a partir de janeiro de 2021.

“A visita do vice-prefeito é muito importante para fortalecer essa parceria. Os vereadores vão poder fazer suas sugestões para a administração. Estaremos antenados para dar nossa contribuição em prol da sociedade manauara. Faço votos de que essa administração dê certo com esses dois jovens experientes e tenho certeza de farão o melhor para a cidade de Manaus”, avaliou Joelson.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura publica nomes da comissão de transição de David Almeida

Avatar

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Manaus publicou, na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1º de dezembro, os nomes dos integrantes da Comissão de Transição de Governo do prefeito eleito, David Almeida (Avante), que serão coordenados pelo procurador do Estado Tadeu de Souza Silva. No mesmo decreto nº 4.959, assinado pelo atual prefeito Arthur Neto (PSDB), estão os oito nomes da sua comissão. As duas equipes devem se reunir nas próximas 24 horas.

De acordo com Tadeu, o próximo passo, após a publicação dos nomes, é a primeira reunião com a comissão formada pela atual gestão, que será realizada até quinta-feira (3). Segundo o coordenador, o objetivo dos trabalhos da equipe de David será a elaboração do relatório com toda a parte financeira e contábil da execução de todas as pastas da atual administração.

Entre os nomes da comissão, publicados no DOM, estão: Tadeu de Souza Silva, procurador do estado; Luiz Gonzaga, auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-AM; Clécio Freire, auditor de controle externo do TCE-AM; Alessandro Moreira, engenheiro químico analista do Tesouro estadual da Sefaz-AM; Célio Bernardo, auditor técnico de controle externo do TCE-AM; Emerson Quaresma, jornalista que foi coordenador da comunicação da campanha de David.

A lista segue com: Sabá Reis, ex-deputado estadual; Luis Cláudio Cruz, médico cardiovascular; Renato Frota Magalhães, primeiro secretário do diretório estadual do Avante; Ebenezer Albuquerque Bezerra, auditor técnico de controle externo do TCE, advogado e vice-presidente do Avante Amazonas; Dulcinea Ester de Almeida Motta, professora concursada da Seduc; Regina Fernandes, ex-secretária de Estado de Assistência Social; e José Arnaldo Grijó, contador com especialização em auditoria fiscal e tributária.

Pela atual gestão, os nomes da comissão são: Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira, procurador geral do Município; Arnaldo Gomes flores, controlador geral do Município; Mariza da Rocha Barreto Gentil, secretária municipal de Finanças e Tecnologia da Informação; Lucas Cézar José Figueiredo Bandeira, secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão; Marcelo Magaldi Alves, secretário municipal de Saúde; Luiz Alberto Carijó, secretário extraordinário; Fábio Augusto Alho da Costa, diretor presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos delegados do Município; e Aldemara Kimura de Menezes, subsecretária de assuntos legislativos da Casa Civil.

Ano atípico

Em um ano eleitoral atípico causado pela pandemia do novo coronavírus, Tadeu explicou que a comissão, neste ano, terá um tempo mais curto para os trabalhos. Contudo, ele afirmou que reforçará a equipe para entregar o relatório de transição em tempo hábil, a fim de nortear o novo prefeito da cidade de Manaus pelos primeiros 12 meses da gestão.

“Em um ano normal, a transição é feita num prazo de dois meses. Desta vez nós temos, a partir de hoje, oito dias úteis antes da diplomação do prefeito eleito, que será realizada no dia 18 de dezembro, e depois a comissão terá mais seis dias úteis antes da posse do novo prefeito de Manaus. O relatório conclusivo de transição deve ser entregue no quinto dia útil, após a posse, e vamos reforçar a equipe para entregar tudo em tempo hábil”, disse o coordenador.

Essencial

Para Tadeu, as informações essenciais de interesse da gestão que deverão ser levantadas com os mínimos detalhes pela comissão de transição são as licitações em andamento; os recebimentos por verba indenizatória; e os estoques, especialmente em relação ao calendário escolar, o do atendimento da saúde pública municipal, ambos de caráter continuado.

De acordo com o coordenador, outra pasta importante para conferência de estoque é a da Secretaria Municipal de Infraestrutura, uma vez que ela recebeu muitos recursos por meio de empréstimos. “Muitos desses recursos chegaram ao município nos últimos meses deste ano. Com muitas obras em andamento, a conferência dos estoques é essencial para a continuidade e a entrega dos serviços, com qualidade para a população”, disse Tadeu.

Continue lendo

Brasil

Criminosos fortemente armados causam terror em Criciúma

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira (30), um grupo de criminosos fortemente armados realizaram dois assaltos em duas agências do Banco do Brasil, em Criciúma, Santa Cantarina. De acordo com informações, a quadrilha era formada por cerca de 30 a 50 pessoas. Para inibir a ação da polícia, o grupo espalhou explosivos em lugares estratégicos do município e fez pessoas de reféns.

Foto: Reprodução

Conforme a imprensa local, a quadrilha portava armamentos pesados e equipamentos sofisticados. Além de rajadas de tiros, foi feito barricadas com carros, explosivos foram espalhados pela rua e reféns foram usados como escudo. Após o ataque, a polícia encontrou várias cápsulas de munição, inclusive de fuzil.

Para fugir, os assaltantes incendiaram um batalhão da Polícia Militar e o túnel que liga Criciúma à cidade vizinha, Tubarão. Duas pessoas ficaram feridas: um policial, que foi levado para um hospital em estado grave, e um vigilante, ferido sem maior gravidade.

Segundo o delegado Victor Bianco Cruz, os criminosos usaram veículos de ‘alta potência’ como Audi, Land Rover, BMW, Mitsubishi e Volkswagen, que no qual estavam com as placas adulteradas.

Foto: Reprodução

Reféns

De acordo com o prefeito da cidade, Clécio Salvaro, as vítimas eram funcionários do município que pintavam faixas de trânsito. Os mesmos foram colocados sentados e sem camisa em uma faixa de pedestre. Usados como barreira, os reféns foram liberados após a ação criminosa.

Foto: Reprodução

Dinheiro espalhado na rua

Durante a fuga, os criminosos espalharam malotes de dinheiro pelas vias. Moradores da região fizeram vídeos e flagraram pessoas recolhendo a quantia. Quatro pessoas foram detidas após reconhecimento por meio das imagens. Segundo o delegado Ulisses Gabriel, na casa de um dos detidos foi encontrado R$ 810 mil.

Criminosos não são da cidade

Ainda conforme Ulisses, pelo porte dos assaltantes, a polícia acredita que eles possivelmente sejam do Sudeste ou Centro-Oeste do país. Acredita-se ainda que que por ora é descartado a fuga dos criminosos por avião. 10 veículos usados na ação foram encontrados em um milharal em Nova Veneza, cidade próxima a Criciúma.  Até o momento, ninguém foi preso.

 

*Com informações de Uol e G1

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus