Conecte-se conosco

Amazonas

Eleições 2020: Capitão Carpê é confirmado como pré-candidato a vereador de Manaus

Avatar

Publicado

em

Carpegiane Andrade oficializou sua pré-candidatura ao cargo de vereador do município de Manaus pelo partido Republicanos. Ao lado (à dir.), dona Shirlei Veras, mãe do capitão da PM - Foto: Ítalo Sena

Em convenção realizada na noite desta terça-feira (15), o capitão da Polícia Militar (PM-AM), Carpegiane Andrade, oficializou sua pré-candidatura ao cargo de vereador do município de Manaus pelo partido Republicanos.

O evento aconteceu em forma drive-in, obedecendo ao protocolo de segurança contra a transmissão da Covid-19.

Apontado como favorito a uma das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Capitão Carpê, como é popularmente conhecido nas redes sociais, licenciou-se da PM após 11 anos de carreira.

“Eu não estou aqui em busca de emprego. Emprego eu tenho. Eu sou capitão de polícia, e estou abdicando da minha carreira. Não sou de família rica, não tenho dinheiro guardado. Tudo o que eu tenho se chama “polícia militar”. Sou conhecido em Manaus por ser um PM. E quer queira ou não, muitos terão que aceitar que nós [eu e Capitão Alberto Neto] mudamos a imagem da Polícia Militar”, declarou Carpê.

Natural de Eirunepé, mas residente em Manaus desde 1996, Carpegiane surge como promessa de uma nova política, que nos últimos anos vem conduzindo o pensamento e as ações do eleitorado amazonense, em prol de modificar o cenário político local.

Para concorrer ao cargo de vereador, Carpê pediu licença da PM após 11 anos de carreira – Foto: Ítalo Sena

Covid-19

Devido à pandemia da Covid-19, o Congresso teve que mudar as datas das eleições. O pleito do primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro, onde a população escolherá os respectivos vereadores e prefeito da capital amazonense. Em caso de segundo turno, a votação ocorrerá no dia 29 novembro.

Saiba mais

Carpegiane Andrade nasceu no dia 15 de outubro de 1983, no município de Eirunepé, interior do AM. Em 1996, mudou-se para Manaus junto com a família.

Sempre muito incentivado pela mãe, dona Shirlei Veras de Andrade, Carpê ingressou, em 2009, no quadro da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) como soldado. No ano de 2011, passou no concurso para oficial da PM, sendo declarado aspirante dois anos depois.

Em 2018, foi promovido com honrarias ao posto de Capitão da Polícia Militar.

Capitão da Polícia Militar (PM-AM), Carpegiane Andrade – Foto: Ítalo Sena

Carpegiane é Bacharel em Direito, Ciências Militares e Segurança Pública. Também é pós-graduado em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense.

É o idealizador da ação social de combate ao suicídio “Ainda não é a sua última viagem”, que visa chamar a atenção da sociedade para deixar uma mensagem de coragem e apoio às pessoas que lutam contra a depressão. Também realiza palestras falando sobre Segurança Pública e frequentemente participa de ações comunitárias em várias zonas da capital.

*Texto produzido por Sony Corsi e Narel Desiree (com informações da assessoria)

*Material revisado e editado por Narel Desiree

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Aldeias do Vale do Javari, no Amazonas, não terão campanha presencial

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Terra Indígena do Vale do Javari fica localizada no extremo oeste do Estado do Amazonas, na fronteira com o Peru. Ali vivem aproximadamente 5.500 indígenas das etnias Marubo, Matís, Mayuruna, Kanamari e Kulina.

Seis aldeias desta região possuem locais de votação, instaladas pelo TRE-AM, através do Cartório Eleitoral de Atalaia do Norte, nos pleitos, sempre em conjunto com a FUNAI, os Servidores dos DSEI, além dos próprios indígenas, que atuam como mesários nas eleições, além do apoio das Forças Armadas na logística de pessoas e equipamentos.

Tal esforço tem feito com que a câmara municipal do município hoje conte com um bom número de parlamentares indígenas, fruto do desejo dessas comunidades de se tornarem não meros partícipes, mas protagonistas da vida política do município.

Com a pandemia, as comunidades estão em isolamento, o que, em conjunto com o trabalho abnegado dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, em conjunto com as lideranças indígenas, fez com que, nessas aldeias, a COVID-19 não chegasse.

Com a finalidade de manter essa situação de segurança sanitária, a Juíza Eleitoral de Atalaia do Norte definiu que as campanhas eleitorais não poderão ser feitas de forma presencial nessas aldeias com seções instaladas, mas via rádio.

Contudo, o município de Atalaia do Norte, a 1.136 Km da capital, não tem rádio. Para resolver esse impasse, a Juíza Eleitoral, Andrea Jane Silva de Medeiros, manteve contato com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas, que possuem rádios que usualmente levam entretenimento e educação em saúde para as aldeias, e com os três candidatos a prefeito do município, que terão suas propostas transmitidas por essas rádios comunitárias. As apresentações dos candidatos terão, durante o período de propaganda, duas apresentações de no máximo 5 minutos via rádio do DSEI para as aldeias com direito a tradutor para língua nativa dos índios.

Com esta inovação, o Juízo Eleitoral de Atalaia do Norte-AM garantiu que, mesmo em tempos de pandemia, a prática da democracia pudesse chegar a esses cidadãos.

 

*Com informações de assessoria

Continue lendo

Amazonas

Capitão Carpê lança sua candidatura à Câmara Municipal de Manaus nesta sexta-feira

Avatar

Publicado

em

Por

Candidato a vereador de Manaus pelo partido Republicanos, Capitão Carpê lançará oficialmente sua candidatura nesta sexta-feira (02/10) às 19h, na Compensa, zona Oeste.

“Acredito que este é um grande momento para Manaus, um momento de ter consciência e votar em pessoas que farão a diferença pela nossa cidade”, explica Carpê.

Apontado como um dos favoritos a corrida das 41 vagas à Câmara Municipal de Manaus, oficializou sua participação nas eleições municipais no dia 15 de novembro, na convenção do Partido Republicanos.

O lançamento oficial de sua candidatura se dará no seu comitê, localizado na Rua T6, em Frente à escola Estadual Waldemiro Peres Lustosa, Compensa III.

Todos os cuidados de prevenção ao coronavírus serão tomados no local, como o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corpórea e higienização das mãos com o uso de álcool em gel.

Sobre o candidato

Bacharel em Direito, Ciências Militares e Segurança Público e Pós-graduado em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense, Carpegiane Andrade nasceu no dia 15 de outubro de 1983, no município de Eirunepé, interior do Amazonas e aos 13 anos de idade mudou-se com sua família para Manaus.

Em 2009 ingressou na Polícia Militar do Amazonas como soldado e no ano de 2011 passou no concurso para oficial da PM, sendo declarado aspirante dois anos depois.

Foi promovido com honrarias, em 2018, ao posto de Capitão da Polícia Militar.

Idealizador da ação social “Ainda Não é a sua última viagem”, o qual chama atenção da sociedade para os perigos da depressão, sempre participou se ações comunitárias em várias zonas da cidade, sobre Segurança Pública, Depressão e Prevenção ao Suicídio.

(Com informações: Assessoria)

Continue lendo

Amazonas

Policiais militares impedem feminicídio no interior do Amazonas

Avatar

Publicado

em

Por

Polícia

No município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros da capital), a Polícia Militar (PM-AM) conseguiu impedir um feminicídio contra uma agente de saúde de 25 anos. Os policiais foram chamados para atender a ocorrência na manhã do último domingo (27), na comunidade São Francisco de Assis, quando o esposo da vítima tentava acertá-la com uma faca.

Segundo informações da polícia, eles receberam o chamado via telefone e, no local, encontraram o suspeito, que também possui 25 anos de idade, com uma faca na mão. Ele foi preso em flagrante e levado para a 35ª Delegacia Interativa de Polícia. Até o momento, ninguém fez Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso.

 

*Com informações de assessoria

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus