Logo após dois carros do Uber terem sido apreendidos pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas […]

Em Manaus, carros do Uber são apreendidos e motoristas fazem manifestação

Logo após dois carros do Uber terem sido apreendidos pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), que contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), durante uma fiscalização, motoristas do aplicativo realizaram uma manifestação em frente a sede da prefeitura, situada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, os manifestantes pediam que os veículos fossem liberados.

Conforme informações da assessoria da SMTU, a fiscalização visava o transporte irregular de passageiros.

Segundo um motorista do aplicativo Uber, a advogada Ingrid Mamed, os carros apreendidos estavam em estacionados em vagas regulares na rodoviária. Ainda de acordo com Ingrid, os funcionários da SMTU não informaram sobre os motivos que levara à apreensão dos veículos. ”Perguntei o porquê deles terem levado os carros. Um deles simplesmente virou as costas e foi embora”, contou.

A motorista também informou, que os motoristas do aplicativo continuam sendo perseguidos pelos taxistas. ”É muito chato sermos xingados e termos os carros apedrejados. Queremos nossa liberdade para trabalhar,” relatou.

Segundo nota da SMTU, informou que as apreensão se deram pelo fato de que, os veículos estariam realizando transporte sem autorização por parte do órgão, além de veículos estarem fazendo fretes de forma irregular.

Fiscalização

As ações de fiscalização são rotineiras, e as apreensões já passam de mais de dois mil veículos, somente neste ano, sendo a maior parte de mototáxis clandestinos, táxis sem documentação regular e de micro-ônibus em péssimo estado de conservação. O órgão reforça e deixa claro que as fiscalizações não visam somente a uma categoria modal de transporte.

Um grupo formado por cinco motoristas do aplicativo foram atendidos pela prefeitura e até o momento, ainda não foi divulgado nenhuma nota sobre os resultados dessa reunião.

Equipes do Manaustrans estiveram no local para assegurar o controle da via, que ficou congestionada durante a manifestação.

*Com informações da fonte: Portal Em Tempo

Deixe um comentário