Conecte-se conosco

Cultura e Entretenimento

Em Manaus, SEC convida artistas para ocupação de centros culturais

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) convida a classe artística para participar do “Programa Espaço Aberto”, que visa ocupar todos os espaços culturais da entidade nos meses de novembro e dezembro, contando com diversas programações. Para participar, os interessados devem entregar, até o dia 7 de novembro, propostas contendo descrição da atividade a ser realizada, sugestão de data, local e horário para realização do evento, além de um breve currículo dos idealizadores, informações para contato (endereço, e-mail e telefone) e outras informações que o interessado achar interessante para compor sua proposta.

No envelope, é preciso identificar o documento como “Proposta de Ocupação para o Programa Espaço Aberto – Modalidade Cessão de uso, sem ônus”.

Os pontos de entrega são: Secretaria de Estado de Cultura, localizada na avenida Sete de Setembro, 1.546 (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), e Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, ambas situadas no centro da capital amazonense; Centro Cultural Povos da Amazônia, que fica localizado na praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, na zona sul; Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, 2565, bairro Flores, zona centro-sul; Usina Chaminé, na avenida Manaus Moderna, e Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes (ambos s/n e também localizados no centro de Manaus).

Segundo Taciano Soares, Diretor dos Centros Culturais da SEC, o órgão vai receber propostas em todas as linguagens artísticas e movimentos culturais diversos. Essa ação faz parte de um dos pilares da gestão do secretário Denilson Novo, a aproximação.

“A gente precisa receber, ouvir, compreender, mapear e atender as demandas artísticas para, no final das contas, montar uma programação diversa, interessante e abrangente como deve ser o acesso à cultura”, afirma.

*Com informações da Fonte: Portal da Cultura

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura e Entretenimento

O livro Legado de Aço-Legacy conta a história dos maiores cuteleiros do Brasil

Avatar

Publicado

em

O livro Legado Aço-Legacy of Steel tem cerca de 750 páginas, pesa 6kg, e mede 35 x 25 cm. Em poucas palavras, tem dimensões titânicas.

Conta a história dos maiores cuteleiros do Brasil, assim como suas paixões e técnicas que gostam de utilizar na hora de completar suas exímias peças.

Contando com cerca de 350 cuteleiros de norte a sul do país e mais de 40 modelos diferentes de facas, é o maior manual de cutelaria já lançado na América Latina. O livro é bilíngue, português e inglês.

Além da própria página de cada cuteleiro, há a história por trás do nascimento da cutelaria em cada área do Brasil e de cada modelo de facas que possuímos hoje; desde a faca gaúcha até o facão de arrasto, mencionando figuras históricas e lendárias que utilizavam estes modelos e mostrando a evolução do passado ao presente nestes objetos tão cheios de história e cultura.

Continue lendo

Cultura e Entretenimento

Acervo Penalux: Oferta, livro de poemas da escritora Alexandra Vieira de Almeida

Avatar

Publicado

em

Por

Livro de poemas traz reflexão sobre conflitos do ser humano

Reflexivo, imaginário e libertador. Esses são os sentimentos que a escritora Alexandra Vieira de Almeida deseja instigar nos leitores com o livro de poemas Oferta. Lançado em segunda edição, pela Editora Penalux, a obra reúne temas que podem ser considerados conflitantes, como, por exemplo, o amor, o erotismo, a poesia reflexiva e filosófica e a prosa poética de temática social, beirando o limite entre poesia e prosa.

Para a autora, o livro solta as vozes sábias do fazer poético e cria um espaço em que literatura e leitura se conjugam em toda sua essência. Alexandra classifica sua obra como presente da escrita do poeta para o mundo, como um voo imaginativo, salientando o aspecto libertário neste jogo que leva os leitores a refletirem sobre as questões do mundo.

– Caso pudesse extrair uma essência do livro, ou do título, e fosse representá-la com formas ou símbolos, pensaria na imagem do livro, onde estão as palavras que saem do seu interior e a figura de um pássaro com suas asas a nos levar aos voos da imaginação – comenta.

O prefácio é assinado pelo poeta, contista e crítico literário Luiz Otávio Oliani. Para ele, Alexandra “percorre três linhas básicas”. A primeira delas é a união entre poesia e prosa. Depois, cita a verve pictórica da poeta, lembrando o cinema. Por fim, o viés filosófico que se encontra no livro de poemas singular.

A contista Maria Joana Rodrigues Colin, responsável pelas orelhas do livro, diz que a poesia da autora faz com que a pessoa reflita de maneira profunda nos sentimentos. “Quando se vai a um poço não é o entorno, e sim o que existe no seu interior. É desse modo que o leitor vai se sentir ao ler o livro”.

Sobre a autora

Alexandra Vieira de Almeida é professora, poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta, além de ser Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Publicou seis livros de poesia adulta, sendo o primeiro 40 poemas e o mais recente A negra cor das palavras. Também tem um livro ensaístico, Literatura, mito e identidade nacional (2008), e um infantil, para crianças de 6 a 10 anos, Xandrinha em: o jardim aberto (Penalux, 2017).

 Serviço:

Livro: Oferta 

Autora: Alexandra Vieira de Almeida 

Formato: 14X21

Páginas: 62

Ano: 2020

Preço: R$ R$38,00

Gênero: Poesia

Link para comprar: https://www.editorapenalux.com.br/catalogo-titulo/oferta

Continue lendo

Cultura e Entretenimento

Live das Campeãs acontece no próximo dia 27, com transmissão direto do Teatro Amazonas

Avatar

Publicado

em

Por

Vamos curtir dezembro com boas vibrações e muito samba?

A Ativa Consultoria Eventos, contemplada pelo Edital Conexões Culturais da Lei Aldir Blanc, apresenta a “LIVE DAS CAMPEÃS”, que acontecerá no dia 27 de Dezembro, a partir das 18h, com apresentações diretamente do palco do Teatro Amazonas e transmissão ao vivo nas redes sociais e YouTube.

O evento terá a participação de quatro das principais Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus: G.R.C.E.S. A Grande Família, G.R.E.S. Unidos do Alvorada, G.R.E.S. Vitória Régia e G.R.E.S. Vila da Barra, que apresentarão um repertório de aclamados enredos que fizeram o manauara sambar e tornaram estas escolas campeãs em algum momento da sua trajetória no carnaval da cidade de Manaus.

Diz aí? Qual é aquele samba enredo que marcou seus carnavais? Esta live vai te fazer cair na folia, e garante a alegria de quem sente falta de cantar e desfilar pela Avenida do Samba. Você, que tem um coração carnavalesco, não pode ficar de fora!

Respeitando todos os protocolos de segurança, a live contará com o envolvimento de vários profissionais, dentre artistas, produtores, bailarinos, cenógrafos, músicos e tantos outros. Vamos valorizar os artistas do samba, galera? Pois como dizia Dorival Caymmi, “quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé!”.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus