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Saúde Mental

Escala das emoções

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Segundo Freud, estamos acostumados a entender que as nossas emoções, sentimentos e afetos são ordem da consciência, e, portanto, temos pleno conhecimento sobre eles. Entretanto ele vem nos alertar que na prática psicanalítica podemos falar de amor, ódio e ira inconscientes. Isso se deve a que muitas das vezes impulsos afetivos ou emocionais sejam sentidos, mas não identificados corretamente, devido ao fato de que esse afeto carece de uma apresentação, que por sua vez fora recalcada. Segundo os dicionários de psicologia Recalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos e instintos.

O termo recalque tem sido bastante usado na internet. Uma pessoa recalcada fala mal dos outros, porque por exemplo, tem inveja. Neste sentido, o recalque faz com que a pessoa tenha inveja ou raiva de outras pessoas.

No mundo da música, várias músicas foram feitas sobre o tema de recalques e pessoas recalcadas. Uma das mais conhecidas é a Beijinho no Ombro, da autoria de Valesca Poposuda. Na psicologia o recalque é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são penosas ou perigosas. Em inglês, a palavra recalque pode ser traduzida por repression, enquanto uma pessoa recalcada pode ser descrita como repressed ou seja, REPRIMIDA! Abaixo temos esses sentimentos que podem ser tratados e superados. Talvez ao logo do tempo, muitas coisas acontecerão, pode levar muito tempo ou pouco tempo, vai depender muito do estado emocional da pessoa. Em breve trarei um artigo para tratar deste assunto. RECALQUE E CASTRAÇÃO, aguarde.

Uma análise/Escala das emoções

  1. CHOQUE DA NOTÍCIA – Você fica sem chão, não vê saída pra nada, está em apuros;
  2. NEGAÇÃO – Não aceita a derrota, a morte;
  3. RAIVA – Começa a “cair a ficha”, bate uma raiva da pessoa que causou o mal, raiva de Deus por deixar acontecer;
  4. MEDO – De como vai ser doravante, medo de continuar e não conseguir, vou ficar sozinho(a), vai ser difícil a caminhada, não vou suportar;
  5. TRISTEZA – Vem a depressão, os amigos já começam apoiar, está começando a querer lutar, mas precisa do seu apoio;
  6. ACEITAÇÃO – Começa agora o nível do entendimento, a poeira já está baixando. O choque já passou, já aceita, a raiva já está passando, o medo já está indo embora, a tristeza ainda continua, mas a superação é iminente;
  7. BUSCA PELO ENTENDIMENTO – Agora você está sendo preparado (a) pra entender o que aconteceu, percebeu que Deus quis assim, já estava escrito, veio o perdão, já liberou a pessoa, concorda com o que Deus permitiu que acontecesse;
  8. PAZ – E finalmente a sua alma está suave, olha para trás e não dói, lembra e não tem rancor. Se ainda dói, você ainda não saiu do segundo nível. talvez seja um processo lento, leva tempo para se ter essa paz interior, mas pode durar por pouco tempo. Se faz necessário passar pelo processo desses sentimentos. A paz te levará para ao teu encontro com o Criador, Ele te dará entendimento e acalanto para o teu coração.

Desejo boa sorte pra vocês!

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

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Em momento de crise a “solidão é o meu pior castigo”

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Em tempo de COVID-19, onde estamos em quarentena, algumas pessoas que moram sozinhas, digo sem a família por perto, estão passando por uma solidão apertada. Estamos todos enclausurados pelo menos uma boa parte do povo.

Para o psicanalista Christian Dunker, de 54 anos, a pandemia do novo coronavírus criou três perfis de comportamento diante da ameaça: o tolo, o desesperado e o confuso. E eu concordo em gênero grau o número com o psicanalista.

Em entrevista à BBC News BrasilDunker afirma que o tolo tende a negar a situação dramática como maneira de enfrentar o medo; o perfil desesperado se angustia ainda mais com a situação; já o confuso transita entre esses dois polos, sem saber direito como deve agir e pensar. “Se você não está confuso nesse momento, procure um psicanalista porque você tem um problema, e ele não é o coronavírus“, disse.

E essa pandemia que estamos vivendo hoje, muitas pessoas estão se redescobrindo como pessoa, outras dando mais valor a sua família, estão passando mais tempo juntos. Alguns tem que passar de fato por um grande solidão, e passaram a viver numa grande escuridão por causa do isolamento social, obrigatoriamente por causa desse vírus.

Depois dessa quarentena muita coisa em nós vai mudar, lógico que nem todas pessoas, mas um grande maioria dará muita importância ao ABRAÇO ao APERTO DE MÃO. E de certeza por um bom tempo pelo menos a higiene está nas mãos de quase todos.

MEDO, DEPRESSÃO, ANGÚSTIA, ANSIEDADE

Mas quais lições vamos tirar de tudo isso que estamos vivendo? Essa resposta deixo para você escrever em sua história ou se quiser deixar logo ao término deste artigo.

A OMS previu que 2020 seria o ano da DEPRESSÃO, mas claro, não por causa da COVID-19, era porque o mundo estava seguindo seu percurso natural das coisas. Agora imagine que ainda este ano pelo menos metade da população do mundo entrará em colapso emocional PÓS-COVID-19, mas claro que essa agonia de hoje ela é coletiva.

 

DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL

1. Filtre as informações sobre o assunto

Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação que recebemos em tempo real sobre a pandemia. A mídia está aí, pronta para trazer os fatos, mas cabe a cada um de nós filtrar o que consumir.

O ideal é evitar manter os noticiários da televisão ligados o dia todo, caso contrário, isso pode gerar muita angústia e pânico. Procure separar um período do dia no qual irá se informar sobre o que está acontecendo e quais são as atualizações.

Por mais que seja importante saber o que acontece no mundo em relação à pandemia, coloque a sua saúde mental em primeiro lugar nesses momentos. Com isso, queremos dizer que nada te impede também de, um dia ou outro, evitar receber as notícias sobre o coronavirus.

Com o celular sempre em mãos, evite abrir as redes sociais o tempo todo, pois as informações estarão lá. A dica é também separar um momento do dia para abrir Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e outras redes.

Por fim, mas muito relevante, não se esqueça de que existem muitas fake news por aí, portanto, não saia acreditando em tudo o que lê. Priorize fontes confiáveis e evite espalhar notícias duvidosas pelo WhatsApp.

Aqui, não estamos dizendo que você deve se alienar sobre a situação e sim ser capaz de evitar um bombardeio de informações desnecessárias, afinal, todos os veículos de comunicação só falam disso. O que você precisa saber é o essencial.

2. Leia livros e assista filmes

A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ou seja, são perfeitos para este momento de quarentena.

Ao se sentir muito estressado, com medo excessivo e ansioso, procure se desconectar um pouco da realidade. Isso quer dizer mergulhar em novas histórias, capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes.

Se você não sabe como lidar com a ansiedade, saiba que ler um livro e assistir a um filme podem ser bastante eficazes, contanto que você realmente se entregue à atividade. Não adianta abrir o livro e ficar pensando na pandemia, é preciso realmente se deixar levar.

Caso ainda não tenha experimentado, fica a dica. Aliás, vários serviços de streaming e editoras estão liberando filmes, séries e livros neste período. É, portanto, uma maneira barata e simples de trabalhar a sua ansiedade.

3. Seja solidário

Que tal usar um pouco do seu tempo para ajudar quem mais precisa? As pessoas do grupo de risco, como os idosos, precisam de uma atenção especial nesse período.

Atitudes solidárias já viralizaram na internet, como é o caso das pessoas mais jovens que se ofereceram para ajudar seus vizinhos idosos com as compras de mercado.

Ao exercitar a empatia, se colocando no lugar do outro, você se sente melhor consigo mesmo e tem a certeza de que está fazendo a sua parte nesta luta. É mais fácil ficar sentado no sofá o dia todo? Com certeza, mas no fundo, ao ajudarmos o próximo, nos sentimos menos impotentes e passamos menos tempo ruminando nossas angústias.

4. Compartilhe histórias positivas

O que mais vemos por aí são histórias ruins sobre as mortes, os ricos e os dados alarmantes. Que tal virar esse jogo e ser um disseminador de histórias boas?

Isso quer dizer compartilhar casos de recuperação e de boas ações que estão acontecendo no mundo todo (como o caso citado no item anterior). Dessa forma, renovamos as esperanças e ajudamos a espalhar a esperança entre as pessoas.

Muitas vezes, o bombardeio de tragédias faz com que a gente acredite que tudo o que existem são notícias ruins, no entanto, há coisas boas acontecendo também. O problema é que as pessoas ficam tão vidradas no lado ruim que se esquecem do poder da positividade.

5. Expresse o que você sente por meio de atividades

Às vezes, tudo o que você precisa para aprender como lidar com a ansiedade é incluir na sua rotina atividades que te ajudem a expressar o que sente.

Ao invés de ser apenas um consumidor passivo de conteúdos, utilize o seu tempo de uma maneira mais enriquecedora, como um produtor de conteúdos. O que isso significa?

Escreva, pinte, desenhe, cante. Todas essas atividades são a expressão do que você pensa e sente e podem te ajudar a eliminar a angústia e o medo. Além disso, você ocupa seu tempo e não fica apenas sentado em frente à televisão ouvindo as notícias.

6. Crie uma rotina

Você deve estar se perguntando: “Mas como vou criar uma rotina dentro de casa?”. A princípio, pode parecer impossível, mas é sim viável ter uma rotina mesmo em quarentena — a diferença é que você precisará fazer algumas adaptações.

É importante criar horários de trabalho, intervalos, refeições e também ter momentos de lazer e descanso. A rotina é muito importante para organizar a sua mente ao longo do período de isolamento social.

Caso você não crie uma rotina, pode ser que acabe passando o dia todo de pijamas trabalhando na cama, o que a longo prazo não é saudável. Lembre-se de que você passará muitos dias em casa, portanto, deve fazer com que estes dias sejam os mais saudáveis possíveis.

7. Faça exercícios físicos

Não é novidade que a prática de exercícios físicos é uma ótima maneira de combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, também melhora a autoestima, a qualidade do sono e a concentração.

Muita gente não vive sem exercícios físicos e está se descabelando nessa quarentena, mas a boa notícia é que há muitas iniciativas que têm como objetivo ajudar as pessoas a continuarem se exercitando mesmo em casa.

Além dos aplicativos de treinos, muitos profissionais também estão oferecendo aulas online gratuitas. Não é difícil encontrar algum estúdio de Yoga, por exemplo, transmitindo aulas todos os dias — para quem tem pouco espaço em casa, essa é uma ótima maneira de se exercitar.

Já se tiver um jardim ou espaço maior, procure fazer circuitos e exercícios aeróbicos também. No geral, qualquer atividade física é bem-vinda para aliviar a tensão e o estresse.

8. Faça exercícios de respiração

Nem todo mundo sabe, mas a respiração é bem poderosa, pois é capaz de diminuir nossos níveis de ansiedade. Já percebeu como a respiração fica ofegante quando você está nervoso e tenso? Nesses momentos, ela fica curta e muito rápida.

Existem formas de controlar a sua respiração, ou seja, técnicas simples que podem ser adotadas no seu dia a dia para ajudar a lidar com a ansiedade.

O mais importante é se lembrar sempre de que a respiração deve ser feita utilizando a musculatura do diafragma, ou seja, por meio da movimentação do abdômen.

A respiração diafragmática funciona de maneira simples: coloque uma mão no abdômen e a outra no peito, mantendo os ombros eretos; respire profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (abdômen) e não permitindo que ele se limite apenas até o peito; expire pela boca. Repita o processo de maneira lenta de 6 a 10 vezes.

Outra técnica é a respiração alternada pelas narinas, que ocorre da seguinte maneira: pressione a narina direita com o polegar direito; inspire o ar pela narina esquerda de forma profunda; segure a respiração por alguns segundos e depois pressione a narina esquerda para expirar pela direita. Vá repetindo o processo ao contrário.

Existem muitas outras técnicas de respiração e, caso se interesse pelo assunto, vale procurar também algumas meditações guiadas com foco na respiração.

9. Faça terapia

Se você não sabe como lidar com a ansiedade e sente que precisa de auxílio psicológico para trabalhar todas as suas questões, não hesite em procurar um profissional.

Se o seu caso for leve, talvez todas as dicas anteriores sejam o suficiente, no entanto, se for mais acentuado você deve buscar ajuda na terapia.

Neste momento, a maioria dos profissionais da área estão trabalhando remotamente também, atendendo os pacientes online.

Não há vergonha nenhuma em cuidar da sua saúde mental durante a quarentena. A ansiedade e o medo excessivos podem ser prevenidos e tratados, ou seja, você pode e deve buscar suporte.

Um profissional especializado te ajudará a enfrentar esse momento com mais segurança e de maneira saudável.

Elias Moura

Elias Moura

Psicanalista e teólogo

É especialista em logoterapia

Atendimento à rua Pará, 161 – Vieiralves (Nossa Senhora das Graça)

Telefones: 991672558 (whatsapp) – 982598730

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Um ressignificado para dar sentido

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Bem sabemos que pode acontecer ambos, odiar a quem machucou. Mas em tese quando uma criança sente na pele que foi abusada durante alguns anos, ela passa a viver uma vida sem sentido, vivendo uma vida sem importância ao longo do tempo de sua história, e ela passará a viver em busca de algo que mude essa situação.

Uma criança que passa tantos anos por qualquer tipo de abuso sexual consegue se curar e se recuperar totalmente?

A palavra “cura” em psicologia, psiquiatria e psicanálise é muito relativa e abre campo para discussões intermináveis acerca de seu significado. Poderíamos considerar, resumidamente, que é possível que pessoas que viveram situações de privação e violência durante um longo período de suas vidas ressignifiquem as experiências e encontrem novos referenciais para continuar vivendo, apesar da violência sofrida.

Todo mundo que passa por um trauma precisa de um ressignificado para sua vida.

“Quando não podemos mudar a situação, temos o desafio de mudar a nós mesmos”.

(Victor Frankl)

A Psicanálise ajuda a ressignificar a vida. Ela atinge a parte mais profunda do nosso ser, nos ajuda a perceber os aspectos inconscientes, as resistências e os mecanismos de defesa que temos. É uma forma de transformação, já que veremos tudo a partir de uma outra perspectiva.

Nossos traumas de criança estão latentes, somente com terapia que se tem a noção do grande vácuo que ficou adormecido, mas que uma vez ou outra coloca para fora de forma inconscientemente expõe suas dores e angústias sem perceber.

Agora, nem sempre conseguimos essa mudança sozinhos. Existem situações que fogem do nosso controle porque são muito traumáticas ou porque produzem uma alegria que nos domina. Neste momento, é importante pedir ajuda.

“Os nossos complexos são a fonte da nossa fraqueza, mas frequentemente também são a fonte da nossa força”.

(Sigmund Freud)

Como ressignificar experiências?

Estas são algumas propostas diferentes:

1. Conheça a si mesmo.

2. Valorize-se.

3. Pense no que está sendo tóxico para você e em como pode mudar esse aspecto.

4. Estabeleça limites.

5. Faça uma lista de prioridades para perceber qual emoção e experiência o paralisa.

6. Aprenda a gerenciar as suas emoções.

7. Dê um tempo a si mesmo.

8. Peça ajuda.

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo 

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Ego

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POR ELIAS MOURA

Para Freud, o ego é parte da personalidade que media as demandas do id superego. O ego nos impede de agir em nossos impulsos básicos (criados pelo ID), mas também trabalha para alcançar um equilíbrio com os nossos padrões morais e idealistas (criados pelo superego).

Em se falando do EGO, o ser humano está vivendo umas das suas piores fases desde a fundação do mundo, o que é mais interessante que não podemos deixar de citar a Bíblia Sagrada. Ela Está se concretizando quando em Timóteo capítulo 2 Tm 3.3-5 diz?

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

Deixo você tirar suas próprias conclusões, sem tentar lhe induzir num metanoia direta. O ser humano está doente, do corpo e da alma, do espírito não, porque ele é forte (Mt 26.51).
O homem não está apenas destruindo a si mesmo, mas também a natureza, e isso acontece há milênios. E daqui a um tempo estaremos chegando ao 3º milênio e como estará a vida daqueles que alcançarem?

Certa vez eu li uma frase em inglês que dizia:

E eu a traduzi assim:

“EGO uma palavra de 3 letras, mas que pode destruir uma palavra de 14  letras, chamada RELACIONAMENTO”.

 E pode ter certeza que famílias estão se dissipando por causa do EGOISMO e NARCISISMO e eles andam juntos e ainda de mãos dadas!

As pessoas estão preocupadas com elas mesmas que acabam se tornando “…amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus…”

Espero que depois de ler este pequeno artigo, fique pensativo sobre você mesmo. Estamos vivendo a era do SELF que do inglês significa EU MESMO. Pare de viver para você mesmo, não seja EGOISTA com os outros, compartilhe um pouco de você para com os outros. Para compreender e avaliar a natureza do homem, Freud parte do comportamento mental e suas perturbações ocasionadas pelo impulso instintivo que pode, segundo ele, originar o caráter de sintoma normal ou patológico. Para explicar a vida mental e as causas do mal-estar do indivíduo, Freud analisa a evolução da cultura, religião e dos fenômenos sociais. Por agora, tencionamos estudar sobre o conceito moral do amar o próximo como a si mesmo, para desvelar qual a relação entre amar a si mesmo e amar o outro na mesma intensidade, considerando que o amor é instintivo e remonta à origem da vida, um processo de evolução que molda a personalidade individual.

Zygmunt Bauman fala do AMOR LÍQUIDO devido ao EGOISMO,  mas vou trazer um outro artigo falando sobre esse tipo de amor, aguarde.

Deixo para sua meditação um frase de Jesus que disse uma palavra chave, e é valido como mandamento para todo ser humano de fé cristã: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos.” João 13.34,35

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo

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