Segundo Freud, estamos acostumados a entender que as nossas emoções, sentimentos e afetos são ordem da consciência, e, portanto, temos pleno conhecimento sobre eles. Entretanto ele vem nos alertar que na prática psicanalítica podemos falar de amor, ódio e ira inconscientes. Isso se deve a que muitas das vezes impulsos afetivos ou emocionais sejam sentidos, mas não identificados corretamente, devido ao fato de que esse afeto carece de uma apresentação, que por sua vez fora recalcada. Segundo os dicionários de psicologia Recalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos e instintos.

O termo recalque tem sido bastante usado na internet. Uma pessoa recalcada fala mal dos outros, porque por exemplo, tem inveja. Neste sentido, o recalque faz com que a pessoa tenha inveja ou raiva de outras pessoas.

No mundo da música, várias músicas foram feitas sobre o tema de recalques e pessoas recalcadas. Uma das mais conhecidas é a Beijinho no Ombro, da autoria de Valesca Poposuda. Na psicologia o recalque é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são penosas ou perigosas. Em inglês, a palavra recalque pode ser traduzida por repression, enquanto uma pessoa recalcada pode ser descrita como repressed ou seja, REPRIMIDA! Abaixo temos esses sentimentos que podem ser tratados e superados. Talvez ao logo do tempo, muitas coisas acontecerão, pode levar muito tempo ou pouco tempo, vai depender muito do estado emocional da pessoa. Em breve trarei um artigo para tratar deste assunto. RECALQUE E CASTRAÇÃO, aguarde.

Uma análise/Escala das emoções

  1. CHOQUE DA NOTÍCIA – Você fica sem chão, não vê saída pra nada, está em apuros;
  2. NEGAÇÃO – Não aceita a derrota, a morte;
  3. RAIVA – Começa a “cair a ficha”, bate uma raiva da pessoa que causou o mal, raiva de Deus por deixar acontecer;
  4. MEDO – De como vai ser doravante, medo de continuar e não conseguir, vou ficar sozinho(a), vai ser difícil a caminhada, não vou suportar;
  5. TRISTEZA – Vem a depressão, os amigos já começam apoiar, está começando a querer lutar, mas precisa do seu apoio;
  6. ACEITAÇÃO – Começa agora o nível do entendimento, a poeira já está baixando. O choque já passou, já aceita, a raiva já está passando, o medo já está indo embora, a tristeza ainda continua, mas a superação é iminente;
  7. BUSCA PELO ENTENDIMENTO – Agora você está sendo preparado (a) pra entender o que aconteceu, percebeu que Deus quis assim, já estava escrito, veio o perdão, já liberou a pessoa, concorda com o que Deus permitiu que acontecesse;
  8. PAZ – E finalmente a sua alma está suave, olha para trás e não dói, lembra e não tem rancor. Se ainda dói, você ainda não saiu do segundo nível. talvez seja um processo lento, leva tempo para se ter essa paz interior, mas pode durar por pouco tempo. Se faz necessário passar pelo processo desses sentimentos. A paz te levará para ao teu encontro com o Criador, Ele te dará entendimento e acalanto para o teu coração.

Desejo boa sorte pra vocês!

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
  • Uma análise de uma mãe

    “Mãe lê pensamento, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cara de choro, de gripe, de …
  • O sentido da vida

    “O homem pode conservar um vestígio da liberdade espiritual, de independência mental…
  • O sentimento de insignificância

    Quando você ouve das pessoas, que não tem prestígio, não é ninguém, que você não é amado(a…
Carregar mais por Colunistas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Hoje é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração S…