Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

EUA querem mandar primeira mulher à Lua nos próximos cinco anos

Avatar

Publicado

em

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou nesta terça-feira (26) que a política oficial americana quer enviar astronautas americanos à Lua nos próximos cinco anos – e enviar, principalmente, a primeira mulher até o satélite.

“Por ordem do presidente, a política oficial deste governo e dos Estados Unidos é levar astronautas americanos à lua nos próximos cinco anos”, afirmou Pence durante discurso em Huntsville, no Alabama.

“A primeira mulher e o próximo homem na Lua serão astronautas americanos, lançados por foguetes americanos, do solo americano”, enfatizou.

Inicialmente, a data marcada para o retorno ao satélite natural da Terra era 2028, mas o governo de Donald Trump expressou frustração com os atrasos e os excessos orçamentários do programa da Nasa para a construção do próximo foguete SLS. Por isso, o primeiro voo foi reprogramado recentemente para 2021.

Durante o discurso no Alabama, o vice-presidente atacou a agência espacial, criticou sua “inércia burocrática” e pediu que ela “renove seu entusiasmo”.

Além disso, ameaçou confiar futuras missões a empresas privadas, caso a Nasa não estivesse pronta a tempo.

“Se os foguetes privados são a única maneira de trazer os astronautas americanos de volta à Lua em cinco anos, eles irão em foguetes privados”, disse ele.

O diretor da Nasa, Jim Bridenstine, disse que provavelmente será uma mulher a próxima a pisar em solo lunar. Nenhum humano chega ao satélite terrestre desde 1972.

*Fonte: France Presse

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ciência e Tecnologia

Eclipse solar poderá ser visto no Brasil, de forma parcial

Avatar

Publicado

em

Por

Embora o eclipse total do sol só poderá ser experimentado nesta terça-feira em sua totalidade, e por quase dois minutos, no Chile e na Argentina, também será possível vislumbrar o fenômeno, na parte da tarde, de forma parcial, em 14 das 27 capitais brasileiras. No Brasil, a visualização começará Às 14h48 em Rio Branco (onde 32% do sol será encoberto), em São Paulo às 17h (26% enconberto), em Belo Horizonte às 17h08 (11% encoberto) e no Rio às 17h03 (8%). A duração do fenômeno também varia, de 1h56 minutos em Rio Branco a 15 minutos em Porto Alegre.

Na capital gaúcha, 57% do Sol será encoberto pela Lua, seguida de Campo Grande (47%) e Curitiba (43%) na lista das que experimentarão o fenômeno de forma mais visível. Também será possível ver algo em Manaus, Porto Velho, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Brasília e Florianópolis.

Pesquisador do Observatório Nacional, Eugênio Reis explica que o eclipse total será especial porque se dará sobre observatórios astronômicos como os de La Silla e Cerro Tololo, na região chilena de Coquimbo, fato bastante incomum. As últimas duas vezes em que algo semelhante aconteceu foi em 1961, na França, e em 1991, nos EUA.

— Por uma grande coincidência, o eclipse vai acontecer onde há um observatório astronômico. O eclipse em si não é um evento raro, o que é raro é que a sombra da Lua vai passar por sobre um observatório e os cientistas vão poder se aproveitar de toda uma infraestrutura para observá-lo. Nos últimos cinquenta anos, isso só aconteceu duas vezes.

Reis explica que será a oportunidade perfeita para que os cientistas realizem experimentos que podem revelar segredos sobre o Sol, como os que envolvem a coroa solar. Os pesquisadores chilenos vão repetir, inclusive, um experimento feito na cidade cearense de Sobral em 1919, quando ficou provado que a força de gravidade do astro altera o caminho da luz de outras estrelas até a Terra. O fato ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein.

— Repetir a observação de Sobral é incrível, sobretudo no ano em que ela completa cem anos. Mas vai ser apenas uma repetição — aponta Reis, que explica o que o fenômeno pode ajudar a desvelar. — O eclipse vai ajudar muito principalmente no estudo da coroa solar, que só é visível quando há o fenômeno. Ela ainda é cercada por mistérios. Por exemplo, ninguém sabe por que ela é mais quente do que a própria superfície do Sol. É um assunto que não foi completamente desvendado e que tem consequências para a Terra.

A Nasa, agência espacial norte-americana preparou um site com um mapa e outras informações sobre o tema.

Localização privilegiada

No Chile, autoridades locais esperam que o dia do eclipse atraia entre 150 e 180 mil forasteiros à área, localizada a cerca de 500 km da capital Santiago. Normalmente, a região tem 27 mil habitantes. Todas as vagas nos hotéis de Vicuña, La Serena e Coquimbo estão reservadas há meses. O governo calcula que cerca de 100 mil carros se dirijam à região e o movimento nos aeroportos próximos já pode ser sentido. Reis explica que a localidade reúne características especiais para a observação de fenômenos astronômicos e hoje responde por cerca de 60% de toda a atividade mundial nesta área.

— Estar em um planalto bem acima do nível do mar, onde a pressão atmosférica é menor, favorece muito a observação. Além disso, o Deserto do Atacama faz com que haja menos umidade, o que também é positivo. É claro que o governo chileno deu todos os incentivos para que os observatórios se instalassem ali, mas a localização em um planalto desértico é muito boa.

Inaugurado em 1960, o Observatório La Silla é administrado pelo Observatório Europeu do Sul. Nesta terça-feira, ele vai abrir as portas para que mil convidados — cientistas, jornalistas e interessados no assunto — acompanhem o fenômeno com a ajuda dos equipamentos e da localização privilegiada.

No cinema

Mas não é apenas o Chile que vai atrair interessados no fenômeno. O cineasta carioca Bruno Safadi está em Bela Vista, na província argentina de San Juan. Junto com a fotógrafa portenha Paula Abramovich, ele pretende filmar o fenômeno para a cena de abertura de seu próximo longa-metragem. Coprodução entre os dois países, “Lilith” deve ser lançado no segundo semestre de 2020. Apesar de o roteiro, escrito há seis anos, descrever um eclipse, o diretor só ficou sabendo sobre o evento desta terça-feira há poucos meses:

— Quando comecei a trabalhar com o roteiro, não sabia como ia fazer para filmar, mas tinha que encontrar alguma saída. A gente ia começar a rodar “Lilith” apenas em novembro, mas quando vi há alguns meses a notícia sobre o eclipse total, percebi que era uma oportunidade única.

Ele conta é possível notar um aumento no fluxo de turistas e estrangeiros que viajam em direção ao noroeste do país, região que faz fronteira com o Chile e também terá visão privilegiada do eclipse total do Sol.

— São cidades pequenas, com três ou quatro mil habitantes, que estão recebendo um fluxo enorme de pessoas. Quando fomos retirar o tripé para a câmera, a moça da loja perguntou se nós também íamos filmar o eclipse. — explica ele, que detalha os desafios técnicos para a empreitada. — Para não destruir a câmera, é preciso usar o filtro especial para conter os raios infravermelhos. Estamos levando uma lente de 800 milímetros, muito teleobjetiva. E duas câmeras, para poder ter opções.

 

*Fonte: O Globo

Continue lendo

Ciência e Tecnologia

Professor da UEA ganha Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba

Avatar

Publicado

em

Por

Manoel Azevedo, professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou o Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba, por seus resultados pela investigação científica “Contribuições para a otimização da qualidade de energia em sistemas elétricos de distribuição primária”. O prêmio foi concedido pelo Centro de Estudios Electro Energeticos da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (CEEUCLV), de Cuba.

O professor explica que, com os resultados da pesquisa, é possível resolver problemas de produtoras de energia, com desenvolvimento de um algoritmo inteligente, que permite verificar e analisar qual seria o melhor banco de capacitores ou filtro e a melhor posição de se colocar em consumidores de média tensão.

“A pesquisa se baseia no desenvolvimento de um sistema utilizando técnicas de inteligência computacional [algoritmos genéticos (AG)] para a otimização multiobjetivo da Compensação da Potência Reativa [CPR] em redes elétricas de distribuição capaz de localizar e dimensionar de forma ótima as unidades de compensação necessárias [capacitores e/ou filtros de harmônicos passivos] para obter os melhores benefícios econômicos e a manutenção dos índices de qualidade da energia elétrica [QEE] estabelecidos pelas normas brasileiras”.

Segundo ele, essa é uma conquista da UEA. “O Centro de Estudos Energéticos avalia os melhores artigos na área e relevantes para a ciência como um todo e contribuição para o bom desenvolvimento da Ciência. Essa pesquisa é parte de uma série de vários artigos que elaboramos e foram submetidos à Revistas A2 e congressos em Cuba. Um dos Congressos de Cuba foi o Altae, de notação Internacional”, salientou.

O professor ressalta a participação de Ignacio Perez Abril (Cuba) e Jandecy Cabral Leite (Brasil), que também assinam a autoria do artigo.

Fonte: Portal do Sena

Continue lendo

Ciência e Tecnologia

Entenda o que é Psicossomático

Avatar

Publicado

em

Por

Muita gente doente neste últimos anos, o câncer nunca esteve em tanta evidência. Eu como futuro psicanalista, tenho observado o comportamento humano; os homens se tornaram mais arrogantes, raivosos, incompreensíveis.

A grande maioria das “perturbações psicossomáticas” que desenvolvemos estão associadas a sentimentos negativos como ressentimento, raiva, ódio, inveja, tristeza, mágoa, culpa, frustração, medo e falta de perdão. O perfil psicológico de pessoas com somatizações intensas são as angustiadas, rancorosas, reprimidas, tensas, ansiosas, inflexíveis e controladoras.

Os endocrinologistas afirmam que quando as pessoas se agitam, ficam com raiva eleva-se o nível de açúcar no sangue, e deixa a pessoa propensa ao diabetes.

Nossa alma está ligada ao corpo, o que ela sente debilita o seu corpo, isso se chama PSIQUE(alma)+SOMA(corpo)= PSICOSSOMÁTICO.

Estamos comendo muita besteira, estamos falando muita coisa que está no coração. Jesus disse em Mt 15.11 “o que contamina o homem não é aquilo que entra, mas aquilo que sai”. Segundo a ciência o coração tem cerca de  11 milhões de neurônios, ele precisa trabalhar direito para o bom andamento do corpo. Eles (os neurônios) são para manter o “coração pensando”, batendo de dia e de noite. Lógico que tem metáforas pra falar do coração, mas tem coisas reais acontecendo na alma humana.

A maioria dos pacientes que me procuram são mulheres, 90% são para falar que está acontecendo em seus relacionamentos. Muitas cansadas de serem maltratadas pelos seus cônjuges. Ano passado 2018 na Itália, em novembro no dia 15, numa quinta-feira, uma mulher matou seus dois filhos e depois tirou a própria vida, na cidade de Aymavilles, na região de Vale de Aosta, norte da Itália.

A polícia identificou a mulher como Marisa Charrère, de 48 anos.

Ela era enfermeira do departamento de cardiologia do Hospital Parini, em Aosta. Já os filhos, Nissen e Vivien, tinham sete e nove anos, respectivamente. Mas o que me chamou mais atenção foi um bilhete deixado antes de se matar dando sedativos para os filhos e depois aplicou em si mesma deixou duas cartas em que reclamava do peso “insuportável” das adversidades da vida. “Não aguento mais”, escreveu em uma delas.

Ela primeiro sedou as crianças e depois aplicou uma injeção letal, a mesma substância usada em execuções nos Estados Unidos. O que passara na alma dessa mulher? Estava angustiada por causa da qualidade de vida que levava com o marido, e ela atribuiu culpa a ele pelo modo de vida. Tirar a vida dos filhos e a dela era a maneira que a mesma encontrou para puní-lo.

Mulheres, homens para tudo há uma solução! Tirar a própria talvez alivie a sua dor aqui na terra, mas a morte não é o fim, a vida continua do outro lado, claro para os que acreditam!

Dicas para melhorar ou aliviar a sua alma.

1. Não se irrite com as coisas de casa, trabalho etc.;

2. Fale mais de amor;

3. Confie mais em Deus;

4. Ajude mais aos outros ( cubra milhões de pecados fazendo; isso), leia Tg 5.20 e 1 Pe. 4.8;

5. Alivie seu coração saindo da rotina com a pessoa amada;

Evite ficar doente, ame mais, valorize a cada momento, brigue menos;

Escute mais, fale menos, ouça o silêncio. Só assim ouvirás a sua “alma reclamar de você mesmo”.

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas