Conecte-se conosco

Pesquisa e Inovação

Excel: 68 fórmulas mais utilizadas do software

Avatar

Publicado

em

Editores de planilhas como o Microsoft Excel, do tradicional pacote Microsoft Office, não servem apenas para fazer tabelas simples. Os programas possuem funções matemáticas embutidas que permitem fazer cálculos complexos e extrair o máximo possível de dados diferentes de forma automática.

Para isto, o software usa fórmulas, que são equações customizáveis que permitem fazer operações matemáticas com praticidade ou mesmo editar o texto de determinadas células automaticamente. Se você está interessado em aprender a usar melhor o  Microsoft Excel, confira uma lista com as 68 fórmulas mais usadas para todas as situações segundo a própria Microsoft.

Condicional

=SE() Verifica se determinadas condições lógicas são verdadeiras. Estes testes incluem conferir qual valor é maior entre duas células ou o resultado da soma de determinadas entradas
=E() Confere se dois testes lógicos são verdadeiros ao mesmo tempo
=OU() Confere se apenas um de dois testes lógicos é verdadeiro
=NÃO() Confere se o valor inserido em uma célula é igual ao especificado
=SEERRO() Identificar se o resultado presente em uma célula (que, geralmente, contém outra fórmula) é um erro

Procura

=PROCV() Procura determinados valores em células específicas e retornar o valor de outra célula na mesma linha
=ÍNDICE() Procura o resultado em uma linha e coluna específicos dentro de um conjunto determinado de células.
=CORRESP() Procura por uma determinada célula em um conjunto determinado e retorna sua localização relativa
=DESLOC() Procura por um valor específico em uma coluna e retorna o valor de uma célula relativa
=PROCH() Procura um valor em uma linha e retorna o valor de outra célula na mesma coluna

Data e hora

=DIATRABALHOTOTAL() Calcula quantos dias existem entre duas datas e retorna apenas os dias da semana
=MÊS() Calcula quantos meses de diferença existem entre duas datas
=ANO() Retorna o ano em uma data
=HORA() Retorna apenas a hora de uma célula que contenha um horário
=MINUTO() Retorna apenas o minuto de uma célula que contenha um horário
=SEGUNDO() Retorna apenas o segundo de uma célula que contenha um horário
=HOJE() Retorna o dia atual (baseado no horário do sistema)
=AGORA() Retorna a hora atual (baseado no horário do sistema)

Financeiro

=XTIR() Retorna a taxa de crescimento anual de um investimento

Estatísticas

=MÉDIA() Calcula a média entre uma série de entradas numéricas
=MÉDIASE() Calcula a média entre uma série de entradas numéricas, mas ignora qualquer zero encontrado
=MED() Encontra o valor do meio de uma série de células
=MODO() Analisa uma série de números e retorna o valor mais comum entre eles
=SOMARPRODUTO() Multiplica os valores equivalentes em duas matrizes e retorna a soma de todos eles

Matemática

=SOMA() Retorna a soma total entre os valores inseridos
=SOMASE() Adiciona os valores de um intervalo especificado apenas se elas passarem em um teste lógico
=BDSOMA() Adiciona os valores de um intervalo especificado se eles coincidirem com condições específicas
=FREQÜÊNCIA() Analisa uma matriz e retorna o número de valores encontrados em um determinado intervalo
=MULT() Multiplica os valores do intervalo
=POTÊNCIA() Calcula a potência entre dois números
=MÍNIMO() Retorna o menor número encontrado em um intervalo
=MÁXIMO() Retorna o maior número encontrado em um intervalo
=MENOR() Igual a =MÍNIMO(), mas pode ser usada para identificar outros valores baixos na sequência
=MAIOR() Igual a =MÁXIMO(), mas pode ser usada para identificar outros valores altos na sequência
=FATORIAL() Calcula o fatorial do número inserido

Contagem

=CONT.VALORES() Conta o número de células que não estão vazias no intervalo
=CONT.SE() Conta o número de células que passam em um teste lógico
=CONTA() Conta o número de células que possuem números e verifica a presença de um número específico nelas
=NÚM.CARACT() Conta o número de caracteres em um determinado intervalo
=NÚM.CARACTB() Conta o número de caracteres em um determinado intervalo e retorna o valor em número de bytes
=INT() Arredonda números para baixo

Conversão

=CONVERTER() É usada para converter valores de uma unidade para outra. Aceita conversões de tempo, distância, peso, pressão, força, energia, potência, temperatura, magnetismo, volume, área, informações e velocidade
=BIN2DEC() Converte números binários para decimal
=BIN2HEX() Converte números binários para hexadecimal
=BIN2OCT() Converte números binários para octal
=DECABIN() Converte números decimais para binário
=DECAHEX() Converte números decimais para hexadecimal
=DECAOCT() Converte números decimais para octal
=HEXABIN() Converte números hexadecimais para binário
=HEXADEC() Converte números hexadecimais para decimal
=HEXAOCT() Converte números hexadecimais para octal
=OCTABIN() Converte números octais para binário
=OCTADEC() Converte números octais para decimais
=OCTAHEX() Converte números octais para hexadecimal

Texto

=TEXTO() Converte uma célula numérica em texto
=MAIÚSCULA() Alterna todos os caracteres em uma célula para letras maiúsculas
=MINÚSCULA() Alterna todos os caracteres em uma célula para letras minuscúlas
=PRI.MAIÚSCULA() Alterna o primeiro caractere de todas as palavras em uma célula para letras maiúsculas
=ÉTEXTO() Verifica se uma célula possui texto
=ÉNUM() Verifica se uma célula possui números
=PESQUISAR() Encontra um número ou letra em uma célula
=EXATO() Verifica se o conteúdo de uma célula é exatamente igual ao inserido
=CONCATENAR() Retorna os valores de várias células em uma única string
=CHAR() Retorna um caractere representante do número especificado em um conjunto
=ESQUERDA() Retorna os caracteres mais a esquerda de uma célula com texto
=DIREITA() Retorna os caracteres mais a direita de uma célula com texto
=EXT.TEXTO() Retorna o número de caracteres em uma célula com texto

Via Office

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Estudo estima que Manaus será primeira cidade brasileira a ‘vencer’ novo coronavírus

Avatar

Publicado

em

Por

A décima edição do boletim do projeto Atlas ODS Amazonas, do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), prevê que Manaus será a primeira cidade do Brasil a “vencer” o novo coronavírus. De acordo com o estudo, a transição para uma última fase da pandemia está acontecendo mais cedo na capital do Amazonas do que em outros epicentros do país, pois os dados projetam uma redução drástica na velocidade de mortes na cidade, após população passar por interação massiva com a Covid-19.

Em Manaus, o sistema público de saúde entrou em colapso entre os meses de abril e maio por conta do alto número de doentes infectados com a Covid-19. A capital amazonense, que está entre as seis do País com mais de mil mortos pela doença, chegou a enterrar caixões empilhados por conta da grande quantidade de mortes, que atingiu uma média histórica no mês de abril. Naquele mês, caixões do maior cemitério público de Manaus passaram a ser enterrados em valas comuns, medida que continua sendo aplicada enquanto o comportante da Covid-19 é observado.

O coordenador do projeto Atlas ODS Amazonas, professor Henrique dos Santos Pereira, explicou em coletiva de imprensa online, nesta quinta-feira (11), que os pesquisadores observaram que a redução na velocidade de mortes na cidade aconteceu de maneira mais rápida por Manaus já ter apresentado elevadas taxas de mortalidade e letalidade. Isto, segundo o estudo, resultou na diminuição da velocidade de óbitos mais rápida e precoce do que a de casos.

O fenômeno de diminuição da velocidade de mortes em Manaus se deu devido à um processo chamado de “trade-off” de transmissão do vírus. O processo aconteceu devido a interação massiva da população hospedeira com a Covid-19, de acordo com o levantamento feito na décima edição do Atlas ODS.

Para a última fase da pandemia, que Manaus está próxima de viver, segundo o professor Henrique dos Santos Pereira, a estimativa é de que haja uma redução lenta na velocidade de casos do novo coronavírus, enquanto a mortalidade deverá ter uma redução drástica e chegar a quase zero.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/3hjrH3I

Continue lendo

Artigos

Eu tinha um cachorro preto chamado Depressão

Avatar

Publicado

em

Por

“Eu tinha um cachorro preto chamado depressão” é um curta educacional feito pela Organização Mundial da Saúde que visa nos ajudar a entender o que a depressão realmente significa para as pessoas que sofrem com isso.

Devemos enfatizar neste ponto que a depressão não é uma escolha e, portanto, devemos trabalhar para evitar os rótulos e o estigma que a acompanha. Precisamente para este propósito o vídeo foi publicado com o qual ilustramos este artigo.

“Depressão e ansiedade não são sinônimo de fraqueza. Nem são o resultado de uma escolha pessoal, não podemos decidir se queremos ou não estar conosco.”

“Eu tive um cachorro preto chamado depressão” é uma curta que tem sido em todo o mundo desde há alguns anos preenchida na rede. Desde então, psiquiatras, psicólogos psicanalistas e outras pessoas a serviço da saúde mental têm usado esse vídeo como forma de ilustrar e representar a depressão.

No entanto, antes de ver o vídeo, notamos que a metáfora de usar a imagem do cão preto como a depressão volta para a expressão que Winston Churchill usou para descrever sua melancolia. Este poderoso político britânico que lutou contra o nazismo disse que com frequência se via preso numa depressão, uma fera que sempre o acompanhava e que o possuía durante os últimos anos de sua vida. Um cão cujos uivos tristes atormentam a mente do ouvinte, submetendo sua vida à angústia, à aflição e à apatia.

A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença. Manaus é a nona entre as capitais do País em casos de suicídio, e pasmem, a grande maioria são homens e não mulheres, segundo dados apresentados pelo presidente da Associação Amazonense de Psiquiatria (AAP), Cleber Naief, durante um simpósio “Setembro Amarelo: Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio”, realizado na terça-feira, 13 de setembro no ano passado, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Os indicadores apontam, ainda, que a maior parte das causas está relacionada a transtornos de humor, principalmente depressão e bipolaridade, e aqueles associados ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Ao todo, segundo dados da AAP, 96% das pessoas que cometeram suicídio sofriam de algum transtorno mental, sendo os principais os transtornos de humor (35%), como depressão e bipolaridade; transtornos por uso de álcool e outras drogas (22%); transtornos de personalidade (11,6%), como psicopatias e síndrome de borderline; e esquizofrenia (10%).

Segundo o levantamento apresentado pelo psiquiatra Cleber Naief, no Brasil a capital com maior índice de mortalidade por suicídio é a de Boa Vista, Roraima, com muitos registros entre indígenas. É também maior o número de casos entre os homens. Em Manaus, há em média oito suicídios a cada 100 mil homens e dois a cada 100 mil mulheres. Os números são considerados defasados pela AAP em razão da sub notificação de casos.

Às vezes a cabeça dá uma “pifada”… E tudo bem!

Nosso cérebro é composto de neurotransmissores responsáveis por garantir uma sensação de bem-estar. Os neurotransmissores são moléculas que fazem a comunicação entre os neurônios. Um deles, a serotonina, está diretamente relacionado ao humor.

Vamos ver o vídeo:

https://youtu.be/lE6IsotUruY

Elias Moura é Psicanalista e Teólogo.

Continue lendo

Brasil

Especialistas discutem sobre os apelos excessivos da publicidade infantil

Avatar

Publicado

em

Por

As crianças, de um modo geral, têm um alto poder de absorção de qualquer tipo de conteúdo. Por exemplo, toda Páscoa, chovem propagandas sobre chocolates entre outros itens. O resultado é o consumo exagerado de doces que só pioram a saúde dos pequenos.

Por meio de diversas técnicas, as marcas conseguem exercer um poder de influência muito grande em cima das crianças para que possam incentivar os pais a comprarem brinquedos e guloseimas. Mas quais são efeitos negativos e como lidar com os desejos causados pela publicidade?

Para a psicóloga Livia Marques, as propagandas abusivas acarretam grandes influências negativas nas crianças. Ela diz que o efeito disso surge de uma forma muito ruim na mente delas, fazendo com que fiquem inflexíveis ao não e a qualquer argumento. “Tanto na TV como na internet, o conteúdo massivo pode causar uma fixação muito grande na mente delas”.

Livia fala que os sinais de que algo está errado com o desejo de ter um brinquedo ou de lanchar é refletido geralmente no comportamento agressivo e inflexível ao pedir aos pais. “Há casos que a criança não aceita de forma alguma o limite que é imposto”.

Para Dario Perez, professor acadêmico e especialista em publicidade e marketing, o problema está no fato de que muitas empresas acabam “perdendo a mão” em suas ações publicitárias e comentem alguns excessos. Ele comenta que o público infantil é extremamente sensível a qualquer tipo de técnica de marketing que possa ser utilizado dentro dos parâmetros de um comercial de TV ou na internet, por exemplo.

– As crianças absorvem com muita facilidade todos os tipos de influências direcionadas. Mesmo as campanhas, que não possuem um bom comercial ou técnica apurada de publicidade, conseguem converter a venda, utilizando-se de uma comunicação lúdica e aspiracional, aproveitando personagens para gerar empatia e elevar sua credibilidade – explica.

Dario diz ainda que um dos objetivos da publicidade é gerar, por meio da influência, a sensação de felicidade através do consumo. Dessa forma, as crianças falam para os pais sobre a necessidade de ter tal produto. Eles, por sua vez, acabam satisfazendo o desejo para a alegria dos filhos.

Como lidar

A psicóloga Livia diz que a melhor forma de proteger a família é por meio do diálogo. Ela comenta que é importante os pais saberem dizer não, mesmo quando é muito difícil. Por outro lado, é preciso mostrar o porquê do não, talvez pela falta de condições financeiras, se a criança já tem muitos brinquedos e ganhou algum recentemente ou até explicando que determinado lanche ou doce pode fazer mal se comer muito dele.

– A conversa é fundamental. A criança também precisa saber para compreender e respeitar. Os responsáveis precisam entender também que a permissividade não pode ter espaço nessas lacunas – reforça.

Regulamentação

Para o especialista em marketing e publicidade, a regulamentação da publicidade infantil ainda é muito delicada no Brasil. Segundo o profissional, existe um projeto de lei mais rigoroso e voltado para a proteção da criança durante a exposição de alguma marca. Porém, ainda não foi aprovado. “Enquanto isso, observamos alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, o alto índice de consumo de alimentos ditos como não saudáveis”.

– Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil estão com sobrepeso. Além disso, o segmento de brinquedos para crianças só cresce, segundo os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Claramente isso são reflexos do poder persuasão – destaca.

Dario diz que para que as marcas respeitem a ética, é preciso, primeiro, assumir sua responsabilidade no processo de influência das crianças.  Segundo, é fundamental que as empresas sejam claras. Ou seja, elas devem encarar do ponto de vista educacional, mostrando os benefícios e os malefícios desses produtos. “Não quer dizer que é preciso fazer uma campanha socioeducativa. E, sim, ser mais transparente”.

– Por exemplo, pode avisar que a criança não deve beber determinada bebida todo dia, pois pode fazer mal para a saúde. Isso vai mostrar que aquele produto em alto consumo pode gerar efeitos negativos – comenta.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus