Home Cultura e Entretenimento Exposição Fotográfica promove atividades voltadas a Educação Ambiental na Oca do Conhecimento – CIGS

Exposição Fotográfica promove atividades voltadas a Educação Ambiental na Oca do Conhecimento – CIGS

0
0

No último dia 23/10, o zoológico do CIGS recebeu a visita de 250 estudantes da educação infantil e ensino fundamental I da Escolinha Maria Imaculada, situada na Av. Mário Ypiranga, 500 – Adrianópolis, Zona Centro-Sul da cidade.

Os estudantes visitaram a Exposição “Em Cantos da Natureza” da fotógrafa Nara Nascimento, que tem como objetivo demonstrar os registros feitos de pequenos seres que pertencem a fauna e flora de 2 parques da cidade de Manaus (INPA e MUSA). A Exposição contou com presença especial da personagem da Prof. Isabel Cristina Nascimento de Souza, a Abelinda, com suas historinhas sobre a preservação das abelhas e o Projeto SOS Abelhas do Amazonas da UFAM/IFAM/CIGS/SEBRAE/BEE CARE, coordenado pelo Prof. DR. Davi Said Aidar/UFAM com a atividade “ Abelhas sem ferrão e o Meio Ambiente”.

Apresentação da Abelinda (Foto: Claudia Higuchi)

O Projeto SOS Abelhas do Amazonas tem como objetivo fomentar a importância das abelhas na manutenção da vida no planeta pelo simples fato de elas polinizarem até 90% das espécies vegetais que fornecem alimento a todos os seres vivos do Planeta Terra. A educação ambiental junto a meliponicultura como sustentabilidade social para todos. Sem abelhas a humanidade desaparecerá.

A OCA DO CONHECIMENTO AMBIENTAL CIGS

É um Projeto de Cooperação Técnica entre o CIGS e a Prefeitura Municipal de Manaus (SEMED e SEMMAS) com o objetivo de promover educação socioambiental para a comunidade de Manaus como escolas, instituições, associações, OSC, empresas, turistas entre outros.
A OCA CIGS promove educação socioambiental aos visitantes do zoológico através de palestras, vídeos, exposições ambientais e culturais, sensibilização através dos sentidos, jogos, oficinas e minicurso, a preservação e o cuidado com a fauna e flora da biodiversidade amazônica e sua importante proteção.
A Tenente Sinandra e o Prof. Marzílio Ruy Pinheiro Pereira são os responsáveis pela OCA CIGS.

Propostas pedagógicas sobre fotografia ( mini estúdio ) FOTO: Claudia Higuchi

A Coordenadora Geral das OCAS é Gina Gama – pedagoga, advogada, especialista em gestão ambiental, especialista em educação ambiental em espaços não formal e mestra em educação.

A Exposição conta com o apoio da Gestora do Espaço da Cidadania Ambiental ECAM Manauara Shopping, Prof. Ireide Coelho da Cunha, da artista Plástica Eliana Chaves, do artesão em arte sustentável Renan Oliveira.

A curadora da exposição e fotógrafa Cláudia Higuchi ficou encantada com tantas crianças curiosas e animadas presentes à exposição. “ O objetivo da exposição é demonstrar através da estética da fotografia, as belezas destes pequenos seres que compõe a Natureza e as maravilhas deste nosso lugar, que nos fazem refletir sobre a necessidade de valorizarmos este patrimônio natural que é a Amazônia.”

Foto: Claudia Higuchi

Constam ainda na programação, atividades para o dia 06 de novembro com a Equipe Cequa/ INPA com o tema “ Diversidade dos Quelônios da Amazônia” e no dia 21 de novembro, a Fotógrafa e Musicista Nara Nascimento realizará a oficina “Sons da Natureza”.
Vale ressaltar que o horário das atividades é de 9:00 as 11:00 dos respectivos dias, na Oca do Conhecimento Ambiental do CIGS.

Com Informações: Assessoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Neste sábado, 26 de outubro, ocorreu no Palacete Provincial o 2º Ciclo de Palestras da Exposição Caminhos do Rio

A Exposição Caminhos do Rio está aberta para visitação do público desde o dia 01 de Outubr…