Conecte-se conosco

Destaque

Falta de segurança é uma das principais queixas dos moradores do Parque São Pedro

Avatar

Publicado

em

David Almeida

O primeiro compromisso do candidato ao governo do Estado pela Coligação Renova Amazonas, David Almeida (PSB), desta segunda-feira (27), foi cedo e com caminhada no Parque São Pedro, comunidade do bairro Tarumã, Zona Norte. Na localidade, a principal reclamação dos moradores é a insegurança criada pela criminalidade que tomou conta do bairro, seguida da falta de assistência na saúde e na educação.

David Almeida

De casa em casa e acompanhado de seus aliados, David falou das suas propostas para esses setores do governo, como o “Polícia Presente”, que visa a valorizar e aumentar os efetivos das polícias Militar e Civil. Ele afirmou que, diferente do que o atual governo fala, o Estado dispõe sim de recurso para resolver os grandes problemas do Amazonas.

“Nós estamos trazendo propostas de renovação, com mudanças reais para a vida de cada amazonense e não apenas para um determinado grupo. Eu estive por quatro meses como governador do Amazonas, no ano passado, e vi que é possível fazer um governo voltado para as pessoas”, explicou David para a dona de casa Francinete Batista, 51 anos.

David Almeida

Dentre os principais problemas relatados pelos moradores da comunidade da capital, estão a falta de policiamento, número insuficiente de escolas para atender crianças e adolescentes e unidades de atendimento de saúde, principalmente, no que diz que respeito a urgência e emergência, bem como a saúde básica.

A precariedade na infraestrutura, como falta de saneamento básico e iluminação pública, também está entre as principais reclamações dos moradores, porém a grande maioria fala com muita preocupação sobre a falta de segurança.

O autônomo Renato Correa, 38 anos, relatou que as pessoas não conseguem trabalhar com tranquilidade nas bancas de serviços autônomos como a dele. A presença da polícia de forma efetiva, algo que a comunidade não possui atualmente, iria inibir ações diárias de criminosos, como furtos de celulares.

O comerciante Silvio Barboza, 39 anos, também reclamou da falta de policiamento nas ruas da comunidade. Segundo ele, as famílias vivem em constante medo. Os comércios fecham mais cedo. “Nos domingos, que é melhor para as vendas, somos obrigados a fechar mais cedo, porque temos medo da ação de criminosos”, reclamou.

Moradores reclamaram ainda que o local é carente de área de lazer e práticas esportivas, uma vez que o único campo de futebol que existe é área de concentração de traficantes.

David Almeida

Dona de casa, Francinete Batista, 41 anos, reclama de segurança, mas afirma que a saúde e a educação estão precárias no Parque São Pedro. Existe uma escola da Polícia Militar no local, mas não atende aos alunos que moram lá. Pede que novo governo possa dar atenção e construa uma Escola Estadual que atenda a crianças e adolescentes dos bairros adjacentes.

O auxiliar administrativo Arcanjo Oliveira, de 42 anos, um dos fundadores da Comunidade, disse que a falta de segurança é muito preocupante e que a 20ª Cicom possui apenas três viaturas para atender a região do Tarumã.

David alertou que é dever do gestor administrar e trabalhar durante todos os quatro anos de mandato, não apenas em período eleitoral, algo corriqueiro no Estado do Amazonas.

“Tem dinheiro em caixa, mas a velha política sempre diz que não tem. O Amazonas pode dispor de melhores serviços em saúde, segurança e educação, e o governador pode e deve trabalhar durante os quatros anos do mandato, não apenas no período de eleições”, disse David.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Vereador Capitão Carpê solicita Emenda Parlamentar para auxiliar famílias afetadas pela pandemia

Avatar

Publicado

em

Por

Na manhã desta terça-feira (20), o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) protocolou um ofício ao presidente da Câmara Municipal, David Reis (Avante), solicitando ao Deputado Federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) a destinação de recursos por meio de uma Emenda Parlamentar para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Manaus.

Carpê destacou sua preocupação com as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade devido ao desemprego e a fome gerados pela pandemia de Covid-19.

“Precisamos somar esforços e recursos, a verba será destinada para compras de cestas básicas e ações que visam amenizar as dificuldades que muitas pessoas estão enfrentando, principalmente, as crianças que estão passando fome na nossa cidade”, afirmou o vereador.

Desemprego

A taxa média de desemprego no Brasil foi de 14,2% no trimestre de novembro a janeiro, a mais alta para um trimestre encerrado janeiro desde 2012, quando começa a série histórica. Isso significa que 14,3 milhões de pessoas estão na fila por um trabalho no país.

A taxa de desemprego no Amazonas atingiu 15,8% e superou a média nacional de 13,5% no ano de 2020. O recorde foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou situação semelhante em outros 19 estados.

Informações assessoria de comunicação

Foto: Raquel Catão

Continue lendo

Amazonas

Omar propõe à Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal a realização de audiências públicas itinerantes

Avatar

Publicado

em

Por

A intenção do parlamentar é aproximar o novo colegiado das comunidades e debater as principais questões no âmbito da segurança pública

A implantação de audiências públicas itinerantes para ouvir as principais demandas da sociedade foi uma das sugestões feitas pelo senador Omar Aziz (PSD) aos membros da Comissão Técnica Permanente de Segurança Pública Municipal (COMSEGPM), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante reunião, nesta quinta-feira, 15/04. Participaram do encontro, o presidente do colegiado, vereador Capitão Carpê (Republicanos), e os também membros, vereadores Dr. Eduardo Assis (Avante), Lissandro Breval (Avante) e William Alemão (Cidadania).

A comissão, que foi instalada no último dia 12 deste mês e que altera o Regimento Interno da CMM, tratará do combate à violência e à insegurança, em Manaus, bem como da reestruturação e a criação de um plano de carreiras para a Guarda Municipal. O novo colegiado possui 14 membros, dos quais sete são titulares e sete são suplentes.

De acordo com o Senador Omar, é importante que a comissão promova audiências públicas itinerantes com as comunidades e representantes locais nos bairros, para ouvir quais são as principais demandas, sugestões e insatisfações em cada zona da cidade. “A atividade fim de vocês (comissão) é nos bairros, é lá onde estão os problemas. Lá que vocês vão debater com a população e líderes locais o que é possível ser feito para tentar mitigar a sensação de insegurança que se espalhou pela cidade. Eu me coloco a disposição para ajudar no que for preciso”.

O parlamentar também destacou que poderá destinar emendas para compra de armamentos e viaturas. Omar também apoiou a intenção do colegiado de fortalecer e ampliar a Guarda Municipal.

O presidente da comissão, vereador Capitão Carpê, afirmou que o encontro com o senador Omar foi uma visita cordial com o intuito de estreitar as relações com o parlamentar, devido às articulações que o senador tem no âmbito federal, bem como por ser o presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado. “Viemos colocar a comissão à disposição (do senador), para que juntos possamos garantir mais recursos e trabalhar em prol de Manaus”.

O vereador ressaltou, ainda, que a comissão da CMM trabalhará para desenvolver políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à violência dentro das comunidades. “Segurança pública vai muito além do que é repressão. Nós não vemos hoje, por exemplo, jovens e crianças com projetos sociais voltados para a comunidade. Enquanto o Estado se faz ausente, infelizmente, o crime impera e se faz presente”.

Informações assessoria de comunicação

Continue lendo

Amazonas

Após assalto, cinegrafista persegue ladrões em moto e é baleado em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

O cinegrafista Renê Silva, de 45 anos, foi baleado após perseguir ladrões que assaltaram a equipe de reportagem, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. Ele foi atingido por dois tiros e está internado.

Segundo a jornalista Natasha Pinto, que acompanhava o cinegrafista, a equipe foi fazer uma gravação em uma quadra do bairro Coroado sobre um caso de tentativa de homicídio que ocorreu na noite de quarta-feira (14). Após a gravação, ao tentarem retornar para o carro, os jornalistas foram abordados por dois assaltantes em uma motocicleta.

Os suspeitos fugiram e levaram dois celulares. Com um celular reserva, a repórter avisou a produção do jornal. A equipe de reportagem deixou o local, e o cinegrafista, que também dirige o carro, avistou a dupla de assaltantes próximo ao Clube do Trabalhador, o Sesi.

A repórter disse que tentou anotar a placa da motocicleta, mas percebeu que o cinegrafista acelerou e jogou o carro para cima dos assaltantes, que caíram em via pública.

Ela relatou que o cinegrafista saiu do carro para tentar pegar os assaltantes, entrou em luta corporal, mas um deles atirou. O cinegrafista foi então atingido por dois tiros. A repórter disse que, ao ouvir os disparos, se escondeu atrás do carro.

Os assaltantes fugiram com os celulares da equipe, que acionou a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas as equipes de socorro não compareceram ao local.

Um motorista que passava pela via ajudou a repórter a levar o cinegrafista até o Hospital João Lúcio.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus