Brasil
Funai divulga imagens de índios isolados no AM, próximo à fronteira com Peru; confira o vídeo

A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou imagens de índios isolados na região do Vale do Javari, no Amazonas, fronteira entre o Brasil e o Peru. Os registros feitos através de um drone foram divulgados na terça-feira (21).
De acordo com o órgão, a região é de difícil acesso. A equipe percorreu mais de 180 km pelos rios da região, além de caminhonetes por estradas de terra, motos em trilhas fechadas e outros 120 km a pé dentro de mata fechada.
A Funai informou que não foi possível identificar a etnia dos indígenas, já que não houve contato direto com o grupo. Por meio dos registros, foi certificado que há evidências de índios isolados na região.
As imagens foram realizadas em 2017 durante uma das expedições do projeto “Monitoramento da Presença de Índios Isolados no Rio Juruazinho”. A última visita na área ocorreu entre os dias 16 de julho e 1º de agosto. Conforme a Funai, o objetivo foi cumprir trabalho de proteção de índios isolados.
A área onde as imagens foram feitas corresponde ao limite sul da Terra Indígena (TI) Vale do Javari e norte da Terra Indígena Mawetek, que é o segundo maior do país e está situado no sudoeste do Amazonas.
O território é ocupado por seis povos contatados:
- Matsés;
- Matis;
- Marubo;
- Kanamari;
- Kulina-Pano;
- Korubo e Tsohom Djapa.
Segundo a Fundação, há cerca de 16 registros em estudo de índios isolados (sendo 11 confirmados). A região possui a maior quantidade de registros confirmados de grupos de índios isolados do país.
Ainda conforme a Funai, foram encontradas provas, além do registro da presença de caçadores em diversos igarapés afluentes do Rio Juruazinho.
“Duas equipes de caça que se encontravam próximas aos limites da TI Vale do Javari foram flagradas com ilícitos ambientais, sendo realizada a apreensão e soltura de animais vivos”, informou.
Confira o vídeo divulgado pela Funai:
*Fonte: Portal G1
Amazonas
MPF processa ex-ministro Pazuello e secretário de Saúde do AM por responsabilidade na crise de oxigênio

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas ajuizou, nesta quarta-feira (14), ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, por omissão no combate à pandemia entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou colapso de oxigênio nas unidades de saúde e aumento de mortes por covid-19.
Entre 14 e 15 de janeiro, falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade de Manaus a um cenário de caos. Com recordes nos casos de Covid, a capital precisou enviar pacientes que dependiam do insumo para outros estados.
A ação, encaminhada à Justiça Federal no Amazonas, cita, também, três secretários do Ministério da Saúde e o coordenador do Comitê de Crise do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo Filho.
No documento, o MPF identificou atos de improbidade administrativa em cinco situações distintas:
- atraso e lentidão do Ministério da Saúde no envio de equipe para diagnosticar e minorar nova onda de covid-19 no Amazonas;
- omissão no monitoramento da demanda de oxigênio medicinal e na adoção de medidas eficazes e tempestivas para evitar seu desabastecimento;
- realização de pressão para utilização de ‘tratamento precoce’;
- demora na adoção de medidas para transferência de pacientes que aguardavam leitos;
- e ausência de medidas de estímulo ao isolamento social.
Brasil
Mãe de Henry Borel passa mal em presídio e é internada

Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, foi encaminhada para atendimento médico na madrugada desta segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap). Ela está presa no Instituto Penal Ismael Sirieiro, em Niterói, na Região Metropolitana.
De acordo com o órgão, Monique sentiu dores abdominais após urinar e solicitou atendimento médico. Ela foi encaminhada ao Hospital Penal Hamilton Agostinho, dentro do próprio Complexo Penitenciário de Gericinó.
Após ser diagnosticada com uma infecção urinária, a previsão é de que Monique siga internada por pelo menos três dias no local para acompanhamento e para receber a medicação recomendada.
Na quinta-feira (8), o vereador carioca Dr. Jairinho (sem partido), padrasto da criança, e Monique foram presos por suspeita de homicídio duplamente qualificado –com emprego de tortura e sem chance de defesa para a vítima –, por atrapalharem as investigações e por ameaçarem testemunhas para combinar versões.
Brasil
Homem surta e faz comissária de bordo refém no Aeroporto de Guarulhos

Na noite de domingo (11), um homem que se identificou como “soldado Resende” e estudante de medicina fez uma comissária de bordo da Gol refém no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo informações de passageiros que estavam no terminal, o suspeito exigia a presença da Polícia Federal.
Após alguns minutos de tensão, ele foi preso e, a mulher, libertada sem ferimentos. Enquanto segurava a empregada da empresa aérea pelos braços, a ameaçava de morte com um objeto cortante rente ao pescoço, uma caneta. Ele exigia a presença da Polícia Federal (PF) e da “imprensa internacional”.
Em outro momento, dizia estar sendo ameaçado de morte e avisava a quem se aproximava que carregava uma bomba dentro da mochila. De acordo com pessoas que presenciaram a cena, o homem parecia transtornado. Não foi encontrado nenhum explosivo na mochila do mesmo.
-
Destaque6 dias atrás
Filho mata pai a facadas após discussão por corte de cabelo
-
Amazonas7 dias atrás
Capitão Carpê é eleito presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública Municipal na Câmara
-
Destaque7 dias atrás
Homem é morto a tiros em lanchonete na zona leste de Manaus
-
Brasil7 dias atrás
Mãe de Henry Borel passa mal em presídio e é internada
-
Brasil7 dias atrás
Homem surta e faz comissária de bordo refém no Aeroporto de Guarulhos
-
Destaque7 dias atrás
Jovem é morto enquanto brincava de papagaio na zona norte de Manaus
-
Amazonas7 dias atrás
Bares são fechados em Manaus por descumprimento de medidas de prevenção à Covid-19
-
Amazonas4 dias atrás
Após assalto, cinegrafista persegue ladrões em moto e é baleado em Manaus