Conecte-se conosco

Cidades

FVS-AM alerta para notícia falsa de superbactéria contraída por ingestão de açaí em Manaus

Avatar

Publicado

em

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) esclarece que não há registro de óbito ou pacientes internados por contaminação de açaí ou sushi em Manaus.

As autoridades de saúde foram surpreendidas na última terça-feira (17/9) por rumores em diversas redes sociais, grupos de WhatsApp e até portal de notícia com a informação sobre o falecimento de um aluno da rede particular de ensino, no fim de semana, em decorrência da contaminação do açaí por superbactéria, e que a irmã dele seguia internada com o mesmo sintoma.

A FVS-AM informa que a investigação epidemiológica do caso aponta que o paciente em questão faleceu em decorrência de possível pancreatite aguda. Enquanto a irmã continua internada para tratar o diagnóstico de celulite submandibular, que não tem associação com o caso do irmão.

A família informou durante a investigação que não consumia açaí nem sushi há um mês. Segundo eles, a origem do boato é desconhecida por eles, uma vez que em nenhum momento foram mencionadas entre eles palavras como “superbactéria”, “açaí” e “sushi”.

Alerta – A FVS-AM alerta a população em geral para evitar o compartilhamento de mensagens e áudios nos quais não há identificação da fonte da informação.

Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as notícias falsas, conhecidas por “fake news”, se tornam, na área de saúde pública, um gravíssimo problema, pois elas podem estimular práticas e comportamentos autodestrutivos e têm potencial de atingir muitas pessoas, gerando pânico na população.

“Com frequência somos bombardeados com inúmeras informações, no entanto, é necessário ser crítico, questionar, não compartilhar se não tem certeza, checar outras fontes. Cada cidadão tem um papel importante no combate à informação falsa”, afirmou Rosemary.

A diretora-presidente da FVS-AM acrescenta que as “fake news” são algumas vezes mais populares do que a notícia correta.

“Para orientar o cidadão, o Ministério da Saúde disponibiliza o WhatsApp (61) 99289-4640 para esclarecimento de dúvidas. Então, se você receber uma mensagem sobre doença, vacina, chás ou tratamentos milagrosos, desconfie, se informe para ter certeza de que suas fontes são fidedignas. Desta forma, vamos diminuir bastante esse tipo de abordagem que enfraquece os serviços, expõem pessoas e, pior, estimulam a desinformação”, pontuou Rosemary.

(*) Com informações da assessoria

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Internos reformam galerias de unidade prisional em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) utilizou a mão de obra de 20 internos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” para a reforma das galerias 01 e 02 da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na zona leste de Manaus.

A obra teve início em maio e os internos realizaram serviços de hidráulica, alvenaria e pintura. Eles reformaram 20 celas, adequaram as camas, reforçaram as dobradiças e ferragens das portas das galerias. Além disso, foram responsáveis pela instalação de gaiolas de contenção, a revitalização da área de convivência e pintura da quadra poliesportiva.

Foto: Seap

Para o diretor da unidade, Robert Barreto, esses reparos serão fundamentais para o reforço da segurança e estadia do apenado. “Com a reforma das galerias 01 e 02, podemos voltar a trazer um lugar mais seguro e harmonioso, onde o interno possa permanecer preso de maneira digna e resguardando os seus direitos”, disse Barreto.

Com o trabalho desempenhado nas duas galerias, a UPP já soma o total de cinco galerias reformadas. Este mês, será a vez das galerias 03 e 04 receberem a mão de obra carcerária dos reeducandos. A expectativa é de que, até o final do ano, as demais galerias também tenham passado por melhorias. As obras tiveram a parceria da empresa cogestora da unidade prisional.

Remição de pena – Como determina a Lei de Execução Penal (LEP), o interno trabalhador tem direito a remir um dia da pena a cada três dias de trabalho.

 

*Com informações de assessoria de imprensa

Continue lendo

Amazonas

Aprovados em concurso fazem manifestação e cobram convocação do Governo do AM

Avatar

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (29), um grupo de aprovados no concurso da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), iniciou uma manifestação em frente à sede do Governo do Estado, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O concurso foi realizado em 2018 e até o momento os concursados não foram nomeados.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), uma faixa foi afetada na área. Agentes de trânsito foram deslocados para controlar a passagem de veículos. A Polícia Militar acompanha o ato.

Continue lendo

Cidades

Homem é baleado na cabeça ao sair de casa no bairro do Nova Aleixo

Avatar

Publicado

em

Por

Samu

Um homem identificado como Jonatan Ponciano de Lima (20), foi baleada na região da cabeça no bairro do Nova Aleixo, próximo a Ponte do Sete, Zona Norte de Manaus. Segundo informações o jovem estava saindo de casa por voltas das 8h quando ocorreu o fato.

A suspeita que o atirador estaria dentro de um carro modelo Prisma, cor preta, nas proximidades da residência na espera de Jonatan, efetuando os disparos quando o mesmo entrava entrando em um carro de corrida por aplicativo. O jovem foi encaminhado com vida para o Hospital Platão Araújo. A policia investiga o caso.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus