Todos que acompanharam minha trajetória de campanha, sabem que uma das minhas mais incessantes promessas era a de lutar para […]

Guarda Municipal Armada e Concurso Público: Promessa cumprida

Todos que acompanharam minha trajetória de campanha, sabem que uma das minhas mais incessantes promessas era a de lutar para que houvesse um novo concurso público para a Guarda Municipal e que a mesma pudesse utilizar arma de fogo, já que a Emenda Constitucional nº 123, de 16 de junho de 2021, modificou a redação do § 5º do art. 125 da Constituição do Estado do Amazonas para permitir o uso de armas de fogo pelas guardas municipais. o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, autorizou que todos os integrantes de guardas municipais do país tenham direito ao porte de armas de fogo, independentemente do tamanho da população do município, e numa cidade como Manaus com mais de 2 milhões de habitantes contando apenas com 434 servidores para fazerem a segurança patrimonial da prefeitura de Manaus, das Unidades Básicas de Saúde, Junta Militar, terminais de integração e demais eventos públicos é uma tarefa extremamente árdua concordam? E ainda por cima desarmados?

Briguei e me pronunciei na Câmara, fiz alianças, apresentei projetos e propostas e finalmente a Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Militar, publicou na segunda-feira do dia 25/10, o edital nº 001/2021, no Diário Oficial do Município (DOM), referente ao processo simplificado de seleção interna para a capacitação dos guardas municipais para o uso de armamento letal, dentro da proposta do programa de governo do prefeito David Almeida, de armar a Guarda Municipal, para garantir mais segurança à população e ao patrimônio público, além disso, na quinta-feira (18), o prefeito também anunciou o concurso público para a Guarda Municipal que será realizado em 2022, onde serão ofertadas 200 vagas. O anúncio foi feito durante a entrega de 250 pistolas semiautomáticas calibre 9 milímetros e seis veículos à Guarda Municipal. É como eu costumo dizer sempre, bandido não respeita a polícia por causa da sua farda não, eles respeitam a polícia por causa da arma que o policial está carregando, bandido não entra na casa de um cidadão de bem que ele sabe que possui arma em casa, enfim, bandido só respeita a arma que apontam para ele, principalmente agora que o país vem atravessando uma fase de injustiça e regalias nunca vista antes, onde o bandido tem mais direitos que o cidadão de bem.

Promessa de campanha que está sendo cumprida, não foi fácil mobilizar e agir, mas nosso mandato sempre foi e será em favor do povo, apesar das muitas críticas que recebo, tenho a mente tranquila do que venho propondo e sigo sereno trabalhando para cumprir e melhorar a outras promessas que fiz durante minha campanha, para que fiquem eternizadas durante o meu mandato.

Carpegiane Andrade é Bacharel em direito, Capitão da PM e vereador da cidade de Manaus.

Imagens:

 

 

 

Deixe um comentário