O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A evolução das denúncias nos últimos anos sinaliza uma oscilação do fenômeno. O total de denúncias relacionadas a crianças e adolescentes foi de 80,4 mil em 2015, 76,1 mil em 2016, 84 mil em 2017 e 76,2 mil em 2018.

No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Uma forma que surgiu para ajudar nas denúncias que pode ser utilizado pela sociedade é o Disque 100, um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. O serviço é gratuito, ininterrupto e sigiloso.

No nosso querido município de Iranduba, no qual faço parte como Conselheiro Tutelar, fazemos acompanhamento de centenas de crianças mensalmente, atendendo desde o Distrito do Caca Pirera até o Distrito do Ariaú, procurando fazer o nosso melhor, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos com equipamento e material, não medimos esforços para fazer a nossa parte.

Estamos implantando agora o que chamamos de “Conselho Itinerante”, com  intuito de atender àquelas pessoas que não podem se deslocar até o conselho, então levamos o conselho até elas,  da mesma forma funciona com o “Conselho na Escola” onde procuramos ministrar palestras e também ouvir os alunos para tentarmos identificar alguma possível criança que possa estar enfrentando abuso em casa.

Nesse dia, assim como todos os dias, eu e todos os meus amigos do conselho tutelar de Iranduba, só pedimos aos pais e a todos nós, que possamos cuidar melhor de nossas crianças e jovens, que sejamos seus verdadeiros protetores, amigos e fonte de inspiração, costumo dizer que uma criança se inspira em quem tá mais perto, se está perto da bandidagem, crescerá tendo o bandido como exemplo, se não tem estrutura familiar, crescerá sem carinho e amor, achando que o mundo todo é assim, mas se uma criança cresce ao lado de pessoas boas, ela só terá a bondade como espelho,  se tiver atenção e cuidado da família, crescerá espalhando o mesmo para o resto da sociedade.

E para fechar, gostaria de pedir também o mais importante, DENUNCIE qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes!

Moisés Lopes de Souza é Presidente do Conselho Tutelar de Iranduba

Conselho Tutelar de Iranduba

Avenida Amazonas S/N

69415-000 Iranduba

Contato: 99115-8852

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Chega a quatro o número de suspeitos presos pelo assassinato de sargento da PM em Manaus

Outros dois homens – um de 27 e outro de 20 – foram presos no fim da tarde des…