Conecte-se conosco

Cidades

Igreja católica realiza obra social nas ruas do centro histórico de Manaus

Publicado

em

A Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na rua Santa Rita, bairro da Compensa 3, zona oeste de Manaus, realizou a tradicional Obra Social São Vicente de Paulo (OSSVP) na noite desta segunda-feira (27).

O evento – que já acontece a cerca de um ano, todo dia 27 de cada mês – ocorreu entre 22h e 00h, onde os fiéis se dedicam totalmente ao dia do padroeiro.

Um grupo de pessoas distribuiu água, sopa e pão pelas ruas do centro histórico da capital, finalizando a ação no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, zona centro-sul.

Foto: Mayara Thays Albuquerque

Para a coordenadora da obra, Mayara Thays Albuquerque, 26, o dia 27 é ”sempre motivo de alegria”, pois é o dia de se doar, juntamente com a equipe, para organizar a ação solidária.

Mayara enfatizou a importância e o compromisso do grupo na obra social. ” temos uma equipe fiel que, todos os meses, se reúne para preparar a sopa. E vejo nessas pessoas muita doação, elas fazem tudo com amor. Isso, no meu ponto de vista, era o que a nossa paróquia São Vicente de Paulo precisava, pois temos como padroeiro o ‘Pai da Caridade’, e na paróquia não tínhamos uma atividade voltada para a caridade para, assim, seguirmos o exemplo de nosso padroeiro São Vicente de Paulo, grande imitador de Jesus Cristo”, destacou a coordenadora.

De acordo com o pároco, padre Marco Antônio, conhecido também como padre Marquinho, a importância da obra social para a igreja é caritativa, onde os cristãos são chamados ao longo da Palavra de Deus para colocar em prática os ensinamentos de Jesus – que é o perdão, a misericórdia, a partilha e a solidariedade.

Marquinho também salientou que, na realização da obra, ”impreterivelmente a igreja se realiza, ela sai da teoria para, de fato, se encarnar na história e na vida das pessoas, se tornando verdadeiramente a prática do amor”.

Foto: Mayara Thais Albuquerque

Na dimensão social, o pároco ressaltou ainda que ”existe o viés, que é a promoção da vida e da dignidade das pessoas que, mesmo excluídas e marginalizadas, são lembradas nesse dia para que, assim, possam ter amenizados suas dores e sofrimento”.

Para ele, um copo de sopa entregue às pessoas não é somente um alimento, mas também um sinal de “esperança” e do “amor de Deus”.

A obra social

A Obra Social São Vicente de Paulo (OSSVP) teve início no dia 27 setembro de 2016 e recebeu a benção do bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, e do pároco da Paróquia São Vicente, Padre Marco Antônio, idealizador desta ação.

A obra é coordenada pelo Pe. Marco Antônio e Mayara Thays Albuquerque, junto a uma equipe de pessoas que abraçaram a causa desde a primeira ação. O grupo é composto por mais de 15 pessoas, dentre pais e mães de família.

Em comunhão com a ação social, nasceu também a Novena Gloriosa de São Vicente de Paulo, que acontece todo dia 27, a partir das 19h, na igreja de mesmo nome. A novena antecede à obra.

No primeiro dia da ação solidária, a equipe ofereceu apenas a sopa. Porém, consequentemente, perceberam que outras necessidades eram gritantes. A partir daí, nos meses seguintes, a doação se expandiu entre calçados, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal.

Idealização e concretização

De acordo com o grupo que participa da ação social, a idealização e concretização da OSSVP só foi possível pelas inúmeras parcerias que foram se firmando conforme o passar dos meses.

O transporte de alimento e peças de vestuário é realizado por meio de um veículo emprestado pela Congregação das Irmãs Dorotéias e um carro da paróquia São Vicente de Paulo, além de contar com automóveis de outros voluntários da equipe.

Após um ano, em virtude de doações e eventos realizados em prol da obra, a equipe da OSSVP conseguiu adquirir todos os materiais necessários para a preparação da sopa.

No dia 02 de abril deste ano, uma feijoada beneficente foi realizada em prol da ação. Com o valor arrecadado, foi comprado todo o material necessário para a preparação da sopa – panelas, conchas, depósitos, facas, tábuas, colheres, bandejas, escorredor e botija de gás. A sobra do dinheiro em caixa serviu, ainda, para suprir as demais necessidades (ingredientes para a sopa, lanche para a equipe da cozinha e gasolina para os carros).

Natal

Para dezembro, mês do natal, o grupo optou por não fazer a sopa, e sim realizar uma ceia de natal especial para os moradores de rua. A mesma experiência foi feita no natal de 2016, com a distribuição de marmitas com frango ao molho, arroz, farofa e salada. Também foram levados kits de higiene pessoal básico, refrigerante, água, roupas e calçados.

Foto: Mayara Thais Albuquerque

Como ajudar?

Para aqueles que desejam colaborar com este gesto de amor ao próximo, basta entrar em contato nos números (92) 98158-7874/99251-8790, ou entrar e curtir a página da OSSPV no Facebook através do endereço www.facebook.com/obrasocialsvpam/

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Corpo de homem é achado em igarapé em Manaus

Publicado

em

Por

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde dessa segunda-feira (30), em um igarapé no bairro Presidente Vargas, na Zona Sul de Manaus.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi achado por volta de 16h por funcionários da limpeza pública da Prefeitura de Manaus perto da ponte do Bariri.

As mãos e os pés do homem estavam amarrados com um fio de nylon e, segundo os agentes, o corpo já estava em avançado estado de decomposição.

Ele foi levado para o Pelotão Fluvial e de lá foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou pelo exame necroscópico.

Como há suspeitas de que o homem foi executado, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) deve investigar o caso.

Com informações: G1 Amazonas
Continue lendo

Cidades

Dez bares são fechados em Manaus por descumpriam decreto de prevenção à Covid-19

Publicado

em

Por

Equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) fecharam dez estabelecimentos que descumpriam o decreto governamental com medidas de prevenção da Covid-19. As fiscalizações ocorreram entre a sexta e sábado. Ainda durante as fiscalizações, cinco foram autuados. Ao todo, 16 estabelecimentos foram vistoriados em todas as zonas de Manaus.

Na avenida Parintins, bairro Cachoeirinha, um foi autuado pelos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) por promover aglomeração e por funcionar com pista de dança. E o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) notificou o estabelecimento por não apresentar equipamentos de proteção contra incêndio.

A delegada responsável pela CIF de sexta-feira, Deborah Souza, explicou que todos os seis estabelecimentos vistoriados na noite de sexta-feira não estavam cumprindo o decreto.

“Esses locais não estavam respeitando o decreto, todos estavam com aglomeração de pessoas, não tinha distanciamento social e sem uso de máscara, eles foram autuados e receberam multas”, explicou.

No centro, um outro ponto recebeu autuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por obstrução de fiscalização e, também, porque não havia os documentos obrigatórios como bar e restaurante.

Na zona leste, um boteco foi autuado pela Semmas e no local havia grande aglomeração de pessoas. Outros dois estabelecimentos tiveram suas atividades encerradas com a chegada da CIF.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Cidades

Dois motoristas ficam feridos em acidente em Manaus

Publicado

em

Por

Dois motoristas ficaram feridos em um acidente envolvendo micro-ônibus no Conjunto Oswaldo Frota, no bairro Cidade Nova, na manhã desta sexta-feira (13), em Manaus. Os condutores estavam sozinhos nos veículos.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, os motoristas estavam a serviço de uma empresa e foram atendidos conscientes. Não há outros feridos. Eles foram socorridos pelo Samu para hospitais da região. Um dos motoristas precisou ser retirado das ferragens com ajuda do Corpo de Bombeiros, pois estava com a perna presa.

A polícia técnico-científica esteve no local. O caso foi atendido por policiais da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que ajudaram a desviar o trânsito.

Representantes da empresa informaram que vão prestar toda a assistência aos motoristas e ajudar nas investigações da causa do acidente.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus