Conecte-se conosco

Brasil

Jair Bolsonaro quer usar servidores e militares para zerar fila de espera por aposentadoria no INSS

Avatar

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que pretende conversar com o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, nesta terça-feira (14), para que servidores públicos ou militares possam trabalhar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o objetivo de dar solução à fila de espera por aposentadoria.

Após a reforma da Previdência e cortes de funcionários do órgão, a lista aumentou muito.

“Ele pretende contratar, a lei permite servidores ou militares da reserva pagando 30% a mais do que ele ganha para a gente romper essa fila que aumentou muito por ocasião da tramitação da reforma da Previdência”, disse o presidente.

Além do aumento de pedidos, uma falha no sistema do INSS agravou o problema. Pedidos como licença-saúde ou maternidade continuam no mesmo pacote das análises mais complexas, que incluem cálculo de tempo de serviço, entre outras questões.

Nessa segunda-feira (13), Marinho se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a portas fechadas. Na saída, disse que o problema esbarra em questões operacionais e de orçamento. “Tudo envolve orçamento, estrutura organizacional. Então, a gente precisa ter essa responsabilidade de conversar internamente e buscar o respaldo técnico e jurídico”, disse o secretário.

Uma ação do Ministério Público do Distrito Federal, de agosto de 2019, pediu que a Justiça obrigasse a União e o INSS a “promover o recrutamento suficiente de agentes públicos para dar vazão às demandas”.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Estado de São Paulo ultrapassa marca de 600 mil casos de covid-19

Avatar

Publicado

em

Por

Teste rápido de COVID-19 - Foto: © Mauricio Vieira/Secom-SC

Com 9.709 casos confirmados nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo soma agora 608.379 casos confirmados do novo coronavírus, desde o início da pandemia. (mais…)

Continue lendo

Brasil

Defesa cancela participação de militares em eventos de 7 de setembro

Avatar

Publicado

em

Por

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro no centro do Rio de Janeiro - Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Por causa da pandemia do novo coronavírus a participação das Forças Armadas nas festividades de 7 de Setembro no país foi cancelada pelo Ministério da Defesa. A portaria, assinado pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, que informa sobre a decisão está publicada na edição de hoje no Diário Oficial da União. (mais…)

Continue lendo

Brasil

Deslizamento no morro da Mangueira atinge 12 casas no RJ

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TV Globo

Um deslizamento de terra na parte alta da favela da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, atingiu 12 casas na madrugada de hoje (7). Segundo a prefeitura, o Centro de Operações acionou equipes da Defesa Civil, da Assistência Social, da Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) por volta das 4h20.

A Defesa Civil isolou a área atingida e as equipes aguardam a retirada pela Comlurb do material que deslizou, para avaliar o estado estrutural das residências. No total, 20 agentes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

As 12 famílias desalojadas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social. Não há, até o momento, informações sobre feridos.

Como não choveu nos últimos dias, a hipótese é a de que um cano tenha estourado e vazado água no local, encharcando a terra que deslizou.

 

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus