Conecte-se conosco

Mundo

Justiça espanhola mantém líderes separatistas catalães na prisão

Avatar

Publicado

em

A Justiça da Espanha confirmou, nesta sexta-feira (3), a prisão provisória para os líderes das organizações independentistas Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium Cultural, Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, respectivamente, presos desde 16 de outubro acusados de um suposto crime de secessão. As informações são da Agência EFE.

Um tribunal da Audiência Nacional, o máximo órgão judicial da Espanha, decidiu, a pedido da Procuradoria-Geral, mantê-los na prisão, apesar de as defesas terem solicitado a libertação alegando não existir risco de reincidência, após a proclamação de independência unilateral da Catalunha e a implementação das medidas extraordinárias adotadas pelo governo espanhol para devolver essa comunidade autônoma à legalidade.

“Alegamos que as circunstâncias na Catalunha mudaram desde o momento em que sua senhoria determinou a prisão porque é conhecido por todo o mundo que, estando Jordi Sánchez na prisão, ocorreram fatos nos quais ele não teve nenhuma participação”, afirmou Jordi Pina, advogado de Sánchez. Para ele, “o cenário político é muito diferente, é um argumento que cai pelo seu próprio peso”.

Pina considerou que o ocorrido nas últimas semanas dificulta muito “continuar se mantendo a tese que pode realizar alguma atuação de reiteração delitiva”. Os advogados alegaram também que não existe risco de fuga, já que seus clientes se apresentaram quando foram convocados a depor, e destacaram que ambos estavam na prisão quando o parlamento regional proclamou a república catalã, em 27 de outubro.

O parlamento regional catalão aprovou então essa declaração unilateral de independência em uma votação secreta, com o plenário esvaziado pela ausência da oposição, sem alcançar a maioria de dois terços exigidos pelo regulamento dessa câmara e com a opinião jurídica contrária dos letrados parlamentares.

Quanto à participação do seu cliente em 20 de setembro no cerco em que vários agentes da Guarda Civil permaneceram quase 24 horas fechados na Secretaria de Economia catalã, os advogados apresentaram gravações e material gráfico.

Nessas imagens, segundo a defesa, pode-se comprovar que Sánchez e Cuixart não impediram a saída da comitiva judicial, mas, pelo contrário, a facilitaram.

A juíza da Audiência Nacional, Carmen Lamela, enviou-os à prisão por atribuir-lhes o papel de “promotores e diretores” desse cerco, com o qual pretendiam “impulsionar e assegurar a realização do referendo ilegal de independência e com isso a proclamação de uma república catalã, independente da Espanha, transgredindo com isso a Constituição”.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Por Agência EFE

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Vacinação contra Covid-19 em Manaus é suspensa para replanejamento

Avatar

Publicado

em

Por

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa nesta quinta-feira (21) para replanejamento da campanha. O objetivo é discutir os critérios que definirão quais profissionais de saúde e de quais unidades têm prioridade para receber as primeiras doses, já que a quantidade de vacinas disponibilizada pelo governo federal é insuficiente. Somente profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante.

Após a definição dos critérios, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Secretaria da Saúde de Manaus reprogramar a vacinação. A previsão é que os trabalhos sejam retomados na sexta-feira (22).

A suspensão da campanha foi definida pelas secretarias de saúde de Manaus e do Amazonas, após uma reunião na noite de quarta-feira (20) com órgãos de controle do estado: Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.

De acordo com a prefeitura de Manaus, nos primeiros dois dias de vacinação na capital, 1.140 profissionais de saúde receberam a primeira dose da CoronaVac. A Prefeitura recebeu, para esta primeira etapa da campanha, um total de 40.072 doses de vacina.

Fonte: G1

Continue lendo

Mundo

Explosão atinge prédio no centro de Madri e deixa mortos

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Susana Vera/Reuters

Uma explosão em um prédio no centro de Madri deixou ao menos três mortos e oito feridos nesta quarta-feira (20). Segundo o prefeito da capital espanhola, José Luis Martínez-Almeida, a explosão pode estar relacionada a um vazamento de gás.

A emissora pública espanhola TVE disse que uma das vítimas é uma mulher de 85 anos. Um porta-voz do governo de Madri confirmou que um dos mortos não era morador do prédio e passava pela rua no momento da explosão. Não foram divulgadas informações sobre a terceira vítima.

Pelo menos quatro andares do edifício, que fica em cima de uma igreja na Rua de Toledo, foram atingidos por volta das 3h da tarde (11h de Brasília), segundo o serviço de emergências de Madri. Há risco de que a estrutura do prédio tenha sido afetada.

Fonte: G1

Continue lendo

Mundo

Câmara dos Deputados dos EUA começa a debater impeachment de Trump

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Internet

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos começou a debater nesta quarta-feira a legislação para o impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez em seu mandato.

A Câmara deve primeiro realizar uma votação estabelecendo regras para o debate de quarta-feira. Superada essa etapa, como esperado, abrirá caminho para uma votação ao longo do dia para aprovar um artigo de impeachment acusando Trump de incitar insurreição em um discurso que ele fez na semana passada que levou à invasão do Capitólio dos EUA.

De acordo com o deputado Steny Hoyer, segundo democrata mais importante na Câmara, A Casa Legislativa planeja enviar o artigo de impeachment ao Senado ainda esta semana.

“Não há razão para que não possamos enviá-lo esta semana. Pretendemos fazer isso”, afirmou ele à MSNBC em uma entrevista nesta quarta-feira, citando discussões com a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

A cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, ocorre em 20 de janeiro.

 

*Por Richard Cowan / Reuters 

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus