Conecte-se conosco

Esportes

Liga dos Campeões da Europa retorna com jeito de Copa do Mundo

Avatar

Publicado

em

Torneio terá jogos sem torcida e reta final concentrada em Lisboa - Foto: © Phil Noble/Reuters/Direitos Reservados

Torneio de tiro curto, com jogo quase todo dia, delegações concentradas em um único lugar e verdadeiras seleções mundiais em campo. Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Liga dos Campeões da Europa viverá um agosto digno de Copa do Mundo.

Lisboa, a capital portuguesa, foi a sede escolhida pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) para abrigar os duelos decisivos da maior competição de clubes de futebol do planeta. As partidas não terão presença de público.

Antes de a bola rolar em Portugal, a maratona da Champions terá a conclusão de quatro confrontos das oitavas de final que não puderam ser finalizados antes da pandemia. Nesta sexta-feira (7), às 16h (horário de Brasília), o Manchester City (Inglaterra) recebe o Real Madrid, atual campeão espanhol. Na partida de ida, fora de casa, os ingleses ganharam por 2 a 1. No mesmo horário, a 9 vezes acampeã italiana Juventus mede forças com o Lyon, que venceu o primeiro jogo, na França, por 1 a 0.

No sábado, também às 16h (horário de Brasília), Barcelona e Napoli se encontram na Espanha, após o empate por 1 a 1 na Itália, enquanto o octacampeão alemão Bayern de Munique joga em casa contra o Chelsea (Inglaterra). Em Londres, a equipe bávara fez 3 a 0. Assim como será na sequência da Liga dos Campeões, os jogos terão portões fechados.

A partir das quartas de final começa a fase Copa do Mundo da Champions. De quarta-feira (12) em diante, os confrontos serão disputados em Lisboa, em jogo único, nos estádios José Alvalade (Sporting) e da Luz (Benfica). Este último receberá a decisão, no próximo dia 23 de agosto. As partidas serão todas às 16h (horário de Brasília). Os quatro times que sairão das oitavas se unirão a Atalanta (Itália), RB Leipzig (Alemanha), Paris Saint-Germain (França) e Atlético de Madri (Espanha), classificados antes da pandemia.

Protocolo rígido

Segundo a Direção Geral da Saúde de Portugal, o país europeu teve 51.848 casos do novo coronavírus até a última quarta-feira (5), com 1.740 óbitos. Nesse mesmo dia, o Ministério da Saúde identificou mais recuperações (247) do que novos registros (167) da doença. Não tem sido inédito. A primeira vez que isso ocorreu foi em 21 de abril.

Apesar de a pandemia estar mais controlada em Portugal, os protocolos para a retomada da Liga dos Campeões no país são rígidos. Os atletas serão submetidos a testes antes e depois das partidas e são orientados a utilizar máscaras em locais públicos, além de manterem distanciamento mínimo de dois metros. As delegações estarão concentradas em hotéis e não podem deixá-los sem autorização. O contato com pessoas não relacionadas à equipe está vedado.

Brasileiros na briga

São 27 brasileiros distribuídos em 11 dos 12 times que seguem na Liga dos Campeões. Apenas o RB Leipzig não tem atletas do país. Das 32 equipes que disputaram a fase de grupos, o Brasil tinha atletas em 27 delas, com 65 representantes ao todo. A estatística não contabiliza os nascidos no Brasil que se naturalizaram por outras nações, como o lateral Emerson Palmieri e o volante Jorginho, que defendem a Itália. Ambos são do Chelsea.

O Lyon, com seis jogadores (os laterais Rafael e Marçal, o zagueiro Marcelo, os volantes Thiago Mendes e Jean Lucas e o meia Bruno Guimarães), é o time mais verde e amarelo entre os que continuam na Champions, seguido pelo Real Madrid, com cinco (o zagueiro Éder Militão, o lateral Marcelo, o volante Casemiro e os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo). Atalanta (com o zagueiro Rafael Tolói), Chelsea (com o atacante William), Bayern (com o meia Philippe Coutinho), Barcelona (o goleiro Neto) e Napoli (o meia Allan) têm, pelo menos, um brasileiro no elenco.

Entre eles, o atacante Gabriel Jesus é o que mais balançou as redes na atual edição da competição, com cinco gols pelo Manchester City. Na sequência aparecem Rodrygo, autor de quatro gols pelo Real Madrid, e Neymar, do Paris Saint-Germain, com três gols. O camisa 10 do PSG é o artilheiro do país na história da competição, com 35 gols, anotados pelo clube francês e pelo Barcelona, time pelo qual foi campeão em 2015.

Olho nas estrelas

Não é à toa que a bola da Champions é coberta por estrelas. A competição reúne os principais jogadores da atualidade. Entre eles estão os atacantes Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, craques com os maiores números de gols e assistências da história da competição. O português lidera as duas estatísticas, com 128 gols e 36 assistências, seguido pelos 114 gols e 32 assistências do argentino

A presença deles nas quartas de final depende do sucesso de Juventus e Barcelona nas partidas contra Lyon e Napoli, respectivamente. Na atual edição, eles ainda não despontaram: Ronaldo foi às redes duas vezes (está atrás dos atacantes Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín, na artilharia da Juve no torneio) e deu um passe para gol, enquanto Messi assinalou dois tentos (um a menos que o atacante Luís Suárez, companheiro de equipe) e distribuiu três assistências.

O destaque da Liga, até o momento, é Robert Lewandowski. O atacante vive grande fase no Bayern e balançou as redes 11 vezes em apenas seis jogos pela competição. Como deu duas assistências, significa dizer que o polonês participou de, pelo menos, dois gols por partida, em média. Lewa está a seis tentos de igualar o feito de Cristiano Ronaldo, que na edição 2013/2014 assinalou 17 gols pelo Real Madrid.

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Fla e São Paulo encaram adversários equatorianos pela Libertadores

Avatar

Publicado

em

Por

Taça CONMEBOL Libertadores

Dentro e fora de campo, o Flamengo vem acumulando desfalques para enfrentar entra em campo hoje (23), pela quarta rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores. O Rubro-Negro carioca terá pela frente o lanterna do Grupo 1, o Barcelona de Guayaquil, na cidade de Guyaquil, no Equador, às 19h15 (horário de Brasília). Após anunciar nas últimas 48 horas que sete jogadores testarem positivo para o novo coronavírus (covid-19), o clube confirmou na manhã desta terça-feira (22), por meio de Twitter, que o médico Márcio Tannure e o ex-zagueiro Juan, atualmente integrante da comissão técnica, também foram diagnosticados com a doença. A dupla apresentou sintomas, que não foram especificados no comunicado oficial. Assim como os demais atletas infectados – o clube não revelou oficialmente os nomes dos jogadores contaminados –  eles terão de cumprir quarentena de 14 dias.

Além dos atletas infectados,  o Flamengo também sofre com a ausência de mais quatro jogadores. Os atacantes Gabriel Barbosa e Pedro Rocha estão se recuperando de lesão na coxa; e o goleiro Diego Alves segue em tratamento de lesão no ombro. E, por fim, engrossando a relação de ausentes, o zagueiro Gustavo Henrique recebeu cartão vermelho na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Del Valle e terá de cumprir suspensão.

Para reforçar o banco de reservas, quatro jogadores que não haviam sido relacionados para o jogo foram convocados de última hora, e deixaram ontem (22) o do Rio de Janeiro em vôo fretado com destino a Guayaquil (Equador).  O quarteto conta com três atletas revelados nas categorias de base rubro-negra: o zagueiro Natan e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz. Todos com 19 anos de idade. Além deles, o lateral-direito João Lucas, recuperado de lesão na coxa esquerda, ficará a disposição do técnico Domènec Torrent. Eles vão se juntar aos 16 jogadores com condição de jogo, dos 25 que foram para o Equador. Em suma, o treinador catalão terá 20 opções para escalar o time titular.

Na vice-liderança do Grupo 1, com seis pontos, o Flamengo terá pela frente o lanterna Barcelona-EQU que sequer pontuou. Mas a pressão é gigante sobre o time carioca: foram duas derrotas nos dois últimos jogos, sendo que uma delas foi de goleada de 5 a 0, na última quinta (17), para o equatoriano Del Valle. Pelo Campeonato Brasileiro, os cariocas perderam fora de casa para o Ceará por 2 a 0, no último dia 13.

LDU x São Paulo

Outro brasileiro a entrar campo nesta noite é o São Paulo. Os tricolores vão encarar a LDU, às 21h30, no Estádio Casa Blanca, na altitude da capital Quito (Equador), que fica a 2.850 metros acima do nível do mar. O time paulista ocupa a terceira posição do grupo D, com quatro pontos conquistados. Já os adversários desta noite somam seis e lideram o grupo.

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz empatou na última rodada contra os argentinos do River Plate, no Morumbi, por 2 a 2, partida que marcou o retorno do clube à competição,  após paralisação iniciada em março, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), No Campeonato Brasileiro, o Tricolor paulista vem de três jogos de invencibilidade: dois empates e uma vitória.

Já os equatorianos voltaram com aproveitamento positivo após o término da suspensão do futebol no país No campeonato nacional, a LDU é vice-líder, com 28 pontos, a mesma pontuação do líder Independiente Del Valle. Em dez partidas disputadas foram sete vitórias, dois empates e uma derrota.

 

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Esportes

Clubes brasileiros ganham mais 4 milhões de inscritos em redes sociais

Avatar

Publicado

em

Por

Aplicativo TikTok responde por 56% das adesões; Fla lidera o ranking - Foto: © Alexandre Vidal/Flamengo

A volta do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no mês de agosto, fizeram com que o crescimento de inscrições nas redes sociais oficiais dos 50 maiores clubes de futebol do Brasil se mantivesse em alta. No período pós-pandemia, o mês de agosto registrou a entrada de 4 milhões de seguidores, o que representa a segunda maior alta, desde janeiro de 2017 – em julho passado foi registrado o recorde histórico de 4,7 milhões de inscrições. Os dados são do ranking digital do IBOPE Repucom, divulgado mensalmente com base em cinco plataformas – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. (mais…)

Continue lendo

Esportes

Clubes acumulam desfalques por covid-19 na sétima rodada da Série A

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: CBF

A sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro ainda nem começou, mas já foi afetada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Ao  menos três equipes que vão à campo na noite desta quarta-feira (2) estarão desfalcadas de atletas que contraíram o vírus e cumprem isolamento social. Flamengo, Vasco e o líder Internacional.

O Rubro-Negro será o primeiro deles a entrar em campo. Às 20h30 (horário de Brasília), a equipe visita o Bahia no estádio de Pituaçu, em Salvador. O time carioca anunciou ontem (1º de setembro) que um jogador do elenco testara positivo para covid-19, sem revelar o nome do atleta. Ao divulgar os relacionados, a ausência do goleiro César chamou atenção, pois ele é o substituto imediato de Diego Alves, contundido no jogo do último domingo (30 de agosto). Para o jogo desta noite, o técnico Domènec Torrent chamou os jovens Gabriel Batista – terceira opção para a meta e que deverá ser o goleiro titular – e Hugo Souza.

O rival Vasco não divulgou oficialmente os jogadores infectados pela covid-19, e nem se pronunciou a respeito, mas portais esportivos divulgaram ontem (1º) que os zagueiros Ricardo Graça, Werley e Breno estavam infectados. Com isso, o clube tem cinco desfalques ao todo, já que os atacantes Vinicius e Bruno Gomes testaram positivo na semana passada. Como também tem problemas no elenco por conta de suspensão e lesões, o técnico Ramon Menezes terá várias novidades em campo no duelo contra o Santos, às 21h30, na Vila Belmiro.

Rádio Nacional transmite Santos e Vasco, com narração  de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagens de Bruno Mendes.

No mesmo horário, o Inter visita o Palmeiras, no Allianz Parque, sem Rodrigo Lindoso, que também testou positivo para o vírus. Ao contrário dos rivais cariocas, o Colorado comunicou por meio de nota oficial a ausência do meia e que “seguirá monitorando a condição de saúde e dando suporte ao atleta durante a recuperação”. Como o volante Damián Musto não viajou para São Paulo – por questões pessoais -, os meias Praxedes e Matheus Jussa são as opções do técnico Eduardo Coudet para a vaga de Lindoso.

Clássico no Ceará

O Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza, é o jogo que abre a rodada, às 19h, na Arena Castelão. É a quarta vez, só neste ano, que os rivais estarão frente a frente. Após um empate em 1 a 1 pela Copa do Nordeste, cada time ganhou uma pelo Campeonato Cearense. Eles, inclusive, ainda disputarão o título estadual em 2020.

Já às 19h15, outra partida de destaque reúne Goiás e Corinthians, no estádio da Serrinha. Trata-se de um confronto direto para escapar da zona de rebaixamento. O time da casa, em 18º lugar, acumula quatro pontos até o momento, um a menos que o Timão, que aparece na 16ª posição. Com somente uma vitória em cinco duelos pelo Brasileirão e tendo perdido o clássico para o São Paulo no último domingo (30), por 2 a 1, o técnico Tiago Nunes chega para o jogo sob pressão, com o risco do Alvinegro encerrar a rodada no Z-4.

Confira AQUI a tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro

Jogos de quarta-feira

19h – Ceará x Fortaleza

19h15 – Fluminense x Atlético-GO

19h15 – Goiás x Corinthians

20h30 – Botafogo x Coritiba

20h30 – Bahia x Flamengo

20h30 – Athletico-PR x Red Bull Bragantino

21h30 – Palmeiras x Internacional

21h30 – Santos x Vasco

 

*Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus