Home Brasil Mais de 90 mil casos de ocorrências de crimes contra mulheres, foram registrados em Manaus no ano de 2018

Mais de 90 mil casos de ocorrências de crimes contra mulheres, foram registrados em Manaus no ano de 2018

0
0

De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 90.826 ocorrências com vítimas do sexo feminino em Manaus. Os maiores registros foram de violência doméstica (17,9%), seguido de roubos (17,8%), ameaças (12,2%) e furtos (11,9%). Foram registradas, ainda, outras ocorrências não especificadas envolvendo mulheres que totalizaram 29,5 mil casos.

Ainda assim, com os números alarmantes, o número de registros de ocorrências tendo mulheres vítimas apresentou uma redução de 13,2% em Manaus se comparados os dados de 2017 e 2018. Os números são da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) e não englobam os casos de feminicídio.

No mesmo período de 2017 foram registradas 104.364 ocorrências tendo mulheres como vítimas em Manaus. Entre elas, o maior volume de registros foi de roubo (20,4 mil), seguido por violência doméstica (17,7 mil casos), furto (11,4 mil casos) e ameaça (11,3 mil). Outras ocorrências não especificadas, mas que tiveram mulheres como vítimas chegaram a 32,5 mil casos registrados.

Diferença importante nos comparativos é que, ainda que o número de registros, no geral, tenha diminuído, o número de incidência de casos de violência doméstica passou a representar maior incidência no cálculo total. Em 2017, a maior incidência era de roubo sofrido por mulheres.

De acordo a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Débora Mafra, as denúncias dos casos de violência doméstica são fundamentais para coibir a criminalidade. “As mulheres vítimas de violência doméstica não podem se calar, sempre devem denunciar o que sofrem”, ressaltou.

“As mulheres devem reescrever sua história, sendo a protagonista e não ser coadjuvante da história de um relacionamento de violência”, disse a delegada Débora Mafra ao ressaltar a importância da denúncia de casos de violência contra a mulher.

Com informações: G1 Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Encontrado corpo de menino de três anos que estava desaparecido, em Boa Vista

O corpo do pequeno Emanuel Jorge Ramiro da Silva, de 3 anos, que sumiu repentinamente enqu…