Conecte-se conosco

Destaque

Maués aposta em turismo como matriz econômica; cursos iniciam no dia 6 de novembro

Publicado

em

A partir da segunda quinzena de novembro, o visitante que desembarcar no município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus) terá mais uma opção de hospedagem na Terra do Guaraná, com a implantação do projeto “Cama e Café”, voltado para o aumento da oferta de leitos para turistas, e ao mesmo tempo, gerar até 300 novos postos de trabalho diretos e indiretos, durante a temporada de verão.

Um dos principais destinos turísticos do Amazonas, Maués dispõe atualmente de 297 leitos em hotéis e pousadas. O projeto, que faz parte do Programa de Incentivo ao Turismo (Print), criado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), para transformar o setor em matriz econômica, que tem como meta oferecer mais 150 acomodações de qualidade – e a um custo menor – nas casas de moradores da cidade e das comunidades próximas.

A meta da prefeitura, que juntamente com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), está desenvolvendo o projeto, é que até a primeira semana de dezembro, quando acontece um dos mais tradicionais eventos do interior do Estado, a 38ª Festa do Guaraná, o “Cama e Café” esteja totalmente em curso, para atender a demanda esperada de 80 mil pessoas que devem visitar, e assistir, aos três dias de shows com atrações nacionais e regionais, torneios esportivos e participar da feira de negócios do setor primário.

“Maués tem uma vocação turística que foi muito negligenciada pelo setor público ao longo de anos, mas desde o início de 2017 estamos investindo para oferecer condições ao turista, e também aos empreendedores e artesãos, para tornar o turismo uma das principais fontes de renda e emprego no município, juntamente com o guaraná”, afirmou o prefeito de Maués, Junior Leite.

Ele também destacou que nos três grandes eventos realizados este ano – Carnaval, Aniversário de Maués e Festival de Verão – mais de 150 mil visitantes desembarcaram na cidade e nenhuma ocorrência foi registrada policial foi registrada por conta dos investimentos em segurança e na realização de cursos de qualificação e capacitação no segmento turístico.

Cerca de 30 vagas por curso serão disponibilizadas e as inscrições podem ser realizadas na sede da SECTUR – Foto: divulgação

Bed and Breakfast

O sistema “Cama e Café”, ou “Bed and Breakfast”, é um dos mais antigos modelos de hospedagem. O conceito moderno foi resgatado na Irlanda na década de 1960 e tornou-se popular em toda a Europa nas décadas seguintes, chegando logo depois a América do Norte.

No Brasil, a modalidade ganhou força a partir de 2010, principalmente no Sudeste e polos turísticos do Nordeste, com a confirmação dos grandes eventos que o País sediaria nos anos seguintes: a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).

Como o nome sugere, o hóspede/turista aluga um quarto na casa de um morador da cidade, onde além da acomodação, tem direito a uma refeição, geralmente o café da manhã. Segundo especialistas, a estadia “Cama e Café” chega a ser 30% mais barata que em hotéis e pousadas.

No modelo que será implantado em Maués, os moradores interessados em participar devem ter disponíveis em suas casas, quartos com cama, ar condicionado, banheiro privativo e TV, além de outros serviços opcionais. Também é necessário cadastro no Ministério do Turismo, por meio do programa Microempreendedor Individual (MEI).

“Até o final do ano, a meta é cadastrar 30 moradores, com dois a cinco leitos por casa. E além da sede, vamos avaliar a hospedagem em comunidades ribeirinhas e rurais, possibilitando ao turista vivenciar o cotidiano e as experiências das populações tradicionais da Amazônia, como a pesca sustentável e a colheita do guaraná”, acrescentou Junior Leite.

Cursos

A Prefeitura de fechou mais uma parceria importante, dentro do Programa “Maués de Mais Oportunidades”. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o CETAM, abriu inscrições para cursos voltados ao turismo.

São cursos como culinária regional, Informação Turística (para capacitação de guia turístico) e fotografia. São cerca de 30 vagas por curso e as inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) na rua Boa Vista no bairro Ramalho Junior.

Os interessados precisam levar documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. O horário de funcionamento da SECTUR é de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os cursos começam no próximo dia 06 de novembro.

*Texto replicado da fonte: Portal de Amazônia

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Técnica de relaxamento com saco causou morte de ator, diz laudo

Publicado

em

Por

morte do ator Luiz Carlos de Araújo foi acidental, causada por uma mistura do uso de antidepressivos, cocaína, álcool e de um saco plástico para cobrir a cabeça, apontou laudo da Polícia Civil de São Paulo, revelado nesta quarta-feira (22).

Segundo a perícia, a morte deve ter sido causada pelo próprio ator enquanto ele fazia uma técnica de relaxamento chamada de re-respiração com a ajuda do saco plástico. A técnica, informou o legista, é usada para diminuir respiração rápida e descontrolada em situações de ansiedade, para “aumentar o teor de dióxido de carbono e diminuir o teor de oxigênio”.

“Tal prática pode ter como complicação a asfixia por confinamento (troca do ar respirável por ar irrespirável)”, explica o laudo.

A polícia considerava outras duas hipóteses para a morte (suicídio ou homicídio), que foram descartadas: “não foram observados sinais de constrição cervical externas ou internas [enforcamento], mesmo após dissecção cuidadosa do pescoço da vítima Luiz Carlos”.

“A associação de antidepressivos, cocaína e álcool, com consequente rebaixamento do nível de consciência, associada ao confinamento foram às causas da morte”, conclui o laudo.

Luiz Carlos foi encontrado morto no último dia 11 dentro de um apartamento sem sinais de arrombamento, invasão por meio da sacada ou assalto de bens. O ator se destacou por sua participação na novela Carinha de Anjo, do SBT, e em outras peças de teatro. Ele tinha 42 anos.

Fonte: Portal R7

Continue lendo

Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 26 mil vagas em cursos no interior do AM

Publicado

em

Por

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abriu, nesta quarta (22) e na quinta-feira (23), as inscrições para 26.910 vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas, exclusivamente, para candidatos do interior do estado.

As inscrições serão somente on-line, das 6h às 23h59, ou até terminarem as vagas. Os interessados em um dos 35 cursos ofertados nos 61 municípios do Amazonas deverão acessar o endereço https://cursos.cetam.am.gov.brSó é aceito um CPF por vaga.

As vagas ofertadas serão ocupadas pelo processo de ordem de chegada, ou seja, até o limite do número de vagas regulares e reservas oferecidas por curso. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos para o curso que deseja ingressar.

Continue lendo

Amazonas

12 toneladas de pirarucu são apreendidas em embarcação em Coari

Publicado

em

Por

Cerca de 12 toneladas de pirarucu foram apreendidas em uma embarcação, por policiais da Base Arpão, na madrugada de terça-feira (21), em Coari. No total, foram apreendidas cinco toneladas de pirarucu fresco e sete toneladas de pirarucu salgado.

O proprietário do barco ao ser questionado disse que o pescado era legalizado e que possuía o guia de transito expedida pelo Ibama. No entanto, a autorização era para o transporte de três unidades de pirarucu, o que não era compatível com a quantidade encontrada no barco.

Ao continuar as buscas na embarcação, a equipe encontrou uma parede falsa e, dentro dela, foram encontrados parte do pescado ilegal que estava condicionado de forma indevida. O barco partiu de Jutaí, distante 749 km de Manaus, e seguia para a capital.

O responsável pelo pescado ilegal foi preso e foi apresentado a Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão. O pescado será doado para comunidades ribeirinhas.

Por correr risco de extinção, o pirarucu tem a pesca proibida durante o ano todo, só podendo ser feita em áreas de manejo determinadas pelo Ibama.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus