Conecte-se conosco

Destaque

Maués aposta em turismo como matriz econômica; cursos iniciam no dia 6 de novembro

Avatar

Publicado

em

A partir da segunda quinzena de novembro, o visitante que desembarcar no município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus) terá mais uma opção de hospedagem na Terra do Guaraná, com a implantação do projeto “Cama e Café”, voltado para o aumento da oferta de leitos para turistas, e ao mesmo tempo, gerar até 300 novos postos de trabalho diretos e indiretos, durante a temporada de verão.

Um dos principais destinos turísticos do Amazonas, Maués dispõe atualmente de 297 leitos em hotéis e pousadas. O projeto, que faz parte do Programa de Incentivo ao Turismo (Print), criado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), para transformar o setor em matriz econômica, que tem como meta oferecer mais 150 acomodações de qualidade – e a um custo menor – nas casas de moradores da cidade e das comunidades próximas.

A meta da prefeitura, que juntamente com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), está desenvolvendo o projeto, é que até a primeira semana de dezembro, quando acontece um dos mais tradicionais eventos do interior do Estado, a 38ª Festa do Guaraná, o “Cama e Café” esteja totalmente em curso, para atender a demanda esperada de 80 mil pessoas que devem visitar, e assistir, aos três dias de shows com atrações nacionais e regionais, torneios esportivos e participar da feira de negócios do setor primário.

“Maués tem uma vocação turística que foi muito negligenciada pelo setor público ao longo de anos, mas desde o início de 2017 estamos investindo para oferecer condições ao turista, e também aos empreendedores e artesãos, para tornar o turismo uma das principais fontes de renda e emprego no município, juntamente com o guaraná”, afirmou o prefeito de Maués, Junior Leite.

Ele também destacou que nos três grandes eventos realizados este ano – Carnaval, Aniversário de Maués e Festival de Verão – mais de 150 mil visitantes desembarcaram na cidade e nenhuma ocorrência foi registrada policial foi registrada por conta dos investimentos em segurança e na realização de cursos de qualificação e capacitação no segmento turístico.

Cerca de 30 vagas por curso serão disponibilizadas e as inscrições podem ser realizadas na sede da SECTUR – Foto: divulgação

Bed and Breakfast

O sistema “Cama e Café”, ou “Bed and Breakfast”, é um dos mais antigos modelos de hospedagem. O conceito moderno foi resgatado na Irlanda na década de 1960 e tornou-se popular em toda a Europa nas décadas seguintes, chegando logo depois a América do Norte.

No Brasil, a modalidade ganhou força a partir de 2010, principalmente no Sudeste e polos turísticos do Nordeste, com a confirmação dos grandes eventos que o País sediaria nos anos seguintes: a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).

Como o nome sugere, o hóspede/turista aluga um quarto na casa de um morador da cidade, onde além da acomodação, tem direito a uma refeição, geralmente o café da manhã. Segundo especialistas, a estadia “Cama e Café” chega a ser 30% mais barata que em hotéis e pousadas.

No modelo que será implantado em Maués, os moradores interessados em participar devem ter disponíveis em suas casas, quartos com cama, ar condicionado, banheiro privativo e TV, além de outros serviços opcionais. Também é necessário cadastro no Ministério do Turismo, por meio do programa Microempreendedor Individual (MEI).

“Até o final do ano, a meta é cadastrar 30 moradores, com dois a cinco leitos por casa. E além da sede, vamos avaliar a hospedagem em comunidades ribeirinhas e rurais, possibilitando ao turista vivenciar o cotidiano e as experiências das populações tradicionais da Amazônia, como a pesca sustentável e a colheita do guaraná”, acrescentou Junior Leite.

Cursos

A Prefeitura de fechou mais uma parceria importante, dentro do Programa “Maués de Mais Oportunidades”. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o CETAM, abriu inscrições para cursos voltados ao turismo.

São cursos como culinária regional, Informação Turística (para capacitação de guia turístico) e fotografia. São cerca de 30 vagas por curso e as inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) na rua Boa Vista no bairro Ramalho Junior.

Os interessados precisam levar documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. O horário de funcionamento da SECTUR é de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os cursos começam no próximo dia 06 de novembro.

*Texto replicado da fonte: Portal de Amazônia

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Acidente com ônibus na BR-376 em Guaratuba deixa 21 mortos e 33 feridos

Avatar

Publicado

em

Por

Um acidente com um ônibus na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou 21 mortos na manhã desta segunda-feira (25), de acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Segundo a polícia, 33 pessoas foram socorridas feridas, sendo sete delas em estado grave e seis com ferimentos moderados.

O acidente aconteceu na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, por volta das 8h30, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Ícaro Grenert, que participou dos resgates, as informações preliminares dão conta que o ônibus saiu sozinho da pista, sem se chocar em outro veículo.

“A gente não tem como falar se foi uma falha mecânica ou o que aconteceu. Ele caiu na ribanceira. Felizmente ele não caiu rio abaixo, que dá pelo menos 50 metros, então esse número de óbitos seria bem mais significativos”, disse o socorrista.

Fonte: G1

Continue lendo

Amazonas

Vereadores sugerem que CMM adote calendário especial para discutir pandemia

Avatar

Publicado

em

Por

Na tarde deste sábado (23/1) os vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Amom Mandel (Podemos) e William Alemão (Cidadania) reuniram para discutir o agravamento dos casos de Covid-19 em Manaus. Após alinhamento, os parlamentares decidiram sugerir à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que estude a possibilidade de adotar um calendário especial ou a suspensão do recesso parlamentar, para que sejam discutidas medidas de emergência, diante da crise sanitária que trouxe diversos desdobramentos na saúde e na economia de Manaus.

“Estamos diante de uma tragédia que vai marcar milhares de famílias. Devemos estender as mãos e nos unir nesse momento. O vírus é uma guerra que atinge todo sistema, não é momento de apontar culpados, é hora de planejar, organizar, fiscalizar e agir para salvar vidas”, disse vereador Capitão Carpê Andrade.

Segundo o vereador Amom Mandel a proposta parte de diversos pedidos recebidos pelas redes sociais. “Sempre vou pautar meu mandato pelas demandas recebidas pelas minhas redes e pelo nosso Gabinete Online. Sozinho não consigo fazer muito coisa, por isso, recebo bem a união dos meus pares em discutir o bem coletivo”, disse Amom Mandel.

O vereador William Alemão acredita que o fim do recesso pode trazer votações mais rápidas de matérias que possam ajudar Manaus.

“Precisamos adiantar o fim do recesso da CMM, pois precisamos votar em caráter de urgência vários projetos, dentre eles projetos socioeconômicos visando melhorias para com a população manauara que encontra-se atormentada pela falta de trabalho e renda causada pela pandemia”, disse vereador William Alemão.

A proposta dos parlamentares será enviada à CMM na noite deste sábado.

Assessoria dos Parlamentares:

Mário Marinho – Assessoria Vereador Amom Mandel – 98220-1006

Daniele Oliveira – Assessoria Vereador Capitão Carpê Andrade – 98187-6517

Guilherme Matos – Assessoria Vereador William Alemão – 98134-6697

Continue lendo

Destaque

Prefeito anuncia acordo e Manaus recebe doação de 25 ambulâncias

Avatar

Publicado

em

Por

Em publicação realizada nas redes sociais, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), anunciou neste sábado (23), que a prefeitura firmou um acordo com o Ministério da Saúde para o aumento do teto da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), em aproximadamente R$ 360 milhões, além da doação de 25 novas ambulâncias para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital.

“Nós conseguimos alcançar mais uma vitória em meio a essa batalha”, declarou David.

Segundo o prefeito, não faltará remédios em Manaus e que, dentro de um mês, vai comprar mais medicamentos do que já foi comprado em um ano.

“Não faltará remédios no estoque da Secretaria Municipal de Saúde. Não permitiremos que a capacidade fique inferior a 70% durante toda a minha administração. Vamos comprar em um mês mais medicamentos do que foi comprado em um ano”, afirmou o gestor da capital amazonense.

Ainda de acordo com Almeida, o Ministério da Saúde se comprometeu em contratar 108 médicos, por meio do programa “Mais Médicos Pelo Brasil”, do governo federal, para o reforço das equipes de saúde do município no combate à Covid-19.

*Com informações da assessoria

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus