Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Menina das cavernas de 50 mil anos atrás tinha pais de espécies humanas diferentes, mostra DNA

Publicado

em

Era uma vez dois seres humanos primitivos, de espécies diferentes, que se encontraram em uma caverna na Rússia. Cerca de 50 mil anos depois, cientistas confirmaram que eles tiveram uma filha juntos.

O DNA extraído de fragmentos ósseos – encontrados na caverna – mostra que a menina era filha de uma mãe neandertal e de um pai denisovano.

A descoberta, divulgada na revista científica Nature, oferece uma rara visão sobre a vida de nossos ancestrais humanos mais antigos.

Os neandertais e os denisovanos eram humanos como nós, mas pertenciam a espécies diferentes.

O fato de os genes terem sido transmitidos de geração em geração mostra que houve cruzamento entre eles.

No entanto, o único local até agora onde foram encontradas evidências fósseis tanto de denisovanos quanto de neandertais é a caverna Denisova na cordilheira Altai, na Sibéria.

E muito poucos – menos de 20 – dos chamados seres humanos arcaicos (pertencentes a outras espécies que não a nossa, o Homo sapiens) tiveram seus genomas sequenciados.

“Fora este pequeno número, encontramos um indivíduo de linhagem mista, meio a meio”, disse Slon à BBC News.

Quando outros estudos são levados em conta, segundo Slon, “você começa a ter um retrato de que, ao longo de toda a nossa história evolutiva, os humanos sempre se misturaram uns com os outros”.

Quando e onde os neandertais e os denisovanos viveram?

Os neandertais e os denisovanos são conhecidos por terem coexistido na mesma época na Eurásia.

Os dois grupos viveram até cerca de 40 mil anos atrás; neandertais no oeste e denisovanos no leste.

Como os neandertais migraram para o leste, eles podem ter encontrado denisovanos em alguns momentos, assim como os primeiros humanos modernos.

“Os neandertais e os denisovanos podem não ter tido muitas oportunidades de se encontrar”, diz Svante Pääbo, diretor do MPI-EVA. “Mas quando fizeram isso, devem ter acasalado com frequência – muito mais do que pensávamos anteriormente.”

O que sabemos sobre a menina e sua família?

A história da menina foi reconstruída a partir de um único fragmento de osso que arqueólogos russos encontraram na caverna Denisova há vários anos.

O fragmento foi levado a Leipzig, na Alemanha, para a realização de análise genética.

“O fragmento é parte de um osso longo, e podemos estimar que este indivíduo tinha pelo menos 13 anos de idade”, diz Bence Viola, da Universidade de Toronto.

Os pesquisadores deduziram que a mãe da menina era geneticamente mais próxima dos neandertais que viviam na Europa ocidental do que de um indivíduo neandertal que vivia na caverna Denisova.

Isso mostra que os neandertais migraram entre a Europa Ocidental e Oriental e a Ásia dezenas de milhares de anos antes de serem extintos.

Testes genéticos também revelaram que o pai denisovano tinha pelo menos um ancestral neandertal em sua árvore genealógica.

*Fonte: BBC

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ciência e Tecnologia

Crimes pela internet aumentam 198,7% em Manaus, diz polícia

Publicado

em

Por

A Policia Civil registrou um aumento de quase 200% no número de crimes praticados pela internet neste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, em Manaus. Os golpes são praticados na maioria das vezes por pessoas fora do estado e até do país.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.750 crimes cibernéticos em Manaus. O número cresceu 198,7% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.590 crimes.

Segundo o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Rafael Montenegro, todo crime previsto no código penal realizado na internet é um crime cibernético. Entre os crimes registrados em Manaus estão desde ameaças, furtos de dados ou contas e até golpes financeiros.

Só neste ano, a Polícia Civil realizou duas operações no Amazonas para prender pessoas suspeitas de cometerem esses crimes, mas a maior dificuldade é que na maioria das vezes, crimes como estelionato, por exemplo, são cometidos por pessoas de outros lugares.

A lei nº 14.155, sancionada em maio deste ano, prevê que crimes como fraude, furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos serão punidos de forma mais severa. A pena pode chegar a reclusão de quatro a oito anos e multa, podendo aumentar caso a vítima for um idoso ou vulnerável, ou se o servidor eletrônico utilizado no crime estiver no exterior.

Continue lendo

Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 26 mil vagas em cursos no interior do AM

Publicado

em

Por

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abriu, nesta quarta (22) e na quinta-feira (23), as inscrições para 26.910 vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas, exclusivamente, para candidatos do interior do estado.

As inscrições serão somente on-line, das 6h às 23h59, ou até terminarem as vagas. Os interessados em um dos 35 cursos ofertados nos 61 municípios do Amazonas deverão acessar o endereço https://cursos.cetam.am.gov.brSó é aceito um CPF por vaga.

As vagas ofertadas serão ocupadas pelo processo de ordem de chegada, ou seja, até o limite do número de vagas regulares e reservas oferecidas por curso. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos para o curso que deseja ingressar.

Continue lendo

Amazonas

Campanha para vacinação de adolescentes entre 12 a 17 anos começa na sexta-feira (13)

Publicado

em

Por

O Governo do Amazonas anunciou, no início da noite desta segunda-feira (9), que a vacinação contra Covid para jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, grávidas e puérperas, deve iniciar na sexta-feira (13), em Manaus.

No sábado (14), será a vez de pessoas de 12 a 17 anos que não possuem doenças preexistentes. O governo também anunciou a aplicação da segunda dose para profissionais de educação a partir desta terça (10).

O comunicado foi feito pelo governador Wilson Lima, por meio das redes sociais, que informou que novas doses serão entregue à Prefeitura de Manaus. O prefeito David Almeida informou que o número de postos de vacinação será ampliado para essa faixa etária, mas os endereços ainda não foram divulgados.

Atualmente, pessoas com 18 anos ou mais, sem doenças preexistentes, podem buscar a vacina contra Covid em Manaus.

Para receber a primeira dose é necessário apresentar:

  • documento de identidade original, com foto
  • CPF
  • comprovante de residência, com cópia.

 

Para a segunda dose, é preciso levar o documento de identidade, o CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

A Secretaria de Saúde orienta a quem ainda vai tomar a primeira dose que faça o cadastro prévio na plataforma Imuniza Manaus, que agilizará o atendimento nos postos, e a consulta ao Filômetro, que indica o movimento nos locais de vacinação.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus