Conecte-se conosco

Destaque

Ministro dos Transportes reafirma compromisso com BR 319

Publicado

em

Homenagem Aleam
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, é o novo Cidadão do Amazonas. A honraria foi concedida na manhã desta quinta-feira, 9, a partir de uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PDT), em cerimônia presidida pelo deputado David Almeida (PSB). Adjuto Afonso justificou a homenagem destacando o trabalho do ministro enquanto exerceu o cargo de Diretor-Geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), na manutenção das estradas da região que aguardam pavimentação. O ministro falou sobre o trabalho pela pavimentação da BR 319.
“Estamos homenageando o ministro Casimiro, não porque é ministro, pois quando fizemos a proposta nesta Casa, o Valter era do DNIT, é funcionário de carreira desde 2006 e hoje está ministro, mas foi diretor-geral do órgão. Nós, do Amazonas, Rondônia, Acre, temos essas estradas, a BR 319, a 230, que liga Humaitá à Lábrea, a 317, que liga o Acre ao Amazonas, todas tem trafegabilidade porque passam por manutenção a partir de um trabalho do DNIT. Na sua gestão essas estradas estão tendo conservação. Se não foi possível ainda asfaltar, pelo menos a manutenção tem que existir, e o Valter tem feito isso com muita competência”, disse Adjuto Afonso.
O deputado Adjuto Afonso relembrou que no inicio deste ano integrou uma comitiva que se deslocou à BR 319, sob a liderança de Valter Casimiro, com objetivo de vistoriar a trafegabilidade da rodovia. “Este ano eu tive o prazer de acompanhá-lo numa comitiva, de Porto Velho a Manaus, pela BR 319, e ali eu me convenci que ele tinha que ser Cidadão do Amazonas, pelo seu conhecimento e dedicação por essas estradas da região. Nós sabemos que estrada na região amazônica é muito difícil”, destacou.
O Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, em seu pronunciamento, agradeceu o autor da propositura, deputado Adjuto Afonso, destacando, também o deputado Sabá Reis, seu colega do DNIT. “Agradeço ao deputado Adjuto pela homenagem. É com muita emoção que venho aqui, no Estado do Amazonas, receber esse título. Já tive oportunidade  de estar nessa Casa pra fazer prestação de contas do trabalho que o DNIT e o Ministério dos Transportes vem fazendo pelo Amazonas. Mas, a sensação de estar aqui, hoje, recebendo esse título de um Estado que eu ajudei a melhorar a infraestrutura logística, isso me traz uma felicidade imensurável. Só quem recebe um título e conhece o Estado do Amazonas sabe do que eu estou falando. Aqui comecei minha carreira no DNIT, viajando para Tabatinga, Coari, vendo o estado dos nossos terminais rodoviários, implantando um programa para dar dignidade à população do interior do Amazonas”, ressaltou o Ministro dos Transportes.
Ele também demonstrou conhecimento quanto à realidade do interior do Estado e reconhece que há muito ainda a se fazer pela região. “Os meus irmãos amazonenses sabem do que eu estou falando, a maioria do povo brasileiro não sabe da realidade do amazonense, não sabe o que é chegar numa embarcação, no interior do Amazonas, descer num barranco, numa tábua de 30cm com filho no colo, com saco de farinha nas costas, caindo na água, não tendo o mínimo de dignidade. Vejo a dívida que o governo tem com essas pessoas, com o Estado do Amazonas, com a região Norte. Muito me orgulha receber esse título e ser irmão do povo amazonense, porque sei a luta desse povo”, disse o Ministro.
Sobre a BR 319 
Em entrevista após a Sessão Especial, o Ministro revelou alguns tramites da situação atual da BR 319, que se configura como uma das principais demandas pendentes no Estado do Amazonas em relação à infraestrutura. “O DNIT já apresentou dois projetos ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que não foram aceitos, pediram complementações, que estão sendo feitas, uma delas é o Estudo de Impacto Ambiental Indígena das comunidades que ficam próximas à BR. A burocracia demora um pouco mais nas autorizações para entrar nas terras indígenas e fazer esses estudos, mas estamos fazendo isso, a ideia é de que se conclua o mais rápido possível, para que possamos ter o licenciamento e a pavimentação”, explicou o Ministro Valter Casimiro.
Sobre um prazo mais definido para o início das obras, o Ministro dos Transportes informou que até o ano de 2019 as obras deverão sair do papel. “A ideia é de que a gente termine no início do ano que vem esse estudo para poder apresentar ao IBAMA junto com a complementação do EIA-RIMA, e espero que no início do ano que vem já tenha essa autorização do IBAMA para poder alocar recursos, já no ano que vem mesmo, e iniciar a obra de pavimentação do trecho do meio da BR 319”, concluiu ele.

Além do deputado Sabá Reis (PR), os deputados Sidney Leite (PSD), Cabo Maciel (PR), Augusto Ferraz (DEM), Orlando Cidade (PV) e Sinésio Campos (PT) fizeram pronunciamentos durante a Sessão Especial.

Homenagem Aleam

Ministro dos Transportes recebeu título de cidadão do Amazonas na Aleam

Ao lado do presidente da Aleam, deputado David Almeida, fizeram parte da Mesa o Diretor-Presidente da Superintendência Estadual de Navegação, Francisco Assis Santos Soares (Jornada), que representou o Governo do Estado; o Superintendente Regional de Infraestrutura de Transportes, Fábio Galvão; e, o Secretário Tesoureiro da Federação das Indústrias, deputado Orlando Cidade.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

Vereador Capitão Carpê denuncia vandalismo em creche municipal

Publicado

em

Por

Após receber inúmeras denúncias em suas redes sociais de pais e professores, sobre possíveis atos de vandalismo na Creche Municipal Ana Lopes, localizada no Bairro Compensa, o presidente da Comissão de Segurança Pública Municipal e vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), esteve no local na tarde desta segunda-feira 25/10, para apurar e pedir investigação referente aos constantes furtos no local.

Na Sessão Plenária desta terça-feira (26/10), o parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar segurança armada, e monitoramento do Programa Segurança nas Escolas (Proseg), em torno das creches municipais. No local foi constatado furtos de fiação e de alimentos.

A gestora da Creche, Rinalda Ortiz, precisou usar de recursos próprios para fechar janelas e portas com grades, para trazer mais segurança aos colaboradores e crianças que são atendidas diariamente. O Capitão solicitou apoio da 8º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que se prontificou em fazer rondas ostensivas nessa área.

No local foi encontrado uma carta deixada pelo suposto infrator, pedido desculpas pelo furto por ele cometido “Me perdoe só estava com fome, estamos passando por uma situação muito difícil com minha família, não temos nada para comer, e eu tenho que comprar o leite do meu filho, por isso fiz isso, espero que me entenda”, diz a carta.

“Essa creche já foi furtada diversas vezes, local esse que atende aproximadamente 180 crianças. O que me revolta, é saber que existem apenas duas câmeras, uma interna e outra externa, o muro é muito baixo e qualquer infrator pode adentrar. Quero cobrar mais uma vez que o Projeto de Lei Nº390/2021, que obriga a instalação de mais câmeras de segurança, seja o mais breve aprovado. Temos que garantir a integridade e a segurança das nossas crianças, professores e servidores”, disse o vereador.

O vereador vai representar através de um ofício para que seja instaurado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), apuração dos fatos, aumentar os muros, integrar a guarda municipal no local, e a contratação de segurança armada, assim como a instalação de outras câmeras de monitoramento.

Vou continuar exercendo as minhas atribuições como vereador, fiscalizando e cobrando o Poder Executivo Municipal. Não podemos admitir o descaso com a segurança do município. Temos que agir com prevenção, a população está sendo prejudicada”, finalizou o Vereador.

Continue lendo

Ciência e Tecnologia

Crimes pela internet aumentam 198,7% em Manaus, diz polícia

Publicado

em

Por

A Policia Civil registrou um aumento de quase 200% no número de crimes praticados pela internet neste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, em Manaus. Os golpes são praticados na maioria das vezes por pessoas fora do estado e até do país.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.750 crimes cibernéticos em Manaus. O número cresceu 198,7% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.590 crimes.

Segundo o delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), Rafael Montenegro, todo crime previsto no código penal realizado na internet é um crime cibernético. Entre os crimes registrados em Manaus estão desde ameaças, furtos de dados ou contas e até golpes financeiros.

Só neste ano, a Polícia Civil realizou duas operações no Amazonas para prender pessoas suspeitas de cometerem esses crimes, mas a maior dificuldade é que na maioria das vezes, crimes como estelionato, por exemplo, são cometidos por pessoas de outros lugares.

A lei nº 14.155, sancionada em maio deste ano, prevê que crimes como fraude, furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos serão punidos de forma mais severa. A pena pode chegar a reclusão de quatro a oito anos e multa, podendo aumentar caso a vítima for um idoso ou vulnerável, ou se o servidor eletrônico utilizado no crime estiver no exterior.

Continue lendo

Destaque

Suspeito de envolvimento em morte de cantor de forró do AM é preso em condomínio de Manaus

Publicado

em

Por

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (13), em um condomínio no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus, suspeito de envolvimento na morte do cantor de forró Romário de Jesus, de 27 anos. O caso aconteceu em setembro deste ano, após a vítima sair de uma casa de shows.

Após investigações, policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) cumpriram o mandado de prisão em nome do suspeito por volta das 6h. A polícia também cumpre mandado de busca e apreensão na casa dele.

A motivação da morte ainda não foi divulgada.

O crime aconteceu no dia 9 de setembro deste ano, no bairro Redenção. Imagens de câmeras de segurança de uma casa registraram o momento que o carro do cantor é alvo de tiros.

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus