O nadador francês Ben Lecomte vai tentar ser o primeiro a fazer a travessia a nado do Oceano Pacífico. Lecomte, de […]

Nadador francês pretende ser o primeiro a atravessar Oceano Pacífico

O nadador francês Ben Lecomte vai tentar ser o primeiro a fazer a travessia a nado do Oceano Pacífico. Lecomte, de 51 anos, já começou a tentativa para entrar na lista de recordes. Partiu de Choshi, no Japão, e tem como destino final a costa oeste dos Estados Unidos. A informação é da BBC.

Para concretizar a travessia vai ter de percorrer nove mil quilômetros a nado. Ben Lecomte vai nadar oito horas por dia durante seis meses e vai enfrentar uma série de perigos. É que o francês vai nadar em águas que estão infestadas de tubarões e de alforrecas. Vai debater-se com águas com temperaturas extremamente baixas e pode enfrentar tempestades.

Lecomte preparou-se durante seis anos para este desafio e tem como objetivo consciencializar as pessoas para o problema das alterações climáticas.

Para isso vai ser acompanhado nesta aventura por uma equipa de cientistas que vai estudar o efeito do desastre nuclear de Fukushima no oceano, a poluição de plástico, e ainda o efeito extremo do exercício físico para o coração.

Sobre a travessia, o nadador francês acredita que a parte mental vai sobrepor-se à física. “Quando não temos nada com que ocupar a nossa mente podemos entrar numa espécie de espiral, e é aí que começa o problema”, disse Ben Lecomte à AFP.

O nadador não é um estreante nestas lides. Em 1998 fez a primeira travessia a nado transatlântica conhecida.

*Fonte: Notícias ao Mundo

Deixe um comentário