Conecte-se conosco

Cidades

Número de tortura contra crianças e adolescentes cresce 23% em Manaus

Avatar

Publicado

em

Os registros de crimes de tortura contra crianças e adolescentes em Manaus teve aumento em 2019. Nos dez primeiros meses deste ano, foram 13 registros; de janeiro a outubro de 2018, a cidade teve três casos registrados. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Dos 13 casos deste ano, três tiveram como vítimas crianças abaixo de 11 anos de idade. Inafiançável e hediondo (que gera repúdio na sociedade), o crime de tortura é considerado um dos mais graves do Sistema Criminal Brasileiro. A titular da DEPCA explica como a ação pode ser tipificada para que o autor possa responder legalmente.

“Causar naquela vítima, na criança ou no adolescente, um sofrimento intenso. Físico ou psicológico. Submeter aquela criança que está sob sua guarda, ou não, a intenso sofrimento. Esquentar um ferro e colocar na mão da criança, queimar a criança com colher, como já aconteceu em vários casos aqui. É um grau que a gente já considera tortura, devido essa intensidade do sofrimento da vítima”, afirmou Joyce Coelho.

A pena base para quem comete este tipo de crime varia de dois a oito anos de detenção, podendo esta ser aumentada de acordo com cada caso.

Maus tratos

O crime de maus-tratos é de menor potencial ofensivo, considerando tanto a intenção quanto o resultado atingido. De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, qualquer ato desproporcional que possa gerar danos à criança se enquadra como maus-tratos.

“Há aqueles casos da pessoa que tem a obrigação de cuidar daquela criança e não cuida. E também a gente ouve muito dos responsáveis: ‘Ah, mas eu só fui corrigir’, e acaba exagerando nessa correção. Também caracterizam maus-tratos deixar de alimentar a criança, deixar de fornecer o que for necessário, o básico para a criança”, salientou a delegada da Polícia Civil do Amazonas.

Se o crime de maus-tratos desencadear uma lesão na vítima, configura-se o agravante de lesão corporal, que pode ser classificado como leve, grave ou gravíssima. A comprovação é feita por meio de laudo pericial. A pena para quem comete este tipo de crime pode variar de dois meses a quatro anos de detenção, dependendo da gravidade de cada situação.

Com informações: G1 Amazonas

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motorista morre em colisão de carro contra poste em Manaus

Avatar

Publicado

em

Por

Um motorista morreu ao colidir um carro contra um poste de iluminação na manhã desta segunda-feira (7) na Avenida Mário Ipiranga, zona Centro-Sul de Manaus. Duas pessoas estavam no veículo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo subiu na calçada da pista, colidiu com o poste e pegou fogo.

O acidente ocorreu por volta das 7 horas. O carro de passeio seguia, de acordo com os Bombeiros, em alta velocidade.

O impacto da batida foi tão violento que as peças do automóvel foram arremessadas há cerca de 20 metros de distância do local do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista ainda chegou a ser atendido por médicos que passavam pelo local, mas não resistiu.

Fonte: G1 Amazonas

Continue lendo

Amazonas

Setembro Amarelo: ações de combate ao suicídio crescem no AM

Avatar

Publicado

em

Por

Ação marca início da campanha no AM - Foto: Raine Luiz/Sejusc

Nessa sexta-feira (4), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou a campanha “Deixe a Vida Florescer”, que será marcada por ações de conscientização a serem realizadas na conhecida ponte Rio Negro. (mais…)

Continue lendo

Cidades

Projeto ‘Cinema no Bairro’ retorna neste sábado com exibição de filmes gratuita; confira

Avatar

Publicado

em

Por

Projeto visa proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus - Foto: © Divulgação

Com o objetivo de proporcionar entretenimento, cultura e lazer para a população de baixa renda dos bairros de Manaus, o projeto sociocultural Cinema no Bairro estará retornando neste sábado (5), em prol do feriado local que comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província, para integrar toda a comunidade. O evento é gratuito e, neste fim de semana, acontecerá na Praça do Leme, que fica localizada na rua da Estanave, bairro Compensa 3, zona oeste da capital. (mais…)

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus