Conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

O marido que queria matar a esposa

Avatar

Publicado

em

Foto/ internet - arte Elias Moura

Um casal que já estava casado há cerca de dez anos estava em pé de guerra. As brigas eram frequentes, não havia mais tanto diálogo entre eles e nenhuma atitude de carinho podia ser vista já há muito tempo. Todos já davam como certo que a separação era questão de tempo.

O marido, após ter brigado novamente com a esposa, foi até à casa do pai para desabafar sobre toda essa situação que estava vivendo:

– Pai, não aguento mais essa mulher, tenho ódio dela. Se eu pudesse a mataria, não suporto nem mais olhar para a cara dela.

Ilustrações Cristãs: Quero matar a minha esposa!

O pai, percebendo exatamente o que se passava, faz uma proposta inusitada ao filho:

– Filho, eu posso te ajudar a matar essa mulher insuportável. E o melhor: ninguém vai descobrir!

– Tem certeza, pai? Como seria isso?

O pai, então, passa a dar a ele detalhes da parte do plano que caberia a ele:

– Você deve fazer tudo da forma que eu te falar, filho, senão não vai funcionar!

– Claro, pai, diga-me os detalhes. Quero acabar com aquela insuportável!

– Primeiro, você terá que fazer as pazes com ela. Sei que isso será difícil para você, mas isso é para que ninguém desconfie quando ela morrer. Você não quer ir para a cadeia, quer?

– O que mais, pai, isso é fácil!

– Além de fazer as pazes, você precisar começar a tratá-la com gentileza, cuidar dela com carinho, ser paciente, escutá-la quando ela desejar conversar, levá-la para passear, ser romântico com ela…

– Nossa, pai, será que vou conseguir?

– Claro que vai, filho, é por uma boa causa. Em 30 dias ela estará morta e você em paz. Você só precisa pegar esse pozinho aqui e colocar uma pitada por dia na comida dela, sem ela perceber. Ela vai ficar doente aos poucos e vai morrer. E o melhor: ninguém vai perceber que você quem a matou! Você vai ficar livre desse fardo.

– Combinado, pai, me dá o pozinho aqui, vou começar hoje mesmo!

Passados os 30 dias para que o pozinho fizesse o efeito, o filho aparece aos prantos na casa do pai, em desespero. O pai abre a porta rapidamente.

– O que foi, filho, o que aconteceu?

– Pai, eu não quero que ela morra, mas dei o pozinho para ela vários dias, estava com muita raiva. Teve dias que coloquei até o dobro do que você mandou. Mas não quero mais que ela morra!

– Mas por que não quer que ela morra, filho? Esse não era o seu desejo?

– Depois que fiz tudo que você mandou algo mudou, pai. Eu passei a amá-la, a respeitá-la mais. Ela também passou a me tratar com muito carinho; e hoje, só de pensar que ela vai morrer me vem um grande desespero no coração. O que vou fazer, pai, me ajude, por favor!

– Calma, filho, ela não vai morrer.

– Como assim, pai, eu dei aquele pozinho vários dias para ela, ela vai morrer…

– Filho, aquele pozinho que lhe dei não passava de farinha, não fará nenhum mal a ela. Na realidade, desde o início eu queria que você aprendesse que o veneno não estava nesse pozinho que você pensou que iria matá-la, o veneno estava em você que foi matando a sua relação pouco a pouco, dia a dia, quando deixava de fazer coisas importantes para que seu casamento fosse saudável e feliz!

Analisando o texto: muitos casais não se suportam mais – mas por que? relacionamento não é tão simples assim, exige muita compreensão. Geralmente quando não há reciprocidade começão a maltratar com palavras e agressões físicas, e o respeito já não existe mais. Note que quando ele passa a deixar de lado o egoísmo, mesmo contra a sua vontade, ele passa a respeitá-la e a cuidar de fato dela. É isso que o outro quer, ser amado (a) e respeitado (a). Se acerte o mais rápido possível, não deixe para o amanhã. Há um texto bíblico que diz que ”não devemos pôr o sol sobre nossa ira” (Ef. 4.26). Isso significa que nunca devemos deixar a reconciliação para o amanhã, não sejamos demasiadamente procrastinadores.

As pessoas estão tão preocupadas com as suas vidas e acabam esquecendo-se do outro, perdem o sentido na hora de amar alguém, como o cônjuge, por exemplo. Mas bem sei que alguns estão vivendo por viver, perderam o sentido da vida. O sentido da vida segundo Viktor Frankl reside em encontrar um propósito, em assumir uma responsabilidade para conosco e para com o próprio ser humano. Assim, tendo claro um “porquê” poderemos enfrentar todos os “como”.

Precisamos dar mais e pedir menos. Às vezes queremos tanto do outro sem nos questionar o quanto devemos dar mais de si ou até mesmo se doar mais ao outro. Infelizmente o outro só que ser servido, não sente mais a vontade de fazer surpresas. Pare de tirar vantagens do seu cônjuge, do seu amigo (a).

Elias Moura

Psicanalista clínico, logoterapeuta e teólogo

Atendimento à rua Pará, 161, Vieralves (Nssa. Sra. das Graças)

Contato: whats – 991672558

Edição de texto Narel Desiree

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde e Bem Estar

Ministério da Saúde lança campanha de combate ao Aedes aegypti

Avatar

Publicado

em

Por

Aedes aegypti

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) a Campanha de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.  

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro até setembro deste ano, foram notificados 928.282 casos prováveis (taxa de incidência de 441,7 casos por 100 mil habitantes) de dengue no Brasil.

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com outras mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar em alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

No verão, com as chuvas, aumenta a proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada.

 

*Fonte: Agência Brasil

*Edição: Denise Griesinger

Continue lendo

Saúde e Bem Estar

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: Thomas Peter/Reuters

Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com biofarmacêutica Sinovac Life Science. De acordo com informações do governo de São Paulo e do Instituto Butantan, os resultados sairão na primeira semana de dezembro e a previsão é a de que, até janeiro de 2021, 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil.

Os resultados serão enviados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o relatório para verificação da vacina. Os testes no Brasil estão sendo coordenados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo.

Na última terça-feira (17), os resultados da fase anterior de estudos clínicos da CoronaVac foram publicados pela revista científica Lancet, uma das mais importantes do mundo. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

Outras vacinas

Hoje (23) a farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou a vacina que o laboratório está desenvolvendo contra o novo coronavírus pode ter 90% de eficácia, sem nenhum efeito colateral grave. Desenvolvida pela Universidade de Oxford, atingiu esse percentual na prevenção da doença quando administrada em meia dose e, pelo menos um mês depois, uma dose integral, de acordo com dados do estudo clínico em estágio avançado realizado no Reino Unido e no Brasil. A farmacêutica terá 200 milhões de doses da vacina até o final deste ano, com 700 milhões de doses prontas globalmente até o fim do primeiro trimestre de 2021.

A americana Pfizer informou na última quarta-feira (18) que os resultados finais do teste de estágio avançado de sua vacina mostram que o imunizante é 95% eficaz, tem todos os dados de segurança exigidos referentes a dois meses e que solicitaria autorização para uso emergencial nos Estados Unidos em alguns dias. Segundo a Pfizer, a eficácia da vacina desenvolvida em parceria com alemã BioNTech foi consistente em dados demográficos de idade e etnia, e que não houve efeitos colaterais importantes.

A concorrente Moderna divulgou na segunda-feira (16) dados preliminares para sua vacina, mostrando eficácia semelhante.

 

*Por Flávio Albuquerque/Agência Brasil

*Edição: Valéria Aguiar

Continue lendo

Destaque

Covid-19: AM registra 165 novos casos e número de mortes sobe para 4.565

Avatar

Publicado

em

Por

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 213, divulgado nesta segunda-feira (02/11), traz o registro de 165 novos casos de Covid-19. Destes, 146 – sendo 39 na capital e 107 no interior –  foram detectados por testes rápidos, que identificam os anticorpos, a maioria dos quais casos antigos que podem ter ocorrido no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença.

Outros 19 foram detectados por RT-PCR, que aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença. Do total de casos detectados por esse exame, 14 são na capital e cinco do interior, totalizando 162.139 casos da doença no estado.

Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados dez óbitos por Covid-19, sendo oito ocorridos no dia 1º/11 e dois óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 4.565 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (1º/11), foram registrados três sepultamentos de Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 19.282 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,89% dos casos confirmados ativos.

Assistência

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 412 pacientes internados, sendo 267 em leitos clínicos (55 na rede privada e 212 na rede pública), 143 em UTI (45 na rede privada e 98 na rede pública) e dois em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há ainda outros 44 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 32 estão em leitos clínicos (24 na rede privada e 8 na rede pública), 11 estão em UTI (6 na rede privada e cinco na rede pública) e um em sala vermelha.

Notificação – O boletim é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 191.003 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 216.129.

Nesta edição, 19 prefeituras municipais não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São elas: Alvarães, Anamã, Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Carauari, Careiro da Várzea, Canutama, Codajás, Eirunepé, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Tonantins e Uarini.

Municípios – Dos 162.139 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (02/11), 63.557 são de Manaus (39,20%) e 98.582 do interior do estado (60,80%).

Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (7.515); Parintins (6.276); São Gabriel da Cachoeira (4.527); Manacapuru (4.232); Tefé (4.041); Humaitá (3.653); Carauari (3.143); Lábrea (3.004); Barcelos (2.780); Eirunepé (2.558); Itacoatiara (2.473); Iranduba (2.464); Presidente Figueiredo (2.459); Santa Isabel do Rio Negro (2.265); Ipixuna (2.155); Maués (2.055); São Paulo de Olivença (2.025); Tabatinga (1.939); Careiro (1.893); Benjamin Constant (1.641); Rio Preto da Eva (1.613); Manicoré (1.527); Pauini (1.426); Autazes (1.395); Boca do Acre (1.363); Atalaia do Norte (1.326); Santo Antônio do Içá (1.313); Urucurituba (1.287); Alvarães (1.283); Barreirinha (1.273); Nova Olinda do Norte (1.102); Itapiranga (1.090); Tapauá (1.041); Beruri (994); Anori (982); Amaturá (977); Guajará (947); Nhamundá (920); Fonte Boa (914); Envira (906); Uarini (839); Novo Aripuanã (820); Anamã (813); Urucará (795); Borba (750); São Sebastião do Uatumã (657); Tonantins (649); Itamarati (583); Canutama (574); Juruá (572); Maraã (571); Manaquiri (570); Silves (543); Novo Airão (530); Japurá (485); Boa Vista do Ramos (440); Jutaí (423); Caapiranga (364); Codajás (279); Apuí (277) e Careiro da Várzea (271).

Óbitos

Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.902 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.663.

A lista inclui Manacapuru (161); Parintins (144); Coari (116); Tefé (94); Tabatinga (83); Humaitá (78); Itacoatiara (78); Iranduba (59); São Gabriel da Cachoeira (58); Maués (48); Lábrea (41); Benjamin Constant (40); Autazes (37); Manicoré (36); Presidente Figueiredo (29); Santo Antônio do Içá (27); São Paulo de Olivença (26); Barcelos (25); Nova Olinda do Norte (25); Barreirinha (23); Borba (23); Rio Preto da Eva (23); Careiro (22); Manaquiri (21); Carauari (20); Fonte Boa (19); Santa Isabel do Rio Negro (19); Alvarães (17); Jutaí (16); Tonantins (16); Guajará (15); Nhamundá (15); Anori (13); Boca do Acre (13); Novo Aripuanã (13); Uarini (13); Beruri (12); Eirunepé (11); Amaturá (10); Ipixuna (10); Itapiranga (10); Urucará (10); Caapiranga (9); Novo Airão (9); Juruá (8); Urucurituba (8); Codajás (7); São Sebastião do Uatumã (7); Itamarati (6); Silves (5); Tapauá (5); Apuí (4); Atalaia do Norte (4); Careiro da Várzea (4); Maraã (4); Pauini (4); Boa Vista do Ramos (3); Canutama (3); Envira (2); Anamã (1) e Japurá (1).

 

*Com informações de assessoria 

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus