Home Opinião Colunistas Onde as trilhas de aprendizado querem nos levar?

Onde as trilhas de aprendizado querem nos levar?

6 Primeira leitura
0
0
32

Ao final da palestra realizada para os alunos do programa Bolsa Universitária, da Prefeitura Municipal de Manaus, sobre as principais condições do processo de aprendizado na modernidade, foi solicitado aos participantes que respondessem algumas questões sobre pontos que consideram relevantes para a aquisição de conhecimento, além, da avaliação sobre o tema ministrado e o palestrante.

Dentre as várias respostas, destaco duas que confirmam aquilo que venho escrevendo e palestrando. A primeira é que a maioria das pessoas percebe nos estudos e na aquisição de conhecimento a melhor oportunidade para construção de uma boa carreira profissional e melhoria de vida, com ou sem emprego formal.

A segunda questão, que é parte inseparável da primeira, demonstra que as pessoas consideram que aprendem de forma mais eficiente e adequada quando interagem com o educador e quando participam ou realizam aulas práticas.

Essa tendência de dar mais valor às aulas práticas tem forçado os educadores e os sistemas de ensino a buscarem novas e atuais ferramentas destinadas a melhorar o nível de apropriação de conhecimento dos alunos e garantir um nível de motivação imprescindível para a formação continuada dos mesmos.

A ausência de  criatividade docente e a falta de conteúdo prático e atual nas escolas e universidades podem explicar parte dos 11 milhões de jovens, entre 16 e 29 anos, que nem estudam e nem trabalham, e que corresponde a quase 26% das pessoas nessa faixa etária. Isso explica também por que a taxa de permanência dos alunos matriculados no ensino superior seja de pouco mais de 51%, enquanto outros 40% desistem, trancam as matrículas ou somem sem dizer adeus das universidades que insistem em não trazer os conteúdos dos cursos de graduação – e até pós – para as proximidades do século XXI.

O que me motiva a adquirir conhecimento % Comentários
·         Uma boa carreira e profissão 56 A maioria das respostas confirma o que é já se sabe sobre a principal motivação para o aprendizado; a possibilidade de construção de uma boa carreira profissional. Se considerarmos que, em certa medida, a qualidade de vida se relaciona de forma direta com carreira e profissão, então, ter-se-ia quase 70% das respostas relacionadas à questão emprego, carreira, trabalho e renda.
·         Mais qualidade de vida 13
·         Outros 22
·         Me tornar um cidadão crítico 9

 

Como eu aprendo mais facilmente % Comentários
·         Aula Prática 35 O aprender fazendo e o fazer como aprendizado prático se constitui em uma das ferramentas gigantescas para todo aprendizado, principalmente se se considerar que o saber-porque-fazer (know-why) é mais importante do que o simples e velho know-how (saber-fazer).
·         interagindo 12

Uma questão que me chamou a atenção nessa avaliação, sobre quais temas os alunos gostariam de acrescentar aos seus cursos, teve como resposta majoritária, a necessidade de aulas sobre relacionamentos interpessoais, que é algo útil e necessário, mas que está se escasseando cada vez mais pela radicalização do uso de tecnologias de relacionamento remoto, que limitam a convivência real entre as pessoas próximas.

*Texto escrito por José Walmir

José Walmir
José Walmir Monteiro da Silva é escritor, professor e economista – Foto: Divulgação
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Colunistas

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Pago juros de obra, isso é legal?

O ‘juros de obra’ é os juros cobrados pelos bancos das construtoras, geralmente, quando o …