Polícia
Pedreiro é morto com tiro no olho durante assalto, na zona leste

O pedreiro Alcidione Silva de Paula, de 37 anos, morreu após ser atingido com um tiro no olho, na tarde desta terça-feira (7). Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a suspeita é de que a vítima foi baleada durante uma tentativa de assalto, por volta das 10h30, em frente à sua residência que fica localizada na rua Curica, Comunidade da Portelinha, no bairro São José II, zona leste de Manaus.
De acordo com relatos de amigos do pedreiro, que pediram para não ter a identidade revelada, ‘Dione’ – como era conhecido – foi baleado enquanto lavava o carro na calçada. Segundo eles, o amigo foi abordado por dois homens desconhecidos que chegaram em uma moto anunciando um assalto.
Ainda conforme as testemunhas, na ocasião do crime, a dupla de assaltantes exigiu que Alcidione entregasse um cordão. Enquanto o pedreiro tentava tirar o objeto do pescoço, um dos criminosos atirou contra ele. Após o ocorrido, os suspeitos fugiram do local e ainda não foram localizados pela polícia.
A vítima chegou a ser socorrida por amigos e foi levada ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, também situado na zona leste da capital, porém, não resistiu e faleceu por volta das 14h.
*Com informações da fonte: Portal D24am
Cidades
Operação Hórus apreende aproximadamente 2 Toneladas de Pirarucu e peixes de outras espécies

O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (CPAmb), por meio do Batalhão Ambiental (BPAmb) e Canil da PMAM durante o desdobramento da Operação Hórus/VIGIA/ na madrugada desta quinta-feira (22), no rio Solimões em frente a Orla do Município de Manacapuru (AM), realizou a abordagem e fiscalização da embarcação B/M Kennedy VI oriunda do município de Codajás-AM.
Na ocasião foram encontrados 2 toneladas de pescado ilegal, Pirarucu Arapaima Giga e outras espécies de peixes, acondicionados em várias caixas de isopor que seriam destinados ao município de Manaus/AM. O proprietário da embarcação recebeu voz de prisão e foi conduzido a delegacia do 1° DIP de Manacapuru ( 1º Distrito Integrado de Polícia) para realização dos procedimentos legais.
Material apreendido
Aproximadamente 2 toneladas de Pirarucu Arapaima Giga e peixes de outras espécies.
Prejuízo ao crime:
R$ 60.000,00 reais.
SEOPI/MJSP/CPAMB/BPAMB /CANIL PMAM
Amazonas
MPF processa ex-ministro Pazuello e secretário de Saúde do AM por responsabilidade na crise de oxigênio

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas ajuizou, nesta quarta-feira (14), ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, por omissão no combate à pandemia entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou colapso de oxigênio nas unidades de saúde e aumento de mortes por covid-19.
Entre 14 e 15 de janeiro, falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade de Manaus a um cenário de caos. Com recordes nos casos de Covid, a capital precisou enviar pacientes que dependiam do insumo para outros estados.
A ação, encaminhada à Justiça Federal no Amazonas, cita, também, três secretários do Ministério da Saúde e o coordenador do Comitê de Crise do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo Filho.
No documento, o MPF identificou atos de improbidade administrativa em cinco situações distintas:
- atraso e lentidão do Ministério da Saúde no envio de equipe para diagnosticar e minorar nova onda de covid-19 no Amazonas;
- omissão no monitoramento da demanda de oxigênio medicinal e na adoção de medidas eficazes e tempestivas para evitar seu desabastecimento;
- realização de pressão para utilização de ‘tratamento precoce’;
- demora na adoção de medidas para transferência de pacientes que aguardavam leitos;
- e ausência de medidas de estímulo ao isolamento social.
Amazonas
Mototaxista é preso suspeito de estuprar adolescente durante corrida em Manaus

A polícia prendeu, na quinta-feira (14), um mototaxista, de 18 anos, suspeito de ter abusado sexualmente de uma adolescente, de 17, em Manaus. O crime ocorreu durante uma corrida.
Policiais que realizaram a prisão cumpriram mandado de prisão preventiva por estupro contra o suspeito.
De acordo com as investigações, o caso ocorreu no dia 2 de outubro de 2020, quando a adolescente solicitou corrida. No trajeto, o suspeito desviou o caminho e seguiu para uma área de mata onde cometeu o crime.
A polícia informou que o mototaxista estava armado no momento do crime, roubou o celular da vítima, além de pertences pessoais dela.
Após o crime, a adolescente foi socorrida por populares e levada para uma unidade de saúde. Depois, foi conduzida a uma delegacia, onde registrou o caso.
Ainda durante as investigações, o rapaz foi identificado como autor do crime e foi constatado, também, que ele tem registro policial por porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Ele será encaminhado à Central de Recebimento de Triagem, de uma unidade prisional de Manaus, onde ficará à disposição da Justiça.
-
Amazonas7 dias atrás
Omar propõe à Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal a realização de audiências públicas itinerantes
-
Amazonas3 dias atrás
Vereador Capitão Carpê solicita Emenda Parlamentar para auxiliar famílias afetadas pela pandemia
-
Cidades2 horas atrás
Operação Hórus apreende aproximadamente 2 Toneladas de Pirarucu e peixes de outras espécies