Home Opinião Colunistas Saúde Mental PERSONA– A máscara que todos usam

PERSONA– A máscara que todos usam

2
0

A persona é um arquétipo, que possui como função básica a adaptação do individuo com o mundo externo. É uma função psíquica que ajuda na adaptação social, nos relacionamentos e nos intercâmbios entre as pessoas
Seu nome é inspirado pelo termo romano para designar máscara. A máscara que os atores utilizavam no antigo teatro greco-romano.
Portanto, ela simboliza o rosto que usamos para o encontro com o mundo que nos cerca.

Jung (2008) define persona como:
“A palavra persona é realmente uma expressão muito apropriada, porquanto designava originalmente a máscara usada pelo ator, significando o papel que ia desempenhar. Como seu nome revela, ela é uma simples máscara da psique coletiva, máscara que aparenta uma individualidade, procurando convencer aos outros e a si mesma que é uma individualidade, quando, na realidade, não passa de um papel, no qual fala a psique coletiva.”

Mas espera aí, todo mundo usa isso?

Sim, em casa, na escola, na igreja, na política etc. Não necessariamente persona seja algo falso, mas às vezes uma necessidade para evitar certos transtornos na vida.

Quando vejo pessoas tentando esconder suas máscaras, percebo um grande conflito de algo recalcado. Vale relembrar que recalque não é “beijinho no ombro” ou apenas passar os dedos no ombro. Recalque sao atos reprimidos quando criança ou até mesmo já na fase adulta.

O recalque é um rechaço das emoções, da memória que vem à tona para o consciente, trazendo assim suas dores, sua inflexões, suas mágoas uma sabida é outras não.

Me conte sua história, me escreva para o email: sosdepressao.superacao@gmail.com
What’s – 991672558

Elias Moura
#saudemental
#psicanálise

2 Comentários

  1. Avatar

    Maria anita Amorim da silva

    10/07/2019 em 09:40

    Excelente matéria

    Responder

  2. Avatar

    Daniela mesquita

    10/07/2019 em 10:57

    Muito bom o artigo. Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Ego

POR ELIAS MOURA Para Freud, o ego é parte da personalidade que media as demandas do id sup…