Conecte-se conosco

Amazonas

Pesquisa aponta que Tefé, no AM, tem mais de 40 mil infectados pela Covid-19

Avatar

Publicado

em

Um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas estima que 19,6% da população total de Tefé, no interior do Amazonas, tenha anticorpos para o coronavírus, ou seja, 41 mil dos 210 mil habitantes do município estão ou já estiveram com o novo coronavírus. O estudo é um dos maiores do mundo sobre a extensão da pandemia da Covid-19. De acordo com o Governo do Amazonas, Tefé tem 1.322 casos da doença, mais de 39 mil a menos do que foi levantado durante a pesquisa.

Na pesquisa, Tefé fica atrás somente da cidade de Breves (PA). Lá, a proporção da população que tem ou já teve coronavírus foi estimada em 24,8%, ou seja, cerca de 25 mil dos 103 mil habitantes da cidade estão ou já estiveram infectados.

Financiada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa possui três fases e foi iniciada no dia 14 de maio e realizada em 133 cidades do país, onde pessoas foram entrevistadas e testadas, com a ajuda do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Oficialmente, de acordo com os mais recentes dados do governo, o Amazonas tem mais de 30 mil contaminados, com mais de 1,7 mil mortes pela doença.

De acordo com o levantamento feito no estudo, entre as 133 cidades do país, o segundo resultado mais alto foi observado em no município de Tefé, onde estima-se que 41 mil dos 210 mil habitantes do município estão ou já estiveram com o novo coronavírus. A estimativa é de que 19,6% da população tenha anticorpos para o coronavírus.

Ainda de acordo com o estudo, entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências, três são do Amazonas. Depois de Tefé, Manaus aparece em quinto lugar, com 12,5%, além de Parintins, como o décimo maior índice, com a estimativa de que 5,0% da população já tenha sido contaminada.

Três cidades do AM entre as 15 cidades do Brasil com com maiores prevalências da Covid-19

  • Tefé – 19,6%
  • Manaus – 12,5%
  • Parintins 5%

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2ZEaXh6

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amazonas

1.122 novos casos da Covid-19 são registrados no AM, e total de contaminados passa de 55 mil

Avatar

Publicado

em

Por

O Amazonas diagnosticou mais1.122 casos de Covid-19 nesta última sexta-feira (12). Com o novo boletim, o total de pessoas contaminadas chega a 55.111 no estado, segundo boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Ao todo, 44.447 pessoas já e recuperaram da doença.

Segundo o governo, foram confirmados mais 29 óbitos pela doença, desses 12 ocorridos nas últimas 24 horas e 17 em investigação que tiveram confirmação diagnóstica nesta sexta, elevando para 2.429 o total de mortes.

O boletim aponta, ainda, que 8.235 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas e se encontram internados ou em isolamento domiciliar. São casos confirmados nos últimos 14 dias.

Entre os casos confirmados, há 365 pacientes internados, sendo 221 em leitos clínicos e 144 em UTI.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2YzQbgs

Continue lendo

Amazonas

Caixa vai abrir 14 agências neste sábado (13) para saque de auxílio emergencial

Avatar

Publicado

em

Por

A Caixa Econômica vai abrir agências no sábado (13) para atender aos beneficiários do Auxílio Emergencial. No Amazonas, 14 unidades vão estar com portas abertas para atendimento das 8h às 12h.

O pagamento do benefício de sábado (13) é destinado a beneficiários nascidos em dezembro, que poderão sacar a segunda parcela nas máquinas de autoatendimento ou nas unidades lotéricas.

As liberações começaram no em 30 de maio e seguem um cronograma ligado ao mês de nascimento do trabalhador. Até a data de liberação, os recursos já depositados nas poupanças podem ser usados apenas para pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual.

 Como sacar?

Para sacar, é necessário gerar um código autorizador (token) no aplicativo CaixaTem. Caso os beneficiários tenham dificuldade para gerar o código, esse serviço poderá ser realizado nas agências da CAIXA.

Pagamentos

A Caixa concluiu em maio os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que receberam a primeira até 30 de abril. Um segundo grupo de aprovados recebeu a primeira parcela também na última semana semana de maio – para estes, a data de pagamento da segunda não está confirmada mas, segundo o presidente da Caixa, o benefício deve ser liberado em um mês.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2MRZPWf

Continue lendo

Amazonas

Presidente do TRE-AM é favorável ao adiamento das eleições, por conta do avanço do coronavírus

Avatar

Publicado

em

Por

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, disse em entrevista à CBN Amazônia que é favorável ao adiamento das eleições municipais, previstas para acontecer, inicialmente em outubro de 2020. Por conta do avanço do coronavírus, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já havia afirmado, na semana passada, que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições.

O Amazonas registra, até esta manhã desta última quarta-feira (27), mais de 31,9 mil casos confirmados de coronavírus, sendo 14,4 mil em Manaus (45,08%) e 17,5 mil no interior do estado.

O presidente do TRE-AM afirmou que o órgão vem participando das discussões, integrando reuniões nacionais, e acompanhando relatórios semanais de projeção dos impactos da pandemia, e que a alteração no calendário eleitoral visa garantir o direito à democracia, sem expor as pessoas ao “risco descontrolado de contaminação”.

“Qualquer que seja a data escolhida pelo Congresso Nacional, já estamos trabalhando para garantir o direito do voto do cidadão amazonense. As soluções que estão sendo debatidas tratam da alteração da datas das eleições – o que parece ser o caminho eficiente para contabilizar o direito ao voto, periodicidade do mandato e saúde dos cidadãos”, comentou. “Garante o direito ao voto e estabelece o limite dos mandatos eletivos. É preciso preservar a soberania popular e garantir que o exercício desse direito não exponha pessoas ao risco descontrolado de contaminação”, complementa.

O prazo limite para que a Justiça Eleitoral comece os testes das urnas eletrônicas até junho, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), caso isso não seja feito, eleições vão ser adiadas.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2M3iuhF

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2020 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus