Conecte-se conosco

Destaque

Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos por empresa em Manaus

Avatar

Publicado

em

Foto: Carlos Soares / SSP-AM e Erlon Rodrigues e Alailson Santos / PC-AM

A polícia do Amazonas apreendeu 33 cilindros de oxigênio que estavam escondidos em um caminhão na tarde de quinta-feira (14), em Manaus. O proprietário, um homem de 38 anos e de nome não divulgado, foi detido e responderá por “reter produtos para o fim de especulação”, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O material foi encaminhado, sob escolta, para quatro unidades hospitalares da rede estadual.

A polícia chegou até o local, na zona centro-oeste da cidade, após receber uma denúncia anônima. A capital amazonense está em grave crise sanitária, com escassez de oxigênio para atender à demanda do sistema de saúde, que enfrenta alta de internações por covid-19. De acordo com informações, pessoas chegaram a morrer asfixiada por falta de oxigênio.

O caminhão estava estacionado fora da empresa a que pertence, cujo nome também não foi divulgado pela polícia. Dos 33 cilindros apreendidos, 26 estavam carregados com oxigênio. Eles teriam sido envasados na quarta-feira (13).

Foto: Carlos Soares / SSP-AM e Erlon Rodrigues e Alailson Santos / PC-AM

Segundo informações da SPP-AM, o proprietário alegou no interrogatório que temia que a população invadisse o estabelecimento e, por isso, decidiu retirar os cilindros do local. Até o momento, não há, contudo, qualquer relato desse tipo de violência na cidade, em que há mobilizações de familiares de pacientes, de profissionais de saúde e da população em geral para comprar os equipamentos e pedir doações.

As unidades de saúde que receberam os cilindros foram o Hospital Beneficente Português, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA)de São Raimundo e de Coroado.

Com a alta demanda por oxigênio nas unidades do estado, as taxas da doença no Amazonas têm crescido rapidamente nas últimas semanas. O Amazonas tem 223.360 casos e 5.930 óbitos confirmados do novo coronavírus até a quinta-feira, 14, de acordo com o governo estadual. As internações por covid-19 no Estado duplicaram em menos de quinze dias, subindo de 128 novos internados em 31 de dezembro, para 258 em 14 de janeiro.

O balanço estadual também aponta 1.126 pacientes com suspeita ou confirmação da doença em UTIs de Manaus, o que inclui tanto hospitais públicos quanto privados, e outros 2.567 em leitos de enfermaria

A taxa de ocupação para UTI covid na capital é de 90,48%, taxa que é de 93,19% para leitos de enfermaria destinados a pacientes com a doença. Até quinta-feira, 427 pacientes aguardavam internação em leito de UTI ou clínico no Estado, dos quais 371 em Manaus, sendo 366 na rede pública e outros cinco na rede privada. O número de sepultamentos em Manaus aumentou 450% em um mês, segundo a prefeitura.

 

*Fonte: Estadão

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereador Capitão Carpê lança “Gabinete Digital” para atender população

Avatar

Publicado

em

Por

Com o objetivo de facilitar a comunicação, o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) lançou nesta sexta-feira (04), o “Gabinete Digital”, uma das suas promessas de campanha, a plataforma consiste em um site que vai tornar seu mandato ainda mais participativo com o povo.

O site é interativo, onde todos podem participar. O vereador explicou que a ferramenta é uma facilidade para sociedade interagir com ele, enviando denúncias, sugestões de projeto de lei, comentar as ações parlamentares e outras demandas.

“A ferramenta vai facilitar minha comunicação com as pessoas, vai me aproximar de quem eu preciso escutar. A plataforma será utilizada para o beneficio de todos. O atendimento virtual busca colher de forma mais rápida as demandas da comunidade e assim, buscar melhorias o mais breve possível para a nossa cidade.” Afirma o vereador.

O gabinete digital do vereador poderá ser acessado no endereço eletrônico https://capitaocarpeandrade.com.br/.

Informações assessoria de comunicação

Continue lendo

Destaque

Caixa Econômica pagará Auxílio Manauara de forma escalonada

Avatar

Publicado

em

Por

O pagamento da primeira parcela do programa Auxílio Manauara, que vai beneficiar 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, previsto ser efetuado nesta sexta-feira (05), será pago de forma escalonada de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. A alteração na forma de pagamento acontece após solicitação da Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelos repasses.

De acordo com solicitação enviada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a preocupação é que o pagamento do auxílio resulte em aglomerações nas agências, principalmente em um momento que os números de contaminações pelo novo coronavírus, e de óbitos pela Covid-19, permanecem altos.

De acordo com o novo calendário, o pagamento fica da seguinte forma:

5/3 (sexta-feira) – nascidos em janeiro e fevereiro

8/3 (segunda-feira) – nascidos em março e abril

9/3 (terça-feira) – nascidos em maio e junho

10/3 (quarta-feira) – nascidos em julho e agosto

11/3 (quinta-feira) – nascidos em setembro e outubro

12/3 (sexta-feira) – nascidos em novembro e dezembro

“A preocupação com a possível aglomeração nas agências bancárias nos fez aceitar esse pedido da Caixa Econômica Federal. Conversamos com o prefeito David Almeida e ele concordou que é importante continuarmos trabalhando na preservação das vidas. É um contratempo que não estava nos nossos planos, mas que será compensado com a antecipação de pagamentos aos beneficiários nas próximas parcelas”, afirmou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Com a alteração na forma de pagamento, a segunda parcela que seria paga no dia 31/3 foi antecipada em uma semana e começará a ser paga no dia 24/3, com as seguintes datas:

24/3 (quarta-feira) – janeiro e fevereiro

25/3 (quinta-feira) – março e abril

26/3 (sexta-feira) – maio e junho

29/3 (segunda-feira) – julho e agosto

30/3 (terça-feira) – setembro e outubro

31/3 (quarta-feira) – novembro e dezembro

As outras parcelas de pagamento seguirão o mesmo formato e poderão ser consultadas em auxilio.manaus.am.gov.br e também no aplicativo do programa.

Contas digitais

Do total de 40 mil cadastros aprovados, 32.439 famílias já possuem conta na Caixa Econômica Federal e apenas precisam aguardar o benefício ser liberado na conta. Foi detectado que um CPF aprovado no programa já tem conta aberta, mas é de pessoa morta. Por conta disso, o cadastro será invalidado pela Semasc e substituído por outra pessoa, seguindo os critérios de desempate publicados no decreto municipal nº 5.022/ 2021, que regulamenta o Auxílio Manauara.

Outras 7.560 famílias não têm conta na instituição financeira. Ao consultar a base de dados para verificação de abertura de contas, foi detectado que 7.530 estão com o CPF regular e a conta social digital será aberta na próxima semana. O pagamento estará disponível junto com os beneficiários de novembro e dezembro, ou seja, no dia 12/3.

A CEF detectou que 31 inscrições se encontram com CPF em situação irregular, não permitindo a abertura de conta.

“Assim que recebermos esses nomes e CPFs da Caixa Econômica, nós vamos entrar em contato com cada uma dessas famílias e, caso a situação irregular seja confirmada, a inscrição será invalidada e outro cadastro será aprovado para ocupar a vaga”, declarou Jane Mara.

O disposto atende o parágrafo 2º, do artigo 4º, do decreto que regulamenta a concessão do Auxílio Manauara, que prevê a obrigatoriedade da inscrição com o CPF, para o pagamento do benefício, e o documento deve estar regularizado junto à Receita Federal, para o efetivo crédito do referido auxílio, exceto no caso de integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Caso haja alterações na lista de aprovados, a Semasc dará publicidade aos novos nomes, assim que a alteração for concluída.

 

*Com informações de assessoria

Continue lendo

Amazonas

Amazonas registra mais 924 casos de Covid-19

Avatar

Publicado

em

Por

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, registrou mais 924 novos casos de infectados pelo novo coronavírus, totalizando 319.872 casos da doença no estado.

Segundo o boletim, foram confirmados 85 óbitos por Covid-19, sendo 24 ocorridos no dia 03 de março e 61 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.172 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (03), foram registrados 22 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta, ainda, que 35.811 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,20% dos casos confirmados ativos.

Rede de Assistência

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 1.034 pacientes internados, sendo 566 em leitos clínicos (109 na rede privada e 457 na rede pública), 443 em UTI (123 na rede privada e 320 na rede pública) e 25 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há ainda outros 183 pacientes internados considerados suspeitos, e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 138 estão em leitos clínicos (19 na rede privada e 119 na rede pública), 23 estão em UTI (5 na rede privada e 18 na rede pública) e 22 em sala vermelha.

Banco de dados

O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM, a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 400.243 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 383.150.

Ao todo, três municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Maraã, Parintins e Pauini.

Municípios

Dos 319.872 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (04/03), 147.612 são de Manaus (46,15%) e 172.260 do interior do estado (53,85%).

Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (9.026); Parintins (8.515); Iranduba (7.545); Tefé (7.243); Manacapuru (7.165); São Gabriel da Cachoeira (7.085); Humaitá (6.443); Itacoatiara (6.269); Carauari (5.486); Presidente Figueiredo (5.362); Lábrea (5.138); Careiro (4.060); Rio Preto da Eva (4.054); Barcelos (3.934); Ipixuna (3.766); São Paulo de Olivença (3.590); Eirunepé (3.441); Maués (3.365); Tabatinga (3.035); Itapiranga (2.727); Santa Isabel do Rio Negro (2.647); Manicoré (2.499); Autazes (2.468); Pauini (2.399); Atalaia do Norte (2.396); Benjamin Constant (2.361); Alvarães (2.347); Boca do Acre (2.276); Nova Olinda do Norte (2.241); Urucurituba (2.176); Barreirinha (2.037); Novo Airão (1.962); Beruri (1.905); Maraã (1.808); Urucará (1.780); Anori (1.746); Amaturá (1.672); Tapauá (1.669); Uarini (1.571); Santo Antônio do Içá (1.542); Anamã (1.512); Nhamundá (1.509); Borba (1.400); Envira (1.381); Novo Aripuanã (1.347); São Sebastião do Uatumã (1.331); Manaquiri (1.321); Fonte Boa (1.300); Codajás (1.280); Jutaí (1.249); Guajará (1.241); Silves (1.207); Tonantins (1.094); Canutama (1.017); Apuí (885); Juruá (835); Boa Vista do Ramos (798); Careiro da Várzea (795); Japurá (761); Itamarati (707) e Caapiranga (539).

Óbitos

Entre pacientes em Manaus, há o registro de 7.933 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 3.239.

A lista inclui Manacapuru (272); Parintins (281); Itacoatiara (253); Coari (179); Tefé (155); Iranduba (121); Tabatinga (113); Humaitá (115); São Gabriel da Cachoeira (94); Maués (82); Presidente Figueiredo (88); Autazes (80); Lábrea (63); Benjamin Constant (64); Nova Olinda do Norte (55); Manicoré (56); Careiro (76); Barcelos (51); Rio Preto da Eva (58); Borba (43); São Paulo de Olivença (54); Barreirinha (50); Urucará (46); Santo Antônio do Içá (35); Alvarães (32); Santa Isabel do Rio Negro (40); Manaquiri (40); Carauari (35); Fonte Boa (29); Tonantins (31); Anori (29); Novo Airão (27); Beruri (30); Nhamundá (30); Jutaí (30); Boca do Acre (20); Itapiranga (26); Novo Aripuanã (24); Guajará (20); Urucurituba (27); Tapauá (19); Uarini (22); Eirunepé (20); Ipixuna (16); Pauini (17); Caapiranga (19); Apuí (17); Codajás (18); Silves (21); Amaturá (15); Boa Vista do Ramos (11); Maraã (12); São Sebastião do Uatumã (17); Juruá (13); Canutama (8); Itamarati (8); Careiro da Várzea (12); Atalaia do Norte (7); Japurá (7); Anamã (4) e Envira (2).

Avaliação de Risco da Covid-19

Atualmente as fases da situação epidemiológica de Covid-19 no estado estão representadas nas cores do cabeçalho do Boletim Diário de Casos de Covid-19 no Amazonas.

Para cada nível de risco há uma fase de ativação do plano de contingência, a qual estabelece medidas restritivas de atividades comerciais e sociais, de acordo com o Plano de Contingência Estadual.

A capital, Manaus, alcançou a fase vermelha de classificação. Contudo, os 61 municípios do interior encontram-se na fase roxa. que corresponde à classificação máxima de risco para transmissão de Covid-19.

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

*Com informações de assessoria

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus