Conecte-se conosco

Política

Presidente da CPI recorrerá de habeas corpus do governador Wilson Lima

Publicado

em

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), comunicou, na manhã desta quinta-feira (10/6), que vai recorrer do habeas corpus concedido pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). A decisão permitiu ao governador não comparecer para depor ao colegiado.

ausência do governador do Amazonas não surpreendeu os membros do colegiado. Internamente, senadores já tratavam como certo a concessão do habeas corpus. Ao abrir a sessão, no entanto, Omar Aziz afirmou que Wilson Lima perdeu “uma oportunidade única”.

“Não faço pré-julgamento de ninguém. Governador, vossa excelência perde uma oportunidade gigante na sua vida, não só como homem público, mas também como pessoa, de explicar, de fato, quem são os responsáveis pelas omissões que aconteceram com o nosso povo, com o meu povo e com o seu povo, que governa esse estado”, disse.

Com informações: Metrópoles

 

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereador Capitão Carpe propõe PL para Fonoaudiólogo obrigatório nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Vereador Capitão Carpê (Republicanos) , apresentou Projeto de Lei com o objetivo de otimizar o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula através da criação de um plano pedagógico com o auxílio obrigatório e integral do Fonoaudiólogo, profissional de suma importância no processo educacional.

O Fonoaudiólogo é o profissional que tem autonomia para fazer a identificação, prevenção e tratamento dos problemas relacionados à comunicação dos alunos, possíveis déficits de aprendizagem, e diagnosticando de forma precoce, juntamente com o corpo docente alterações de linguagem, audição, fala e voz, relacionando-os ou não, a possíveis problemas de saúde.

Com isso, torna-se obrigatório em todas as Escolas Públicas Municipais da Cidade de Manaus, possuir em seu quadro de funcionários profissionais graduados em fonoaudiologia.

Continue lendo

Destaque

Vereador Capitão Carpê se reúne com chefe da Casa Militar e apresenta Estatuto da Guarda Municipal

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (02), o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) apresentou ao Secretário municipal chefe da Casa Militar, tenente William Dias, e ao subsecretário de Assuntos Legislativos, Rafael Bertazz, o Estatuto da Guarda Municipal que possibilita a capacitação dos guardas, treinamento, qualificação dos agentes, plano de carreira e estruturação da instituição.

O estatuto destaca o plano de carreira dos guardas municipais que tem o objetivo adequar-se ao Estatuto Geral das Guardas, contribuir com qualificação para esses profissionais. O vereador explica que o estatuto garante a proteção dos direitos fundamentais, preservação da vida, compromisso com a sociedade, patrulhamento preventivo e melhor identificação por parte da população, aumentará a sensação de segurança.

“Nossa guarda está abandonada há mais de 70 anos. Se faz necessário reorganizar com urgência. O Estatuto e a reestruturação da guarda é uma promessa de campanha, vou cumprir! O estatuto garante valorização dos guardas, normas para ascensão profissional, interagir com a sociedade para discussão de soluções e projetos voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades”, afirmou o parlamentar.

Para o secretário municipal chefe da Casa Militar, Tenente William Dias, o estatuto vai contribuir muito na estruturação organizacional da guarda. “A Casa Militar já havia feito um estatuto e encaminhado à Casa Civil, será enviado também o estatuto entregue pelo vereador para fazer uma compilação para que possa ser aproveitado quanto um, quanto outro, para termos um estatuto significativo que valorize nossa guarda é isso que todos nós esperamos”, disse o secretário.

Atualmente Manaus tem 434 servidores da guarda efetivos para atender a segurança patrimonial, unidades básicas de saúde, junta militar, terminais de integração e eventos.

Informações: assessoria de comunicação

Foto: Assessoria

Continue lendo

Destaque

Vereador Capitão Carpê apresenta PL que garante atendimento psicológico e contratação de profissionais na área de Serviço Social nas UBSs de Manaus

Publicado

em

Por

Foi apresentado na manhã desta terça-feira (29), durante a Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n° 314/2021, de autoria do vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de Psicologia e Serviço Social nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Manaus.

O PL, que garante incluir atendimento psicológico e assistentes sociais através de contratação para as UBSs, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Durante sua passagem como capitão lotado na 8° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Carpê se deparou com inúmeros jovens tentando tirar a própria vida. “Enquanto policial, deparei-me, com vários jovens que tentaram suicídio por achar que não havia mais jeito. Na condição de vereador, resgatei mais uma vida nas dependências da ponte do rio Negro, e todas essas situações me sensibilizam. Como agente público, não posso fechar os olhos e deixar tudo como está”, afirmou o parlamentar.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde (MS) divulgada em abril deste ano aponta que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Em 2019, 124 pessoas se suicidaram no Amazonas, enquanto só no primeiro semestre de 2020, o número de suicídios no Estado passou de 60, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM). Fontes não oficiais registraram que, desde inauguração da Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como ponte Rio Negro, em 2012 mais de 50 suicídios foram registrados.

Informações assessoria de comunicação
Texto: Daniele Oliveira
Foto: Messias Santos

Continue lendo

Facebook

Propaganda
Propaganda

Mais Lidas

Copyright © 2021 Portal do Minuto. Todos Direitos Reservados. Portal - Manaus