O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, disse em entrevista à CBN Amazônia que é favorável ao […]

Presidente do TRE-AM é favorável ao adiamento das eleições, por conta do avanço do coronavírus

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, disse em entrevista à CBN Amazônia que é favorável ao adiamento das eleições municipais, previstas para acontecer, inicialmente em outubro de 2020. Por conta do avanço do coronavírus, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já havia afirmado, na semana passada, que o Congresso Nacional estuda adiar o primeiro turno das eleições.

O Amazonas registra, até esta manhã desta última quarta-feira (27), mais de 31,9 mil casos confirmados de coronavírus, sendo 14,4 mil em Manaus (45,08%) e 17,5 mil no interior do estado.

O presidente do TRE-AM afirmou que o órgão vem participando das discussões, integrando reuniões nacionais, e acompanhando relatórios semanais de projeção dos impactos da pandemia, e que a alteração no calendário eleitoral visa garantir o direito à democracia, sem expor as pessoas ao “risco descontrolado de contaminação”.

“Qualquer que seja a data escolhida pelo Congresso Nacional, já estamos trabalhando para garantir o direito do voto do cidadão amazonense. As soluções que estão sendo debatidas tratam da alteração da datas das eleições – o que parece ser o caminho eficiente para contabilizar o direito ao voto, periodicidade do mandato e saúde dos cidadãos”, comentou. “Garante o direito ao voto e estabelece o limite dos mandatos eletivos. É preciso preservar a soberania popular e garantir que o exercício desse direito não exponha pessoas ao risco descontrolado de contaminação”, complementa.

O prazo limite para que a Justiça Eleitoral comece os testes das urnas eletrônicas até junho, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), caso isso não seja feito, eleições vão ser adiadas.

Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2M3iuhF

Deixe um comentário