Destaque
Presídio improvisado no Distrito Industrial é questionado na Aleam

O Governo do Amazonas discute a possibilidade de levar detentos do semiaberto do sistema prisional para um galpão abandonado, e sob a administração da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. O assunto foi abordado no Plenário da Assembleia Legislativa (Aleam) durante a manhã desta quinta-feira (15).
O terreno onde foi construído o galpão, com financiamento da Fieam, fica em uma área destinada ao desenvolvimento industrial do Amazonas e administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Inicialmente, a obra atenderia a empresa Brasjuta, que não pôde arcar com os custos e acabou devolvendo o prédio à Federação das Indústrias.
Deputado Sabá Reis (PR) fez um pedido para os colegas parlamentares para que interfiram e não deixem que a mudança ocorra. O secretário geral da Aleam acredita que o presídio improvisado pode ser negativo para empresários e trabalhadores do Polo Industrial. “Se a situação já é precária dentro do sistema penal, pode ficar pior, inclusive para esses presidiários que serão colocados em um verdadeiro galpão desativado”, afirmou.
Ainda de acordo com o parlamentar, o decreto nº 288, que implantou a Zona Franca de Manaus, tem a finalidade de utilizar o espaço gerido pela Suframa para o desenvolvimento da indústria Amazonas. “A ida de presos para o galpão não é uma boa ideia. Fica a dica para que a Secretária Estadual de administração Penitenciário e a Vara de Execuções Penais possam repensar essa ideia e procurem alternativas menos polêmicas ou mais adequadas para a solução dos presídios desse regime semiaberto”, concluiu.
Segundo o deputado, até o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, já se manifestou contrário à ideia. O projeto começa a causar indignação na classe produtiva amazonense.
Brasil
Incêndio atinge prédio do Instituto Serum, fabricante de vacinas contra Covid-19 na Índia

Um incêndio atingiu um edifício do Instituto Serum, a empresa da Índia que produz vacinas com tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, nesta quinta-feira (21), na cidade de Pune. Pelo menos cinco pessoas morreram.
Cinco pessoas morreram no incêndio, segundo o “Times of India”. O prefeito da cidade de Pune, Murlidhar Mohol, disse que os mortos são provavelmente trabalhadores de construção civil que estavam no prédio.
O diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, confirmou que houve mortes.
A empresa também vai começar a produzir as vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Novavax.
Poonawalla afirmou que a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus. Ele estima que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses.
O Instituto Serum é o maior fabricante de vacinas do planeta. Lá são produzidas 1,5 bilhão de doses para várias doenças, de poliomielite a caxumba. A estimativa é que seis em cada dez crianças no mundo recebam pelo menos uma vacina fabricada pela empresa indiana.
Nesta semana, a Índia começou a exportar as vacinas produzidas pelo Instituto Serum para seis países, mas não para o Brasil.
Fonte: G1
Amazonas
Corpo é encontrado no Distrito Industrial com diversas perfurações de faca no peito

O corpo estava com diversas perfurações de faca e um grande corte na área do coração, uma placa escrito “Tudo 2. Morri porque somava com Neyzinho” também foi deixada em cima do cadáver. Segundo informações preliminares, o coração da vítima teria sofrido uma tentativa de ser arrancado.
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e o Instituto Médico Legal (IML), além da Polícia Militar, também foram acionados para realizar a perícia e remoção do corpo. O caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Amazonas
Vereador Capitão Carpê cobra circulação de 100% da frota de ônibus para evitar aglomerações

Durante a fiscalização no Terminal de Integração 5, realizada na terça-feira(19), o vereador Capitão Carpê (Republicanos) constatou aglomeração de passageiros e demora no transporte público. Popularmente conhecido como T5, o terminal está localizado na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, Zona Leste de Manaus.
As reclamações dos usuários quanto à aglomeração dentro dos coletivos levaram o vereador a solicitar através de um ofício, na semana passada, a adoção de medida de urgência ao Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), devido o aumento no número de casos confirmados e mortes em decorrência da COVID-19 para diminuir número de passageiros no transporte e minimizar os riscos de transmissão do vírus.
A situação se agravou nesta semana com a redução de 25% da frota de ônibus, medida adotada por conta do toque de recolher, determinado pelo Governo do Estado. Mas para o vereador, as frotas de ônibus precisam circular totalmente.
“Sabemos que diante desta pandemia é necessário que Prefeitura de Manaus e Governo do Estado encontrem uma saída para evitar os riscos de contaminação dos passageiros”, disse o vereador.
Em documento, o parlamentar atentou para o crescimento acelerado do vírus. “Manaus, é uma cidade enlutada. A prefeitura vem realizando mais de cem sepultamentos diários, estamos vivendo colapso com hospitais sem oxigênio, pacientes sendo transferidos para outros estados, internações batendo recordes tristes, mais pessoas podem morrer se medidas não forem adotas”, ressaltou.
Informações assessoria
Fotos: Ítalo Senna
-
Brasil3 anos atrás
Pai é suspeito de manter o próprio filho em porão da casa por 17 anos
-
Destaque2 anos atrás
Motociclista que levou tiro nas costas durante briga de trânsito pode ficar paraplégico, diz delegado
-
Polícia12 meses atrás
Garota de programa é fuzilada com nove tiros e tem bico dos seios arrancados
-
Charges2 anos atrás
Saúde pública
-
Brasil1 ano atrás
Homem é flagrado abusando de criança em elevador de shopping
-
Destaque2 anos atrás
Jovem é presa após torturar e lamber o sangue da amante do namorado, em Alagoas
-
Brasil2 anos atrás
Menino de 11 anos posta fotos no Facebook comemorando gravidez da namorada
-
Destaque1 ano atrás
Suspeito de matar garota de programa é preso em Manaus, diz polícia